MTG: O Futuro do Formato Commander

Originalmente, o fomato hoje conhecido como Commander era chamado de EDH (Elder Dragon Highlander), pois em seus primórdios, eram usadas criaturas lendárias, principalmente da coleção de Lengeds – em particular os dragões anciões (Nicol Bolas, Chromium, etc) e isso deu origem ao nome da modalidade, juntamente com o fato de ser jogado em vários jogadores e só poder haver um no final (referência à franquia Highlander). Conforme o tempo foi passando, esse formato alternativo criado por jogadores começou a ganhar popularidade e eventualmente foi reconhecido como um formato válido pela Wizards of the Coast.

O primeiro conjunto de deck oficiais para o formato foi lançado em 2011, contendo 5 baralhos completamente diferentes. Com o sucesso, a cada ano, continuaram a lançar novos decks para o formato até este ano, sendo que em alguns anos houve a variação de 4 ou 5 decks novos. Sempre trazendo novas mecânicas ou revitalizando antigas.

Tivemos várias mundanças este ano para o formato, começando que, dessa vez, Commander 2020 será lançado junto com a coleção Ikoria, Lair of the Behemoths em 24 de Abril, ao invés de Agosto, como ocorreu nos anos anteriores, e contará com 5 decks ao invés de 4. Já foi confirmado que haverá 71 cartas totalmente novas (mais do que qualquer ano anterior), contando os 5 decks anunciados. Ainda não foram reveladas as cartas de cada um, mas os nomes já foram disponibilizados: Ruthless Regiment, Arcane Maelstrom, Symbiotic Swarm, Timeless Wisdow, Enhanced Evolution.

Já com o lançamento da coleção Zendikar Rising, mais dois decks de commander sairão, porém, irão conter apenas 3 cartas novas cada. Com isso já vemos que estão ampliando os produtos e abordagens em relação ao formato, dando muito mais atenção e destaque. Tanto no caso de Ikoria como no de Zendikar, os baralhos terão alguma conexão, afinidades e temáticas com as respectivas coleções!

Mas as novidades não acabam por aí! Haverá outro produto chamado Commander Collection: Green com versões foil e não foil (8 cartas de reprints mas com artes novas, da cor verde), com previsão de ser lançado entre o meio e o fim do ano. Este produto terá uma premissa similar aos Spellbooks já lançados (Jace, Gideon e Chandra, que está para lançar), onde as cartas são já existentes, mas que trazem ilustrações e textos novos relacionados à temática para cada uma delas – neste caso, verde. E foi confirmado que as ilustrações serão relacionadas com personagens conhecidos, mas realizando feitos ou magias que condizem com as cartas escolhidas.

E por fim, o mais impressionante anúncio: no segundo semestre do ano será lançada a coleção Commander Legends, novo set exclusivo para o formato Commander! Dito como “draftable commander experience”, será composto por booster packs com 20 cartas ao invés de 15, com uma carta foil em cada um! E uma quantia impressionante de mais de 70 novas lendas! Também terá mais dois decks pré-construídos sendo lançados, seguindo a fórmula de apenas 3 cartas novas cada, como em Zendikar Rising. Este anúncio é uma mudança gigantesca, pois é a primeira coleção feita para o formato, tornando-se um marco sem precedentes para o futuro de Commander!

Portanto, este é, sem sombras de dúvidas, o melhor ano para este formato que ganha cada vez mais jogadores e traz muita diversão e casualidade ao jogo. Vejo um quantidade maior de pessoas jogando e aderindo tanto como forma de se divertir como de socializar, já que as partidas são feitas em grupos, incentivando mais a interação e socialização. Então desejo à todos muitos jogos e diversão daqui para a frente!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On