Teamfight Tactics: Revitalizando League of Legends.

Há menos de um mês, League of Legends lançou um novo modo de jogo em sua versão beta, intitulado Teamfight Tactics (TFT). Este modo criou a maior comoção na base de jogadores, pois é uma vertente completamente alheia aos outros modos vigentes.

Diferentemente dos atuais modos (Summoner’s Rift, Twisted Treeline e ARAM), TFT é totalmente focado em estratégia e praticamente nada de reflexo necessário (o oposto dos demais, onde reflexo é extremamente vital). Mas então, do que se trata este modo?

TFT é um jogo de estratégia baseado em turnos que o coloca contra outras sete pessoas para ver quem consegue sobreviver por último. E como fazer isso? Construindo um time de campeões para poder enfrentar e tentar derrotar os oponentes a cada rodada. A grande diferença aqui é o fato de que você não controla os personagens durante os combates, isso é feito automaticamente pela inteligência artificial, e por este motivo, reflexos não são um quesito crucial. Este modo é inspirado no jogo Auto Chess e o League of Legends aproveitou sua grande gama de personagens e itens do jogo para fazer sua própria versão.

Ao começar cada rodada, seu time irá enfrentar o time de outro jogador aleatório.

Funciona da seguinte forma: você sempre terá uma loja com 5 personagens disponíveis, e no começo de cada rodada, você terá uma quantia em moedas de ouro para poder fazer estas 4 ações – 1ª – Gastar moedas e adquirir novos campeões disponíveis na sua loja, 2ª – Gastar moedas para trocar os campeões disponíveis na sua loja, 3ª – Gastar moedas para aumentar sua seus pontos de experiência e com isso, aumentar o tamanho do seu time, 4ª – Trocar e alocar seus campeões nos espaços permitidos da arena.

Na parte superior, a arena e na inferior, o “banco reserva” e a loja de campeões.

Cada campeão possui atributos base e uma habilidade que pode usar no decorrer de cada combate. Neste modo, todos os personagens acumulam mana para poder usar suas habilidades (ganha-se mana com cada ataque efetuado e com cada dano sofrido), mesmo se nos outros modos aquele campeão em particular usa energia ou não gasta nada em suas habilidades. Além da habilidade, cada um possui 2 ou 3 tipos (como por exemplo: nobre, selvagem, feiticeiro ou assassino). Cada tipo pode proporcionar alguns bônus, dependendo de quantos personagens daquele tipo tiver em seu time no momento (varia de 1 à 6 os requisitos dos tipos ).

Os bônus decorrentes por cada tipo dos personagens do seu time e as quantidades necessárias para ganhá-los.

Além das habilidades e tipos, sempre que tiver 3 campeões iguais, eles se juntam automaticamente e se transformam em uma versão mais forte dele (nível 2, prata) e se juntar novamente 3 deles dessa segunda versão, viram a versão final e mais forte do campeão (nível 3, dourado). Portanto, é relevante e importante adquirir diversos campeões iguais! Mas cuidado: você tem um limite de um “banco de reserva” de apenas 9 espaços, justamente por poder fundir os personagens, irá querer guardar vários repetidos.

Da esquerda para a direita: Darius nível 1, 2 e 3.

No final de cada rodada, quem perder o combate, sofre pontos de dano proporcional à quantos campeões do oponente ficaram vivos. Aos que ganham, não perde nenhum ponto de vida, porém, se seus pontos chegam à zero, você é eliminado da partida. Quem for o último a sobreviver, vence. E além dos tipos de cada personagem, no decorrer da partida, você irá ganhar itens, que deverá equipar em algum dos seus campeões. A regra desse modo é que, sempre que juntar dois itens, resultam em um completamente diferente e sendo baseados em itens existentes no jogo ou que já existiram e foram retirados.

Há mais alguns detalhes das mecânicas do modo, mas algo em comum com os demais modos, é que posicionamento do seu time é muito importante. Inclusive, algumas habilidades, bônus de tipos e itens influenciam o que estiver perto, então faz toda a diferença quem colocar perto e mais para frente ou atrás. Mas como ainda está em fase beta, há diversas coisas que precisam ajustar antes de começar a ter modo competitivo: como a probabilidade aleatória de ganhar itens e em menor escala, os campeões aleatórios que aparecem em sua loja sempre que mudam. Pois por diversas vezes, fica desbalanceado um ou mais jogadores ganharem diversos itens e outros não ganharem praticamente nenhum item, ou virem muitos campeões iguais para uma pessoa constantemente e assim conseguir ter personagens nível 2 ou 3 bem mais rápido que os outros. No começo da partida, nas três primeiras rodadas contra os outros jogadores, é muito discrepante a diferença entre os personagens nível 1 e 2. Por isso acaba sendo muito frustrante no começo não conseguir ter nenhum nível 2 para utilizar. O mesmo acontece com os itens, pois entre rodadas contra os outros participantes, há rodadas contra monstros, e você pode ganhar itens ao derrotá-los – mas é aleatório, portanto, acontece de uma pessoa ter 4 ou 5 itens e outra ter apenas 2, o que é bem ruim e novamente frustrante.

Mas muitos ajustes ainda serão feitos e já foi anunciado que ao menos em relação aos itens haverá modificações. E por ser um modo completamente diferente do padrão do jogo, animou e empolgou a grande parte dos jogadores. Poder alternar entre modos tão distintos, ou mesmo essa versão completamente diferente do mesmo universo, atraiu antigos jogadores que haviam parado ou estavam cansados no jogo tanto quanto novos jogadores interessados neste modo. A decisão de fazer como um modo ao invés de um jogo separado é interessante pois acaba incentivando e instigando as pessoas à testarem e experimentarem ambas as vertentes.

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On