Crítica literária: A História de Jesus para Quem Tem Pressa

A História de Jesus para Quem tem Pressa não é especificamente religioso e aborda a figura do homem que Jesus foi

A História de Jesus para Quem Tem Pressa é um livro escrito por um professor PhD, teólogo e estudioso do meio acadêmico, Anthony Le Donne que idealizou desmembrar a figura de Jesus, tirando-o da posição de Cristo e falando sobre as diversas facetas deste ser humano que trouxe testemunhos de fé e sabedoria mas que ao mesmo tempo, também é um homem e é neste que o livro se dedica a mostrar desde apontamentos das qualidades dos discursos até a sociedade como o enxerga até os dias de hoje e como este está presente inclusive na imaginação, na cultura pop e diversos outros formatos.

O livro começa fazendo um comparativo entre a figura de Jesus Cristo, sacerdote, Mestre Nazareno, sua história e evolução com a de Michael King, mais conhecido posteriormente como Martin Luther King. Antes de entrar nos evangelhos de Mateus Marcos Lucas e João e de Jesus operando milagres e transformando vidas, Le Donne resolve trazer as facetas do homem Jesus porque para explicar a influência e e a força da evolução da figura de Jesus como sendo a imagem do salvador, o Cristo e a vinda de uma nova religião, é necessário passar por uma analogia com uma outra grande figura histórica marcante que também apresenta em sua história tamanha transformação.

Pois bem, dito isso, é possível entender como será o caminho do livro, abordando aspectos práticos, argumentativos como forma de demonstrar seu ponto de maneira elucidativa, comparativa para explorar os aspectos do Jesus histórico ao Jesus divino, aquele que é chamado de Cristo. Um livro estimulante em termos de argumentos e fundamentos para base desse livro-tese, eloquente e que demonstra determinação não em provar um ponto, mas em ser fonte de conhecimento para todos desde quem conhece com profundidade a Biblia como para quem possui pouco ou nenhum conhecimento das histórias que reverberam a figura de Jesus pois também aborda fatos históricos e passagens bíblicas para contextualização.

Após falar da figura de Jesus – o homem, o próximo passo é trazer informações da literatura do Cristianismo primitivo para demonstrar como Ele vem a se tornar o “famoso” Jesus. Com passagens bíblicas citando os evangelhos e as grandes histórias como a Santa Ceia, o apóstulo Paulo, Jesus na visão de marcos, Mateus, João e Lucas, bem como seus paradoxos e também as histórias que envolviam princípios de ética até chegar ao Evangelho de Tomé.

Acredito que aqui pode haver controvérsias jpa que é sempre sobre a ótica de Le Donne e do que ele estudou sobre a Bíblia e cada uma de suas passagens, ele como estudioso não aborda uma visão religiosa dos assuntos e faz sempre comparativos interessantes para chegar as conclusões de cada capítulo de seu livro tornando interessante analisar sob um ponto de vista mais pragmático e menos imaginativo pois em nenhum momento é colocado em questão os domínios da fé, a não ser quando se quer pontuar como Jesus chegou a ser o fenômeno cultural a ponto de ser o início de uma religião e de ser o comandante do calendário utilizado em muitas nações.

Um livro simples, relativamente curto e de fácil leitura que te leva a refletir sobre aspectos da humanidade. Excelente para estudiosos, fonte de inspiração, que entretém e instrui a quem busca conhecimento.Ha um capítulo completo sobre Jesus na era pré moderna que aborda o contexto da imaginação que vai desde as artes plásticas e expressão artística na literatura, nos poemas e outras formas de arte, como também em outras culturas como o Islamismo e Judaísmo.

Talvez o que incomode aos cristãos seja a destreza do autor em trazer aspectos muito realistas, históricos, e abordagens um tanto quanto concretas, o que distancia do que é a fé e a crença no divino aproximando mais o livro a um método estudioso do que satisfatório para quem enxerga Jesus como messias pois o autor inclusive aproxima a figura de Jesus aos homens comparando-o com refugiados, sem tetos, fala sobre os memes criados e outros tantos assuntos da atualidade o que torna a leitura algo sensacional e abrangente para quem busca esse tipo de fonte de saber.

Nerd: Giovanna Landucci

Eu sempre trago uma DicadaGiovanna pra vocês! Formada em comunicação, amante de séries e filmes, sou beeeem cinéfila mesmo! Um pouco nerd, um pouco geek, um pouco pop e ao mesmo tempo cult, uma mistura interessante que veio pra bagunçar o Novo Nerd!

Share This Post On