Crítica: Troco Em Dobro diverte mostrando produção simples com roupagem complexa

É filme dos anos 90?

Sabe aquela velha fórmula do policial honesto que foi preso por tentar fazer seu trabalho, mas da maneira errada? É basicamente isso que temos em Troco Em Dobro, mas isso não quer dizer que não seja o suficiente para divertir e entreter. Aliás, aqui está algo importante que sempre vale a pena ser lembrando: nem todo filme precisa ser algo que te faça pensar em algo maior. Nós também precisamos de filmes que sirvam apenas para relaxar, passar um tempo divertido.

Troco em Dobro tem muito dos filmes dos anos 80 / 90, quando estava em alta produções com duplas de policiais que sozinhos enfrentavam todos os bandidos da cidade, e metade da própria corporação. Mark Wahlberg interpreta Spencer, um homem que além de tudo o que já foi citado, possui um senso de heroísmo quase patológico. Mesmo após a prisão, decide não apenas se envolver no assunto que o levou para a cadeia, mas em várias outras injustiças. Wahlberg faz um trabalho que dá muita simpatia à Spenser, muito devido a nostalgia do gênero.

Troco em Dobro vale a pena?

Dentro deste contexto, temos um ritmo que se mantêm muito bem dosado ao longo da narrativa e que se torna mais interessante quando Spenser se junta ao seu mentor Henry (Alan Arkin) e o lutador de MMA Hawke (Winston Duke). E temos um quarto elemento: Cissy (Iliza Shlesinger) que, em suas interações com o trio, gera uma química que proporciona uma diversão fluída, com alívios cômicos naturais que não quebram a dinâmica da trama principal. Falcão também tem cenas que proporcionam uma certa leveza, o que contrasta com todo o seu tamanho, apresentando um rapaz de coração enorme com algumas atitudes ingênuas. Troco em Dobro acerta justamente em equilibrar tudo isso dentro de sua história, sem nunca deixar de lado o foco de Spencer.

A produção acaba se mostrando simples com uma roupagem complexa. O seu desenrolar acontece de forma natural e tudo se encaixa perfeitamente ao longo da trama, mesmo que tenhamos a sensação de já termos visto isso antes.

Hawke (Winston Duke), Henry (Alan Arkin) e Spencer (Mark Wahlberg)
Hawke (Winston Duke), Henry (Alan Arkin) e Spencer (Mark Wahlberg)

Curiosidade: Troco em Dobro é baseado na franquia de livros escritos por Robert B. Parker e Ace Atkins, o qual eu só conheci depois que fui pesquisar mais sobre o filme.

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On