Franquia Fate: Travando as guerras santas

Fate 01A franquia Fate já possui inúmeros títulos lançados, mas antes de falar quais são, vou falar do que se trata. Fate é, originalmente, uma Visual Novel, desenvolvida pela Type-Moon, escrita por Kinoko Nasu e ilustrada por Takashi Takeuchi, inicialmente lançado um jogo para PC, intitulada Fate / Stay Night e que ganhou adaptação tanto para mangá quanto para anime. Diversos outros títulos foram lançados posteriormente, com sequências, histórias anteriores ou paralelas de Stay Night ( tais como Fate / Zero, Fate / Apocrypha, Fate / Last Encore, Fate / Grand Order, entre outros).

Fate 04É uma história de guerras, a disputa por um objeto que dizem ser capaz de realizar um desejo de quem o possuir: O Santo Graal (O Cálice Sagrado). Mas a parte interessante deste cenário é que apesar de serem “guerras”, não são travadas por países ou exércitos, mas sim por indivíduos com aptidões mágicas (magos) e que são capazes de invocar um “Servo“, que aqui referencia uma manifestação física de um indivíduo famoso do passado ou contos (como por exemplo, Rei Arthur, César, Aquiles, Quiron, Frankenstein, Jack Estripador, Lancelot, Nero), que são entidades muito poderosas com habilidades físicas e mágicas elevadas. Existem tipos determinados de servos tais como arqueiro, berserker, lanceiro, assassino, entre outros. Tudo isso se passa em uma época atual mas dizem que já acorreram diversas guerras pelo Graal anteriormente.

Fate 07Um ponto interessante que vemos aqui é que, ao conseguir invocar um Servo, o mago se torna seu “Mestre”, adquirindo selos de comando, que se mostram como tatuagens e quando gastos (utilizados), a pessoa dá uma ordem ao seu Servo que ele é compelido a cumprir, mesmo não querendo. Eles são manifestações do passado ou ficção neste mundo e para manter sua presença aqui com uma forma física, é necessário um consumo contínuo de energia mágica. Os Mestres fornecem essa energia para seus respectivos parceiros. Se por acaso um Servo não tiver uma fonte de energia para se alimentar, acaba por desaparecer. Assim, um meio de se livrar de um sem precisar enfrentá-lo, é eliminando seu Mestre e assim, cortando seu suprimento de energia e seu vínculo na realidade.

Fate 03Acho muito legal tentar descobrir de quais figuras famosas se baseiam e como adaptam para este universo (com o visual, personalidade e habilidades). É uma disputa de sobrevivência: a última dupla a ficar viva, vence e obtém o Graal. Mas há muito mais por trás do que simplesmente obter um desejo. Muita influência de organizações e intrigas permeiam estas guerras, alianças, traições, inúmeros subterfúgios se entrelaçam nestas disputas, afinal, vale de tudo aqui e todos querem se beneficiar.

Eu particularmente apenas assisti os animes, mas gostei bastante, e já me recomendaram os jogos, tentarei jogá-los. Os animes ficaram muito bem feitos e tiveram grande repercussão e sucesso.

Aos que gostam de histórias de ação, fantasia ou baseadas em coisas reais ou famosas, creio que irão gostar de Fate.

Nota-do-crítico-5

 

 

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On