Sete razões pra curtir Setembro – Calendário Gamer

Billie Joe Armstrong uma vez disse, e isso é repetido à exaustão essa época do ano, “Me acorde quando Setembro acabar.”, bem essa frase definitivamente não funciona para o Gamer, pois estamos para entrar na montanha russa que é o fim do ano para os lançamentos de videogame. Então, vamos ver o que Setembro reserva para nós, e já aviso que é bom ter a sua carteira num lugar seguro, você vai precisar!

EVENTOS

Não mencionamos em Agosto, mas no fim do mês ocorreu a Gamescon, esse evento aconteceu na alemanha e, por tradição, acontece meses depois da E3 e traz conteúdo dos jogos a serem lançados até o fim do ano, além de novidades sobre os jogos de 2019.

E que belas surpresas tivemos! Diversos trailers foram divulgados, entre eles a versão dublada de Spiderman para PS4 e, talvez a maior surpresa, um vídeo de gameplay de Cyberpunk 2077 (sim, esse redator está surtando toda vez que pensa nesse jogo).

reação em tempo real do redator

Em setembro teremos outro grande evento, a Tokyo Game Show, acontecendo em Tokyo. Ela tem grande força principalmente entre desenvolvedores e empresas Japonesas. Então, esperamos grandes novidades para as plataformas Sony e Nintendo!

Falando na Big N, em setembro, também teremos o lançamento do serviço Online da plataforma! Vai ser obrigatório para jogar jogos online (exceto os gratuitos, como Paladins e Fortnite), e você vai ganhar acesso a pelo menos 10 jogos clássicos de NES e SNES (em algum momento eles mencionaram GBA, mas, seguimos sem essa confirmação).

Mas vamos às coisas boas, redator, quais as NOVIDADES de Setembro?!

LANÇAMENTOS

SPIDEY

  • Spider Man (PS4)

Anunciado em 2016, durante a E3, Spider Man é o retorno do aranha aos videogames após uma sequência de jogos sofríveis!

O amigão da vizinhança já teve diversos jogos, os mais saudosistas vão lembrar do clássico Homem Aranha de 2000, feito pela Neversoft, na época a responsável pela franquia Tony Hawk (O Aranha até virou personagem na franquia de skate!). Mas, seguindo a tradição de que jogos de filmes são ruins (e filmes de jogos são piores), os jogos começaram a declinar bastante ainda na geração do Aranha de Sam Reimi. Quando o personagem ganhou um reboot e foi interpretado por Andrew Garfield, os jogos ganharam um novo ar, mas tinham diversos problemas que os mais clássicos já tinham resolvido (Alô, teia no céu! To olhando pra você!)

Passado é passado, a Insomniac agora é a responsável pelo desenvolvimento do jogo que vem com toda a cara de jogo de super herói da nova geração. Podemos dividir a era de jogos de Herói em Antes e Depois da franquia Arkham de Batman. Olhando os trailers de Spiderman, parece que o estúdio da Sony fez o dever de casa.

Você pode conhecer a Insomniac pelo desenvolvimento de Infamous, o jogo de escolhas morais e super poderes da geração PS3, sim, você leu direito, super poderes. Então, podemos ficar tranquilos, ao menos o estúdio já tem um gabarito de mexer com personagens sobre humanos! Agora vamos esperar que nos entreguem um bom jogo!

Eu estou no trem do Hype!

SOTR

  • Shadow of the Tomb Raider (XONE, PS4, PC)

Esse jogo é uma surpresa, mas nem tanto.

A saga da invasora de Tumbas é bem antiga, mas ficou muito defasada com uma personagem caricata, e uma jogabilidade datada. O reboot de 2013 foi publicado mostrando que a personagem ainda era muito relevante, e aprenderam com os acertos do rival Nathan Drake, da Naughty Dog. Tomb Raider tentou retomar o posto como jogo de aventura e ação, que foi roubado pela saga Uncharted.

Bom, sejamos francos, não conseguiram… Uncharted teve seu capítulo final publicado em 2016, e saiu de cena como O jogo de ação e aventura. Mas, Tomb Raider entendeu as diferenças primordiais que separavam a sua franquia da franquia da Sony, e Rise of the Tomb Raider foi publicado com um mundo quase aberto, muita exploração, o jogo era realmente bom! Uma pena que uma péssima escolha de marketing acabou condenando o jogo a números bem baixos de vendas.

A Square Enix deu mais uma chance, em março de 2018 o jogo foi confirmado e causou um certo frisson na comunidade pelo seu lançamento ser tão próximo. Vamos ver novamente Lara escalando, atirando, explorando, caindo, levantando e se tornando de fato A Tomb Raider, como a saga trata de um recomeço para a personagem, esse terceiro título significa o amadurecimento e a transformação da personagem. A história vai se desenrolar na américa latina e terá um tom mais sombrio, tom coerente com toda a história da personagem até então.

CONTINUAÇÕES

FIFANBAEA

  • NBA – FIFA – NHL 

Setembro também tem a particularidade de ser o período logo após o final da maior parte das ligas de esportes ao redor do mundo, (infelizmente para os brasileiros, pega a gente no meio do campeonato principal) então, por tradição a EA lança os seus jogos de esportes anuais nesse mês! Teremos:

NHL 19, para os brasileiros não representa muito, já que por aqui o consumo do Hockey no gelo é para um nicho de um nicho, mas, é um jogo deveras divertido!

FIFA 19, mais um jogo da franquia anual, FIFA tem dessa vez a vantagem da licença do torneio UEFA, que era exclusividade do rival até o ano anterior. Segue também com a licença da maior parte dos times (totalidade na europa, mas perdeu alguns na américa latina) e com o modo que, para mim, é o mais interessante, The Journey, onde a EA colocou sua capacidade de Storytelling em conjunto com a jogabilidade já elogiada do futebol. Criando um personagem muito interessante e uma experiência de fato, cativante. Outros modos vão ser trazidos para o jogo, o que deve suprir a falta de uma jogabilidade mais arcade já que não temos mais um FIFA Street no mercado.

NBA Live 19, a EA segue no esforço de conquistar com o basquete o que conseguiu com o futebol. Mas a 2k se mostra uma adversária dura na queda. NBA Live sofreu várias reformulações nos anos anteriores, e segue mais uma vez refinando a jogabilidade e dando diversas opções de jogo, a EA tem a vantagem do dinheiro “infinito e pode investir pesado, mas os fãs mais antigos de basquete tem a franquia da 2K como a favorita.

NBA 2k19, o jogo da 2K busca manter a liderança no mercado de jogos de basquete, trazendo mais refinamento na jogabilidade, mais realismo para os gráficos e, bem, na verdade jogo de esporte é isso né, vai melhorando o pouco que der… e a gente compra ano após ano… Ah como somos bobos =P

SETEMBRO LIS2

  • Life is Strange 2 – E01

Life is Strange voltou!!! E não tem nada das nossas queridas protagonistas anteriores. É, pois é, a Dontnod já havia avisado entretanto, que os jogos seriam sobre personagens diferentes, podemos ter, entretanto, a esperança de que se passem no mesmo universo!

Dessa vez vamos seguir dois irmãos e a interação entre eles parece que vai ser todo o centro da história. Levando em consideração que estamos falando de Life is Strange, as escolhas prometem ser pesadas e provavelmente vamos chorar em algum momento dessa aventura… Eu ainda não me recuperei do primeiro jogo, Dontnod!

Pra quem quiser, The Awesome Adventures of Captain Spirit, um Spinoff gratuito, foi lançado para PS4, XONE e PC, ele tem ligação direta com LiS2, então, vale a pena jogar se você vai embarcar nessa!

TWD

  • The Walking Dead, Final – Episódio 2

A Telltale já trouxe um episódio, e já falamos dele! Mas achei interessante pontuar que dessa vez, os episódios estão com um prazo MUITO curto de publicação, o que é bom! Teremos a conclusão dessa história muito mais rápido, um marco para a Telltale! Esse é o último jogo da Telltale a usar essa engine, mas, já que o foco da empresa está em contar histórias, podemos esperar uma conclusão a altura. Sem spoilers do capítulo 1 aqui! O capítulo 2 sai dia 25.

 

EXPANSÕES E RELANÇAMENTOS!

SETEMBRO XENOBLADE

Xenoblade Chronicles 2, Torna – The Golden Country

Xenoblade é uma franquia de JRPG que eu tive o prazer de conhecer no Nintendo Switch! O jogo é sim muito gostoso de jogar, e segue um esquema de combate por turnos, mas que ainda consegue ser dinâmico! Torna – The Golden Country vai ser lançado como um jogo retail para ser comprado sozinho e também será uma DLC de seu jogo base para quem já possui o Xenoblade 2 na biblioteca do Switch. A história se passa 500 anos antes do  jogo, então, nada de Rex ou Pyra, você vai ver outros personagens (alguns conhecidos, sim) nessa nova aventura! Exclusivíssimo do Nintendo Switch, vale bastante a pena se você curte JRPG.

SETEMBRO DBFGHTRZ.jpg

  • Dragon Ball FighterZ

Ah, o console da Nintendo definitivamente “veio pra ficar” e o que eu mais gosto é ver a quantidade de jogos bons que estão finalmente saindo na plataforma!

Dragon Ball FighterZ (ou, Goku Fight Club para os íntimos) é um jogo de luta clássico do anime/mangá de Akira Toriyama, e o diferencial é que o jogo tem exatamente o estilo gráfico da animação! A versão do Nintendo Switch traz uma versão simplificada dos controles para você poder jogar com um Joycon apenas, se quiser dividir a experiência com um amigo. E a possibilidade de levar o jogo para onde quiser é sempre um atrativo dos jogos que vão para a plataforma!

JOGOS GRÁTIS!

Todos os meses os assinantes dos serviços premium da Sony e da Microsoft ganham jogos, os desse mês estão bem interessantes!

PLUS

PSN Plus

  • Destiny 2 (PS4)
  • God of War 3: Remastered (PS4)
  • Knowledge is Power (PS Plus Bonus: PlayLink)
  • Here They Lie (PS Plus Bonus: PS VR required)
  • Another World — 20th Anniversary Edition (PS3, PS4, Vita)
  • QUBE: Director’s Cut (PS3, PS4)
  • Foul Play (PS4, Vita)
  • Sparkle 2 (PS4, Vita)

XBOX LIVE GOLD

  • Prison Architect (XONE)
  • Livelock (XONE)
  • LEGO STAR WARS (X360 – XONE)
  • Sega Vintage Collection: Monster World (X360 – XONE)

E é isso amigos! Espero que você esteja preparado, Setembro tem MUITA coisa, essas foram as sete que eu considerei principais, mas a lista completa você segue abaixo!

TABELA SETEMBRO

Um abraço e até o mês que vem!

Nerd: Matheus Farina

Após 24 verões, percebeu que as roupas não se lavam sozinhas. Começou a cozinhar aos 17 e desde então não parou mais. Acredita que é possível que exista no futuro a carreira de Noob Profissional de videogame, então, segue sendo medíocre e se divertindo muito. Single Player, RPGista e Card Gamer. Acha muito egocêntrico falar de si mesmo...

Share This Post On