Ella & John não é só um clichê sobre amor

Quando os dois filhos de Ella (Helen Mirren) e John (Donal Sutherland) percebem que o trailer, batizado como The Leisure Seeker, não estava mais na garagem, era tarde. O casal de aposentados partiu para a uma viagem pelo país juntos, como nos velhos tempos. Mas, dessa vez, sem os filhos – que já são adultos – para cuidar deles.

Ella & John é mais que um  clichê sobre  amor. O longa mostra como esse sentimento pode superar barreiras, e extinguí-las. Gradativamente, é revelado ao espectador que o casal está doente; mas, a doença nunca é tratada como grande empecilho, apenas como o motivador para as ações. John esquece até mesmo de seu autor favorito, Ernest Hemingway, e Ella precisa esconder atrás de uma peruca a sua queda de cabelo.

Sabe o que eu mais amo em você? Os seus silêncios não são constrangedores – Ella, para John

ellaejohn_imagem3

Baseado no romance de Michael Zadoorian, temos, em nossas mãos uma história simples, e é nela que as emoções começam a aparecer. Todos nós poderíamos ser Ellas & Johns em algum momento de nossa vida.

O longa ganha forças pela forma como Ella trata a situação de John. É a mulher que  organiza a viagem e retrata fotos antigas para o seu amado em um projetor, em cada parada feita. Não podemos, também, tirar o mérito da atriz Helen Mirren por dar um lado humano, mesmo um pouco dramático, para a personagem. As atuações de ambos são impecáveis. 

ellaejohn_imagem2

Como se não bastassem os atores realmente darem vida a um agradável casal de velhinhos, a fotografia é uma obra de arte paralela ao filme. A essência da road trip do casal é captada, além das belas paisagens das extensas estradas pelos EUA. A escala cromática, porém, se mantém no cinza.

Ella & John fala sobre homossexualidade, abandono, traição e outros assuntos, com a maior delicadeza que eles poderiam aparecer. E, ao trazer tais temas conversado por pessoas da terceira idade, o espectador vê outra perspectiva, diferente do que está acostumado em Hollywood. 

Não se engane: você não terá pena de Ella e John. O aspecto dramático é misturado com cenas cômicas e românticas. Vá ao cinema de coração aberto para se divertir nessa road trip até a casa de Ernest Hemingway, na Flórida.

Ella & John estréia no dia 5 de abril, exclusivamente no Espaço Itaú de Cinema, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

ellaejohn_imagem1

Nerd: Giovanna Romano

Giovanna Romano já nasceu em uma família nerd. Desde os seus cinco anos, já jogava fps no Play 2 e se divertia com os filmes de O Senhor dos Anéis - enquanto as amiguinhas assistiam Barbie. Hoje, estudante de jornalismo e formada em fotografia, ela continua com o legado geek passado de geração para geração.

Share This Post On