“Brasil de Imigrantes” explora o passado para fomentar o futuro

Principais imigrantes no brasil

Seis famílias de imigrantes que deixaram sua terra natal para começar uma nova vida no nosso país e criaram aqui grandes empresas que revolucionaram o mercado brasileiro: Ostrowiecki (Polônia), Thái Nghiã (Vietnã), Alberto Saraiva (Portugal), Bauducco (Itália), Suekichi Nakaya (Japão) e David Vélez (Colômbia). “Brasil de Imigrantes” mostra que por trás de cada imigrante há uma incrível história de superação e de certa forma nos ensina um caminho para o futuro. Pelo menos foi com essa sensação que saí do evento onde foi apresentando um vídeo de 15 minutos com um “resumo” dos episódios que serão apresentados.

A série é apresentada por Maria Fernanda Cândido e destaca como os imigrantes contribuíram com a história, riqueza e diversidade cultura do Brasil..

Influência dos imigrantes no brasil

Os episódios contextualizam a história das famílias, desde o momento em que deixam seus países de origem e o começo da vida no Brasil, traçando suas trajetórias até o sucesso empresarial. Fluxos imigratórios e o contexto histórico, social e econômico de cada uma das narrativas, com foco nas experiências pessoais dos imigrantes, são explicados em detalhes.

Durante a coletiva quase todos os representantes das famílias estavam presentes e dividiram um pouco de sua história de família, que deixaram seus hábitos, costumes e amigos sem saber o que estava por vir. E como Mauro Saraiva (CEO Habib´s) apontou, seus antepassados tinham apenas 2 opções:

Chegar e desistir, devido as dificuldades e se lembrar que era praticamente um caminho sem volta ou chegar e persistir.

Família Nakaya

Mas a mensagem que mais marca é o exemplo que os imigrantes deixaram de como é necessário ter bem definido do que é sucesso para você. Sucesso vai muito além do dinheiro, além de ter franquias espalhadas por cidades ou qualquer outra coisa material as quais tanto pensamos. Sucesso está ligado a felicidade de perceber que pequenas coisas, como poder passar momentos ao lado de sua família (a qual você pode proporcionar uma boa vida, obviamente) é o que fazem a diferença e aprender a viver o AGORA. Alexandre Ostrowiecki definiu bem um uma estória simples: se fosse possível perguntar a um animal “que horas são?”, ele responderia “a hora é agora! Que outra hora existe?”.

Alexandre Ostrowiecki

É impossível não ter sua visão de mundo alterada depois de ouvir histórias sobre o que os antepassados de alguns deles viveram. O avô de Alexandre, por exemplo, passou 3 anos em um campo de concentração e essa experiência rendeu uma das coisas mais sábias que ele disse ao neto, quando este o perguntou se ele não tinha medo de “quebrar” (a empresa). Sua resposta:

Depois de passar 3 anos comendo quase sem ter o que comer e sem saber se estaria vivo no outro dia, quebrar uma empresa não é nada.

Cada episódio traz, além de imagens exclusivas das famílias, depoimentos de historiadores, especialistas e jornalistas, como, Ana Fontes, Heródoto Barbeiro, Mara Luquet e Renato Cruz.

No dia 19 rola a estreia no HISTORY com episódio duplo especial: o primeiro é dedicado a Família Bauducco (Bauducco) e o episódio 02 à Família Vélez (Nubank).

Os demais episódios irão ar sempre às 20h40 e terão como temas:

  • Ep. 3 – Família Ostrowiecki (Multilaser) – 26 de agosto
  • Ep. 4 – Família Saraiva: (Habib’s) – 2 de setembro
  • Ep.5 – Família Nakaya: (Sakura) – 9 de setembro
  • Ep. 6 – Família Thái (Gooc) – 16 de setembro

Nerd: Carlos AVE César

EXAGERADO! Jogado aos seu pés, eu sou MESMO EXAGERADO! Filho único, egoísta, mimado e mal-humorado. Produtor de Eventos, Engenheiro de QA e butequeiro! Buscando CONHECIMENTO, com cachorro-quente e guaraná. Também sou a personificação da Vingança! Twitter: @ONovoNerd Facebook: http://www.facebook.com/carloscesarcarvalho

Share This Post On