Detetive Pikachu – Uma investigação Pokemón.

Aparição do Pikachu em busca de pistas no apartamento.

O filme baseia-se na história do jogo de nome homônimo, e como sugere o título, tem um caráter investigativo. A premissa do longa-metragem é a busca de pistas e respostas à cerca da morte de um detetive e o caso em que trabalhava. Apesar da franquia ter caráter infantil, e o filme ter como público alvo os fãs da série, a história se mostra menos infantil do que o esperado e consegue ter uma certa profundidade, o que foi positivo e agrada. Eu não joguei para poder comparar ambos, mas pelo que procurei sobre o que acontece no jogo, fiquem tranquilos, pois houveram mudanças e adaptações para poder encaixar em menos de 2 horas. Portanto, haverão surpresas e coisas inéditas. Não garanto que serão todas positivas ou algumas não irão agradar os fãs mais fervorosos, mas achei plausível como desenvolveram o filme.

Bulbassauro muito bem adaptado graficamente.

Inicialmente, o que mais me atraiu sobre o filme foi o gráfico e os efeitos especiais. Como estariam adaptando visualmente os Pokémon para uma versão mais realista, era minha maior curiosidade. Mas depois fiquei curioso também como iriam mostrar as interações é a relação com eles em um cenário realista. Quais explicações dariam e o que deixariam no ar ser nos dizer o porquê. E até que explicaram diversas coisas do universo, mas mesmo assim, algumas coisas ficaram sem um motivo ou como são ou funcionam. Um dos maiores mistérios para mim, é em relação à tecnologia no cenário, pois são capazes de utilizar pokebolas, que são esferas com uma tecnologia para capturar e armazenar Pokémon em um espaço confinado, creio que as moléculas ou partículas deles. Mas se é possível tal feito, porque não se poderia fazer o mesmo com seres humanos ou objetos? E como fazer para o Pokémon capturado obedeça a pessoa que o pegou? Se há tecnologia tão avançada, como a sociedade no geral não está mais avançada?

A frustração do Pokémon quando as pessoas dormem quando canta, é uma piada recorrente no anime.

Eu sei que é baseado no cenário de jogos e quadrinhos criados para o público infanto-juvenil, mas não consegui deixar de pensar nestas questões. Apesar de ficar me indagando, não comprometeram a minha experiência do filme nem impediram que me divertisse assistindo. E devo dizer que houveram vários momentos em que ri das cenas, falas, comentários ou referências; neste quesito fizeram um bom trabalho. Um fator inegável que me atraiu para vê-lo, foi o saudosismo, ver algo que acompanhei em minha infância ter uma adaptação para um filme, a curiosidade de como fariam isso foi muito grande, tive que verificar haha. E não fiquei desapontado, me entreteve e até surpreendeu no enredo, teve uma profundidade maior do que a esperada e gostei disso, pois não se mostrou tão infantil assim, evitando bastante as cenas e piadas bem bobas características de programas infantis.

Batalha entre Pikachu e Charizard ficou bem feita visualmente e divertida.

Assisti o filme dublado, e com isso acabei prestando atenção na dublagem em si e se isso iria atrapalhar minha experiência, mas acabou não me incomodando quase e foi um alívio, pois geralmente me incomoda a falta de sincronia entre som e imagem (algo pessoal). Mas talvez devido ao fato de que visualmente estava bom e fiquei reparando nisso ou por ser uma mescla de real com virtual, ameniza isso, já que o maior problema e desafio da dublagem é justamente com os atores reais. Com isso, não tenho nenhuma crítica concreta (negativa) com a dublagem e fico feliz. Mas ainda quero ter a experiência no original, portando, irei ver uma segunda vez legendado! Então, apesar das divergências do roteiro do filme em relação ao jogo em que se inspirou, o longa ficou bom e divertido. Recomendo assistirem e se divertirem com a criançada (os jovem ou as crianças interiores!)

Um Psyduck sempre gera cenas divertidas! E no filme não será diferente!

Estreou no dia 09 de maio, o aguardado filme da franquia Pokémon, intitulado Pokémon – Detetive Pikachu. Dirigido por Rob Letterman, com roteiro de Dan Hernandez, Benji Samit, Rob Letterman e Derek Connolly. História escrita por Dan Hernandez, Benji Samit e Nicole Perlman; baseado em “Pokémon” criado por Satoshi Tajiri, Ken Sugimori e Junichi Masuda. História original de Tomokazu Ohara e Haruka Utsui, juntamente com personagens originais de Atsuko Nishida.

No elenco contamos com Ryan Reynolds (Detetive Pikachu), Justice Smith (Tim Goodman), Kathryn Newton (Lucy Stevens), Bill Nighy (Howard Clifford), Ken Watanabe (Tenente Hide Yoshida), Chris Geere (Roger Clifford), Suki Waterhouse (Senhorita Norman), Josette Simon (Avó), Max Fincham (Jovem Tim Goodman), Karan Soni (Jack), Rita Ora (Doutora Ann Laurent), Alejandro De Mesa (Bartender), entre outros.

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On