X-Men e suas influênciais sociais

Uma história dos mutantes que refletem sua era

Toda obra já feita em nossa história tem alguma influência do nosso mundo real, seja uma HQ, livro, série, filme, jogo e por aí vai. Sendo assim, é interessante a gente conhecer um pouco sobre essas influências que ajudaram a construir algumas das histórias de mais amadas e populares da atualidade: os X-Men!

Uma das grandes questões exploradas está na origem dos poderes dos personagens: algo que está em seu DNA! Ou seja, nenhum deles foi alterado de alguma forma não natural, mas sim vieram de algo natural, a evolução e genética. E isso se relaciona diretamente com a nossa realidade, onde muitas pessoas não são aceitas somente por nascerem como são e não é algo que se possa simplesmente mudar. Muitos deles sendo perseguidos, tendo suas casas sofrendo vandalismo e por aí vai. Algo que vem diretamente da luta pelos direitos civis.

Alguns especulam inclusive que a forma de pensar e agir de Martin Luther King Jr. e Malcom X, são as inspirações para o relacionamento entre Professor Xavier e Magneto, onde um acredita na convivência pacífica entre todos e o outro acredita que um dos lados deve conseguir seus direitos a força, independente do outro lado estar interessado nisso ou não.

Isso parece ser só realmente explorado nesta visão a partir dos anos 90, quando inclusive a origem dos X-Men foi um pouco redesenhado. Porém resumir a influência apenas a um movimento é diminuir tudo o que realmente contribuiu para que vários elementos fossem adicionados e servissem de espelho da era representada. O Pablo Peixoto do Qu4tro Coisas fala sobre isso em detalhes no vídeo abaixo e você vai se surpreender com o tanto de movimentos que de alguma maneira estão representados na história dos mutantes.

E aí, você fazia ideia de que tanta coisa estava representada dentro da história que conta as aventuras da escola para jovens superdotados? Deixa o seu comentário!

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On