Dica de Mangá | Uzumaki – A Espiral do Horror

 

uzumaki_post 01

O assim chamado “terror japonês” foi uma febre no ocidente no meio da década passada com o lançamento de diversas versões hollywoodianas de filmes japoneses, como O Chamado e O Grito. Esta pequena obra-prima de Junji Ito foi escrita entre 1998 e 1999 e publicada no Brasil pela finada editora Conrad no ano de 2006, indo na onda dos filmes mencionados acima. Acontece que Uzumaki é MUITO melhor do que esses filmes e é verdadeiramente uma das melhores obras de terror japonês que irão encontrar, ainda que, neste caso, vocês precisem visitar alguns sebos pra achar os três volumes da obra, já que ela jamais foi republicada por aqui.

A obra possui personagens que podemos chamar de protagonistas,  o casal de namorados Kirie Goshima e Shuichi Saito, mas mais protagonistas que eles é a própria cidade onde a história se passa, a fictícia Kurôzu-cho. Neste ponto a obra se assemelha à algumas obras clássicas da literatura e dos quadrinhos onde o espaço da narrativa exerce papel de personagem sobrepondo as próprias personagens em cena, o que é o caso, por exemplo, de O Cortiço de Aluísio Azevedo, obra fundamental do naturalismo em língua portuguesa e de O Edifício, de Will Eisner, bem como outras graphic novels do grande mestre. O enredo todo gira em torno da maldição espiral que assombra a cidade, ocasionando diversos acontecimentos (que vão de estranhos até terríveis) que vão aos poucos dominando toda a cidade. Como o próprio nome diz a maldição tem o tema de espirais, e Ito usa a forma geométrica das maneiras mais bizarras e criativas.

 

uzumaki_post 2

 

O mangá possui 20 capítulo divididos em três volumes e os desenvolvimentos da trama são cadenciados, sendo bem lentos no começo e crescendo de maneira contínua, o que ajuda muito no clima de estranheza e medo que a obra magistralmente cria. O começo do mangá mostra muitas influências do terror psicológico e sutil de H. P. Lovecraft, mas a obra não se mantém apenas nisso, como já dito anteriormente, os acontecimentos crescem e o terror fica mais claro e gráfico, mas sem jamais abrir mão da estranheza, que é a característica mais forte da história.

Uzumaki – A Espiral do Horror é uma obra difícil de encontrar, por estar fora de catálogo, mas que vale cada segundo que você irá gastar procurando (eu mesmo só li anos depois, por ter encontrado os três volumes em um sebo). No ano de 2000, logo após a conclusão do mangá, foi feito um filme em live action de mesmo nome (página do filme no imdb), mas nunca assisti, então não posso falar muito sobre a qualidade.

 

Uzumaki_post4

 Entre para o nosso grupo no Telegram

Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On