Magic – A Guerra da Centelha, um Desfecho Épico

As histórias do jogo Magic the Gathering estão presentes desde o seu começo, pois após suas primeiras edições base (Alpha, Beta e Unlimited), vieram as primeiras expansões temáticas e cada uma delas com uma história por trás das cartas, e este padrão segue até hoje. A primeira delas foi Arabian Nights em 1993, mas na edição Legends em 1994, que foram introduzidas inúmeras criaturas lendárias, dentre elas, haviam alguns dragões chamados Nicol Bolas, Arcades Sabboth, Chromium, Palladia-Mors e Vaevictis Asmadi.

Primeira aparição do Nicol Bolas.

Em Magic, quaisquer cartas lendárias simbolizam seres, lugares, artefatos ou acontecimentos de destaque e que tem sua própria história para contar e influenciam no universo do jogo. Neste caso, estes cinco são dragões anciões – os primeiros a surgirem no mundo de Dominária (o principal plano de existência do universo do jogo), depois do dragão primordial, o Ur-Dragão. Segundo as histórias, Nicol Bolas era o mais fraco dos cinco, e isso fez que ele fosse menosprezado pelos seus irmãos, mas em contrapartida, ele era muito inteligente e astuto. Ao longo das edições e dos anos de Magic, ele começou a arquitetar alguns planos para ficar cada vez mais forte e almejava se tornar um ser de poder inigualável. Mas suas tentativas foram por diversas vezes frustradas.

Derrota de Nicol Bolas em outro Plano.

Mas conforme o tempo passou (após centenas de anos do universo do jogo), Nicol foi se fortalecendo lentamente e iniciou seu plano definitivo para se tornar uma entidade onipotente e poder subjugar a todos (sim, um vilão clássico mas de respeito). Através de muitas edições ao longo dos últimos anos, estivemos acompanhando este plano do dragão ancião sendo maquinado e quando ele foi descoberto no mundo de Amonkhet, é que parte de seu plano veio à tona e começou uma guerra contra o dragão. Mas ele acabou saindo vitorioso dessa vez e seguiu à diante seus planos, forçando todos os que o enfrentaram à fugirem de Amonkhet.

Nicol bolas, Deus Dragão na Guerra da Centelha.

O desfecho épico para a saga deste dragão ancião, se dá na coleção Guerra da Cetelha (War of the Spark), onde muitos planinaltas (seres de grande poder e capazes de locomoverem entre planos de existência) foram convocados para tentar parar Nicol Bolas ou para ajudá-lo – por vontade própria ou sendo forçados. Os três maiores fatores que fizeram este ser uma conclusão memorável para a história são, em primeiro lugar, ocorrer em um dos planos mais famosos e queridos dos jogadores e fãs – Ravnica. Segundo plano onde houveram mais edições lançadas sobre (perdendo apenas para Dominária). Em segundo lugar, é a primeira e provavelmente a única edição em que se tem cartas de muitos planinaltas. Estes seres são muito raros no universo de Magic, e isso reflete nas cartas – normalmente aparecem apenas dois ou três por edição. Mas nesta, se têm trinta e nove cartas de planinaltas! Nunca se viu tantos juntos e também é a primeira edição em que se tem versões incomuns deles – a raridade deles no universo também se mostra na chance de obter um no jogo, são difíceis de saírem e em geral, custam caro. Mas pela quantidade deles presentes da história da coleção, é totalmente compreensível parte deles aparecerem com raridade menor , para entrar nos conformes de preço para cada coleção feita.

E por último, o terceiro fator é terem criado versões alternativas de cada um dos trinta e seis planinaltas da edição (sem contar os dois exclusivos de decks de planinalta e um que é exclusivo ao adquirir uma caixa de boosters). Tais versões são as mesmas cartas, mas com ilustrações diferentes feitas por desenhistas japoneses! E por isso, apenas nas cartas impressas no idioma japonês é que havia a chance de vir uma versão alternativa no lugar da normal. Isso fez com que todos os produtos desta edição que foram comercializados em japonês, esgotaram nos primeiros dias de lançamento da edição! Foi uma loucura.

Há disponível também, o livro da história da edição a venda e nele há todos os detalhes do plano do Nicol Bolas e como se desenrola a guerra, quais seus reais objetivos e como ele tenta executá-los. As cartas sempre são criadas baseadas nas histórias, portanto, ao ver e ler as cartas dá para se ter uma noção geral do que acontece e como, o que sempre achei muito legal e fascinante. Ver um desfecho de uma história que vem sendo desenvolvida ao longo de mais de vinte anos de jogo é muito cativante, portanto recomendo lerem o livro para ficar à par de tudo o que se desenrolou e que fim levaram cada um dos envolvidos nesta grande batalha! Adorei esta edição e como fizeram para juntar tantas figuras importantes deste universo em um único lugar.

Livro com a história completa da edição.

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On