O Enigma da Rosa: Quais os seus segredos?

É natural do ser humano guardar coisas, tanto fisicamente quanto mentalmente, de não querer que os outros saibam de coisas que tenham feito ou que pensam ou possuam, por isso as mantemos em segredo. Porém, muitas vezes, são descobertos e temos que enfrentar o julgamento e reação das outras pessoas.

O Enigma da Rosa é um filme que trata dessa dificuldade de se expor com seus segredos para estranhos e, principalmente, para entes queridos, o que torna muito mais difícil ter que admitir falhas e coisas consideradas moralmente erradas para aqueles mais próximos, sendo muito doloroso e complicado.

Quando uma menina pequena some, sua família fica angustiada e entram em desespero quando recebem a notícia de que alguém supostamente está com ela. Temendo pela vida da garota, eles resolvem fazer o que a pessoa demanda, e precisam se expor.

Vemos até que ponto as pessoas se sujeitam por medo e desespero, para poder reaver um familiar querido. Revelar seus piores segredos e culpas, mostrar um lado sombrio para a família e abalar a confiança deles. E até mesmo aceitar punições severas pelos seus atos, na esperança de que a criança seja devolvida sã e salva.

A tensão é crescente conforme os segredos são revelados e cada um mais imoral e grave que o anterior. Neste contexto, o filme consegue manter o clima proposto da angústia da procura pela menina e o desespero da família em fazer de tudo para que ela retorne bem. A trilha sonora não se sobressai nem fica a desejar, praticamente passa desapercebida. Já a atuação ficou razoável, com destaque para a mãe, que conseguiu transmitir bem nitidamente os sentimentos de pavor e desespero que acomete aqueles que tem um filho tomado e correndo risco de vida.

Algumas cenas são bem impactantes e impressionam pela simplicidade delas, ao mesmo tempo que implicam em algo extremamente doloroso ou de forte apelo visual ou emocional. O suspense sobre os segredos, punições e as reais intenções de cada um tornaram a experiência intensa e interessante, conseguindo deixar o expectador apreensivo e pensando: “Será que esse é o real motivo?”, “Quantos segredos eles vão revelar?” ou “Será que isso realmente salvará a garota?”. E essas constantes indagações que prendem a atenção da platéia e tornaram a reação ao filme positiva. No geral, o filme surpreendeu e foi mais intenso do que esperado.


Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On