The Tale, surpreende pela narrativa e coragem da diretora Jennifer Fox

A diretora Jennifer Fox é conhecida por seus documentários e por uma visão imparcial do mundo. Acostumada a mostrar a famosa verdade “nua e crua”, ela nunca julgou nenhum dos seus entrevistados, contando os fatos como devem ser.

Por isso The Tale (O Conto, se traduzido), é uma obra-prima, diferente do que estamos acostumados, onde diretor e escritor buscam pelo o mundo pessoas e, mostram os fatos de um história. Jennifer Fox fez diferente, ela se auto documentou. Quando pensamos nisso, alguém fazendo uma pequena biografia de sua vida, esperamos ver as conquistas, a jornada de alguém até um palanque para celebrar sua vitória, mas não é isso que Jennifer Fox quer expor no documentário de sua autobiografia.

The_tale_Jeniffer_E_Jenny

The Tale começa simples, como qualquer documentário, ele mostra nossa protagonista  Jennifer (interpretada por Laura Dern) com seus 50 e poucos anos, vivendo sua vida normalmente até uma ligação de sua mãe sobre uma redação escrita por ela quando era jovem. Nesse momento conhecemos duas Jennifers, uma com 15 anos (interpretada por Jessica Sarah Flaum) e outra com 13 anos (interpretada por  Isabelle Nélisse), e a diretora Jennifer Fox começa a se auto-entrevistar, revendo todas as suas lembranças e tentando entender aquela carta inocente escrita por ela há tanto anos atrás.

the_tale_casal_amigo_jenny

Temos que aplaudir e muito a solução da narrativa que a diretora Jennifer encontrou para mostrar como entrevistou versões de si mesma, diferente de uma história linear temos algo “lembrado”, como quando falamos com nossas memórias. Acontece idas e vindas, personagens aparecem, somem, mudam de forma e lugar. As lembranças que a jovem Jenny (apelido usado para Jennifer) tinham também mudaram e o tom vai perdendo o ar de inocência conforme ela se vê mais madura. Inclusive seu jeito de lidar e interpretar mudou, agora ela se recorda de pessoas que antes eram muito boas, mas hoje, em sua cabeça,  não o são. Seu mundo ficou diferente e isso a leva à um  desfecho… encarar a si mesma quando jovem e entender o que aconteceu realmente naquela inocente redação escrita aos seus 13 anos.

The Tale é um ótimo título para esse filme, um conto com o qual ficamos em dúvidas. Até onde aquilo tudo foi real? O que realmente aconteceu? Será que quando criança, Jenny distorceu muito os fatos em sua cabeça?

Esse filme-documentário é a prova que a vida real é muito mais cruel e fantástica que a ficção… não espere um desfecho feliz ou com julgamentos, ela apenas contou a sua visão de hoje e de algo que passou durante sua infância.

THE TALE (O CONTO) estreia no dia 18 de agosto às 22h no canal HBO e na HBO GO. 

Nerd: Richard Brochini

Richard Brochini, 31 anos, trabalha há 13 anos com desenvolvimento de projetos para TI. Cientista maluco, dronemaker e gamer :D Para entrar em contato: http://richard.brochini.com/

Share This Post On