O Mistério do Gato Chinês: Os Segredos de uma Dinastia

O Filme O Mistério do Gato Chinês (Legend of the Demon Cat / Kûkai), somente agora irá às telas de cinema do Brasil, sendo que o filme estreou na China em 2017. Dirigido por Kaige Chen, com roteiro de Kaige Chen e Hui-Ling Wang e baseado no conto de Baku Yumemakura. O elenco conta com nomes como Xuan Huang (Bai Letian), Shôta Sometani (Kûkai), Yuqi Zhang (Chunqin), Hao Qin (Chen yunqiao), Luyi Zhang (Imperador Xuanzong de Tang), Nan Xia (Lixiang), Haoran Liu (Bai Long), Keiko Matsuzaka (Bai Ling), Hao Ou (Dan Long).

A história se passa na China antiga, durante a Dinastia Tang. O monge Kukai é convocado para apaziguar a dor e sofrimento do Imperador, que está com uma aflição inexplicável. Mas quando chega e o encontra em seu leito, o mesmo falece diante de seus olhos antes que possa conduzir um exorcismo ou purificação. Um misterioso gato demônio parece estar envolvido com a morte e provoca uma série de estranhos eventos. Então Kukai e o poeta Bai Letian começam à investigar a morte do imperador e o gato, que parecem esconder segredos do passado.

O misterioso gato demônio.

É uma história de mistério, amor, traição e vingança ambientada em uma China séculos atrás. Uma investigação de um ser aparentemente sobrenatural e um rastro de mortes deixados por tal criatura ficaram muito interessantes de se acompanhar pela época e local escolhidos. O visual como um todo, envolvendo cenário, figurino e efeitos especiais ficaram muito bons e realmente bonitos de se ver. A mescla do histórico com o artístico agradou os olhos e enriqueceu a experiência.

A alternância entre o presente e a narrativa de eventos do passado ficou boa e visualmente bem feitas, pois em diversos momentos, há uma mescla das “realidades”. Algo interessante, é o modo inspirado e apaixonado com que Bai Letian narra os poemas e registros do passado para tentar desvendar este mistério do gato e ao mesmo tempo, o choque do que acredita que aconteceu e verdades que desvendam durante a investigação.

Ataque do Gato demônio no Bordel.

Apesar do misticismo envolvido na história, não interpretei como algo exagerado e vi como algo deixado para os espectadores decidirem se acham que era realmente algo sobrenatural ou na maior parte, apenas ilusões criadas que convenceram as pessoas na narrativa. Considerando a narrativa como uma fábula ou uma lenda ou mesmo o que há por trás de uma delas, o filme sua proposta de mostrar algo misterioso e poético.

Segredos sendo desenterrados.

O filme também tem seu lado de momentos engraçados e até cômicos, mas sem exageros, então ficou na medida certa. Como um todo, o fluxo da narrativa ficou bom e sem causar confusão com a alternância do presente com o passado da história. Dessa forma, para aqueles que gostam de histórias de mistério, de época, fantasiosas e do sobrenatural e romances trágicos, terão um prato cheio com este filme. Desejo à todos uma ótima experiência e sessão!


Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On