Lords of Waterdeep: D&D em tabuleiro

Dungeons & Dragons está se aventurando no mundo de jogos de tabuleiro faz algum tempo, já tendo alguns títulos lançados que se basearam no sistema e cenários. Contudo, dos que testei, Lords of Waterdeep é o que mais gostei. Não é por causa do cenário em particular que foi escolhido os as referência, mas por causa das mecânicas e modo que o jogo funciona.

Lords of Waterdeep 04Lords segue um padrão dos chamados Euro games, ou seja, jogos europeus caracterizados pela mecânica de alocação de trabalhadores, onde os jogadores tem que escolher onde ir e o que fazer naquele local, o que normalmente só permite um jogador por rodada ir lá. Então fica uma disputa entre os jogadores em quais ações serão realizadas e por quem a cada rodada. Além de outro aspecto presente em jogos desse tipo, que é a obtenção de recursos necessários para adquirir pontos, outros componentes ou alcançar objetivos.

Situado no cenário de Forgotten Realms, Waterdeep é a Cidade dos Esplendores, a joia mais resplandecente do mundo, e um antro de intrigas políticas e negócios duvidosos nos becos mais escuros. Os jogadores encarnam poderosos lordes que almejam o controle desta grandiosa cidade, com seus tesouros e recursos estando propensos à serem tomados –  e o que não pode ser ganho através de artimanhas e negociações, deve ser tomado à força!

Lords of Waterdeep 05É um jogo estratégico, e tratando-se de lordes, os jogadores tentam manipular a cidade através de seus agentes, alocando-os nas localidades espalhadas por ela, onde cada uma possui um efeito diferente. Comporta de 2 à 5 jogadores e seus agentes recrutam aventureiros  para saírem em missões em seu nome e devem também acumulam dinheiro necessários para construir novos edifícios e locais que possibilitam novas ações à serem feitas, aumentando assim, sua influência na cidade. Existem também as cartas de intrigas, onde você realiza uma ação que pode ajudar ou sabotar outros lordes, em prol de seus planos cuidadosamente arquitetados.

Lords of Waterdeep 06Dependendo da quantidade de jogadores, cada um terá um certo número de agentes iniciais à sua disposição (normalmente 3). Sendo que em cada rodada, começando pelo primeiro jogador, cada um designa um agente seu em um local e realiza a ação correspondente de lá, e passa a vez para o próximo jogador fazer o mesmo. Repete-se isso até que todos tenham alocado todos seus agentes alternadamente e encerra-se a rodada, retornando os agentes para seus respectivos donos e inicia-se a próxima. O jogo consiste em 8 rodadas e ao final da última, contabiliza-se os pontos de cada jogador para definir o vencedor.

Lords of Waterdeep 03Já foram lançadas expansões para o jogo e particularmente achei muito mais divertido e interessante jogar com elas, pois introduzem locais novos na cidade e o mais importante: mecânica de corrupção, onde você pode adquirir mais recursos do que normalmente conseguiria em um local, mas com isso, ganha marcadores de corrupção. Há uma quantia fixa desses marcadores no jogo, mas quanto mais forem usados, maior a penalidade de pontos que cada um dará para quem os tiver. Claro que há maneiras de se livrar deles, mas quanto cada um arriscará se corromper para tentar controlar a cidade?

Todas as vezes que joguei, me diverti bastante e achei bem disputado e bem estratégico, além de causar muitas intrigas entre os jogadores! hahahaha Recomendo bastante esse jogo, para os fãs de D&D, quem gosta de jogos Euro e os de alocação de trabalhadores e recursos. Boas partidas à todos!

Nota-do-crítico-5

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On