Um segredo em Paris

Um Segredo em Paris 03

Um Segredo em Paris foi lançado em 2017 mas chega às telas brasileiras ente ano. Trata de uma improvável relação entre 2 pessoas bem distintas. Neste mescla de comédia e drama, Viviane Dolmane, ou Mavie – uma garota francesa, se muda para Paris em busca de uma vida nova, fugindo de sua cidade natal. Porém, lá ela está vivendo na casa de uma amiga e ainda não conseguiu um trabalho para se manter, além de que sua amiga passa a maior parte do tempo fazendo sexo e ela não se sente muito a vontade com isso, portanto, fica a maior parte do tempo fora da casa, andando pela cidade.

Um Segredo em Paris 04As coisas mudam quando Mavie vê em um quadro de avisos na cafeteria que frequenta, um anúncio de trabalho em uma livraria. Lá ela conhece Georges, o dono que é uma pessoa extremamente ranzinza e pessimista. E trabalhando lá, ela começa a viver sua vida mais independente da amiga. Ambos eram pessoas muito solitárias e introspectivas, e com o choque de personalidades, acabam por apreciar bastante a companhia um do outro. Assim, eles acabam desenvolvendo uma amizade e uma relação improváveis mas fortes.

Um Segredo em Paris 02É interessante ver esse atrito dos gênios deles e como se relacionam, e o que se passa na cabeça de ambos. Conforme a história se desenrola, vê-se que Georges tem inúmeros segredos e mistérios, o que deixa Mavie desconfiada e curiosa ao mesmo tempo. Mas em contrapartida, ele se preocupa com ela e a ajuda. De fato é uma relação bem conflitante, pois se gostam a ponto de que poderia ser um romance, mas a diferença brutal de idade torna isso proibitivo (ele deve ter idade para ser avô dela, por exemplo) e acabam assumindo que se gostam mas também concordando que nunca será possível isso acontecer.

Um Segredo em Paris 05O filme mostra como duas pessoas podem ter uma conexão forte independente da barreira de idade, e como isso afeta o relacionamento delas. Como um todo, achei tranquila e boa a narrativa, mas houveram alguns momentos em que ao meu ver, foi desnecessário o zoom que deram nos personagens, por exemplo. Ou cenas que eram para mostrar o silêncio entre eles, mas achei que se prolongaram mais do que deveria. É um filme centrado em como as pessoas podem se relacionar e se aproximarem, permitindo-se o contato com outrem, completamente diferentes de nós. Algumas cenas me pareceram um tanto quanto surreais e estranhei o quão fácil foram aceitas por Mavie, mas como não consegui definir se essa aceitação dela foi algo intencional por fazer parte da personalidade dela ou simplesmente incluíram para ter determinadas cenas com um tom de comédia sem se preocuparem com a personagem.

Curiosamente, o título em português não é uma tradução do título original, mas uma adaptação para ser condizente com a história do filme. Aos apreciadores de dramas, filmes estrangeiros e sobre relacionamentos humanos, lhes desejo um ótimo filme!

Um segredo em Paris é dirigido por Élise Girard e com roteiro de Élise Girard com colaboração de Anne-Louise Trividic. No elenco tem Lolita Chammah (Viviane Dolmane, Mavie), Jean Sorel (Georges), Virginie Ledoyen (Félicia), Pascal Cervo (Roman), Ronald Chammah (Antonio), Bellu Bellali (o dono do café).

Nota-do-crítico-3

 

 

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On