Guia PC Gamer para iniciantes

Quando começamos a falar sobre jogos, orelhas se levantam em todos os lugares.

jogos?

Seja você, um jogador de Console, ou é das antigas e curte mais coisas da velha guarda como consoles de primeiras gerações e jogos dos anos 2000, ou um PC Gamer, no final das contas, o importante é jogar. E tirar o melhor possível do seu hardware e do que você está jogando faz parte do ápice do que é ser Gamer.

Então, quando falamos de PC Gaming, é muito comum duas reações: 

  • PC Gamer é muito caro, não é pra mim!

e

  • PC Gamers são muito complicados, é só pra quem entende muito!

Bom, ambas são parcialmente verdade, mas partem de um pressuposto errado! Vamos conversar então sobre as melhores formas de você entrar no mundo do PC Gaming da melhor maneira possível. De um jeito que caiba no seu bolso e atinja seus objetivos!

PC Gamer é muito complicado!

Na verdade, não!

Existe, sim, uma miríade de marcas de peças para que você monte a sua máquina, e elas variam em preço, qualidade e finalidade. Vamos então, auxiliar o nosso Gamer novato a construir a sua máquina do zero!

As peças são como um brinquedo de encaixar. Pode parecer complexo pela quantidade de cabos, entradas e saídas. Mas com calma, até mesmo a placa mãe que é a mais complexa, fica fácil de entender. 

você não precisa ficar assim na hora de montar o seu pc!

O ponto é ficar atento às compatibilidades, um processador AMD Ryzen de última geração possui um soquete AM4, então, é importante ficar de olho nas compatibilidades!

Seja você um expert em Hardware de PCs, ou um entusiasta interessado, você pode sim montar o seu PC Gamer.

Agora, qual a sua intenção?

Quero ter um PC pra jogar, sem gastar muito.

Inevitavelmente, quanto mais dinheiro você tiver para montar o seu computador, maior será a quantidade de peças de alta qualidade que você poderá obter.

Mas não é uma obrigação, e existem muitas peças boas que não custam tão caro assim. E dentro da sua faixa de preço você com certeza vai achar algo que seja viável para jogar.

Uma das peças mais caras dentro de um computador voltado para jogos é a placa de vídeo. É necessária para jogar grande quantidade dos jogos mais recentes, os Triple AAA e jogos mais pesados.

Mas, por tradição, jogos com foco em atingir um grande público como MMOs, MOBAs, e alguns dos recentes sucessos de Battle Royale não precisam de tanta potência para rodar.

Vitória é rodar Fortnite num PC modesto!

Nesse caso, você, Casual Gamer pode contar com um processador com chip gráfico integrado.

Bem mais barato que uma placa de vídeo dedicada, um processador assim teria capacidade de rodar os jogos sem custar todo o orçamento do seu pc gamer!

Um exemplo! O Processador AMD Athlon 200GE, Cache 5MB, 3.2GHz, AM4 você encontra na faixa de 300 reais. E como esse processador conta com a potência integrada do Radeon Vega ele ainda é ideal para rodar jogos mais modestos sem fazer feio. Ah, e como ele tem o soquete AM4, você não vai se preocupar em trocar de placa mãe depois para fazer um upgrade de processador!

Beleza, mas o meu objetivo é jogar e fazer Streaming!

Muitos Pro Players também são streamers!

Bom, nesse caso, nobre leitor, eu fortemente recomendo você a dedicar o seu orçamento a pegar um bom processador e uma boa placa de vídeo.

Já que vimos acima o AMD Athlon, na mesma linha da AMD você encontra os Ryzen, absurdamente potentes, caso você seja um entusiasta que pira em novas tecnologias, o modelo Threadripper é o único processador no mundo a conter 32 núcleos. (é tanta coisa que eu admito que ele é bem melhor para caso você esteja pensando em fazer renderização 3d ou processamento de coisas muito pesadas. Com certeza dá pra jogar e fazer Streaming, mas se o foco for esse, é melhor pensar nos Ryzen 7 e 5 que são bem mais acessíveis e não deixam nada a desejar!)

O Threadripper é lindo, e uma verdadeira máquina! Mas muito mais do que a gente precisa pra jogar!

Os modelos da linha Ryzen por exemplo tem maior velocidade e menor latência em comparação aos modelos da Athlon, são ideais para Streamers e pró players por focarem em potência e velocidade. Com força o suficiente para aguentar jogos pesados e Streaming! 

Mas o processador muda tanto assim pra jogos? Não é só a placa de vídeo?

Negativo!

O processador é o coração da sua máquina. Ou, melhor, o cérebro, quanto mais rápido ele pensa, melhor fica a sua experiência geral, e quanto melhor o processador menor a chance do seu computador travar devido aos grandes números de processos pesados que os jogos exigem deles. Além do que, um processador potente assim consegue ser multitarefa, fazendo com que sua transmissão saia sem nenhum problema ao mesmo tempo que você joga os jogos que você tanto gosta!

Os processadores AMD Ryzen são muito potentes, baratos e essa linha ainda acompanha um cooler INSANO!

E já que lembramos das placas de vídeo, vamos falar um pouco delas!

Por que  uma placa de vídeo é importante?

Bom, sabe um pato? Voa, nada, anda e não faz nada direito?

Pois bem, a placa de vídeo é focada em uma coisa apenas, e vamos dizer que é voar. Ela faz os seus jogos e processos que demandem um processador gráfico voarem.

Você pode sim rodar jogos apenas com os circuitos gráficos do seu processador, mas, pense comigo, se você está usando parte do seu processamento para os gráficos, você não está usando todo o seu processamento possível!

Pra rodar isso tudo você precisa de processamento geral e de processamento gráfico! Duas cabeças pensam melhor do que uma!

Então a placa de vídeo possui um processador próprio focado e voltado para gráficos, tanto é que o nome é GPU, Graphics Processing Unit, (Unidade Processadora de Gráficos, UPG não fica tão legal…) e é esse segundo cérebro da sua máquina, focada nos processamentos gráficos que te permite maravilhas como jogar em resoluções altíssimas como a 4k, experimentar a Realidade Virtual.

Algumas placas, como um incentivo para você testar toda a qualidade delas te oferecem inclusive jogos na faixa durante a compra.

Aqui, se liga no Devil May Cry 5, jogão, forte concorrente a melhor de 2019, e belíssimo.

JOGAAAAAÇO!

Ele tava disponível caso você pegasse uma das placas da família Radeon, da AMD. Elas são as placas com o melhor custo benefício e vêm acompanhadas de uma infinidade de vantagens, se você somar a capacidade de processamento de uma placa Radeon com a capacidade Free Sync já disponível em mais de 700 monitores no mercado, você ainda tem uma experiência de jogo mais suave ainda!!

E eu falei tanto da AMD nesse post que eu pensei em como eles poderiam me ajudar a ilustrar toda essa questão.

Então, segue aí algumas dúvidas que deu pra tirar com o pessoal da AMD sobre jogos, 

  1. Como a AMD se coloca no mercado para os jogadores casuais?
    AMD oferece as melhores soluções de jogos em todos os segmentos de mercado. Para os jogadores casuais, oferecemos os melhores gráficos integrados da indústria com os processadores Ryzen com gráficos Radeon Vega para notebooks e desktops. Qual processador é certo para você vai depender de quais jogos você joga, que experiência você está procurando, e qual é o seu orçamento, mas você pode ter certeza de que a AMD tem um produto que excederá suas expectativas!
  2. Qual a melhor porta de entrada da AMD para o gamer que busca se profissionalizar?
    Dependendo de quais jogos você pretende jogar e qual o nível de experiência que você está esperando, há muitas opções disponíveis com CPUs e GPUs AMD. Para o melhor desempenho de jogos, o AMD Ryzen 7 2700X com AMD Radeon VII são as melhores opções. O Ryzen 7 2700X oferece 8 núcleos e 16 threads em até 4,3 GHz para fornecer energia suficiente para seus jogos e streaming. A Radeon VII tem 16GB de memória HBM2 superrápida para alimentar 3840 processadores de fluxo para fornecer configurações de alta resolução e detalhes, enquanto suporta a tecnologia AMD FreeSync2 para oferecer uma experiência de jogo imersiva, suave e sem serrilhado.
  3. Quando se fala em e-Sport, a palavra de ordem é Performance, por isso, os periféricos são sempre lembrados por estarem mais próximos do jogador. Entretanto, é dentro do computador que as coisas precisam ser ainda mais otimizadas, qual a solução da AMD para auxiliar a performance do jogador?

A AMD constantemente atualiza o Radeon software Adrenalin 2019 Edition para que os jogadores possam experimentar o melhor desempenho possível com as GPUs Radeon com o driver mais estável da indústria. Além disso, estamos empenhados em trabalhar com os nossos parceiros para desenvolver produtos que tragam o melhor desempenho e experiência de jogo, além de oferecer softwares com vários recursos para os consumidores para personalizar a sua experiência, seja melhorar o consumo de energia ou controlas de temperaturas, overclocking* ou fornecimento de capalibities streaming. Você pode saber mais sobre o software da AMD aqui: https://www.amd.com/en/technologies/radeon-software

Chamada: Montar PC parece coisa de outro mundo, mas ser PC Gamer não é tão absurdo quanto parece! E nem precisa ser tão caro! Dá uma olhadinha nesse guia básico para você, iniciante, começar com o pé direito!

Nerd: Matheus Farina

Após 24 verões, percebeu que as roupas não se lavam sozinhas. Começou a cozinhar aos 17 e desde então não parou mais. Acredita que é possível que exista no futuro a carreira de Noob Profissional de videogame, então, segue sendo medíocre e se divertindo muito. Single Player, RPGista e Card Gamer. Acha muito egocêntrico falar de si mesmo...

Share This Post On