Barony: Expanda e torne-se o novo rei

No jogo de tabuleiro Barony, cada jogador é um barão ambicioso que está tentando estender seus domínios através das terras! Quem será bem-sucedido e se tornará o novo rei? As partidas comportam de dois à quatro jogadores, sendo que o melhor é ter quatro jogando, e uma estimativa de 45 minutos à uma hora de duração cada.

Barony 05No começo do jogo, os jogadores criam o tabuleiro utilizando as peças em formato hexagonal, sendo distribuídas nove peças para cada um. Cada peça pode ser de um dos cinco tipos de terrenos existentes no jogo: Floresta, Planície, Campo, Montanha ou Lago. Após colocarem todas as peças de terreno, os jogadores então colocam três cidades  no tabuleiro juntamente com um cavaleiro em casa, de forma alternada. Em cada rodada do jogo, cada jogador faz uma única ação, dentre as seis possíveis e depois para a vez para o próximo jogador fazer o mesmo.

Barony 03Os jogadores irão correr contra o tempo e contra os outros pretendentes ao trono, para ver quem consegue se tornar mais influente e com mais recursos, para expandir de forma rápida e eficiente, para ficar à frente dos demais competidores ao trono. Seja através da prosperidade de suas terras, vilas e castelos, ou seja pelo oportunismo em saquear as terras dos outros e pegar os recursos deles. Qual será sua estratégia?

Barony 04As possíveis ações dos jogadores são: Recrutamento – adiciona dois cavaleiros em uma cidade sua, ou três deles em uma cidade adjacente à um lago. Movimento – Mova um ou dois de seus cavaleiros um espaço cada. Um cavaleiro não pode entrar em um lago, uma montanha que contenha uma unidade inimiga ou qualquer espaço que tenha uma cidade ou fortaleza de um inimigo ou dois cavaleiros da mesma cor de outra pessoa. Se você mover um segundo cavaleiro para um espaço com uma vila ou unidade inimiga, remova aquelas peças e pegue um recurso do dono daquela vila. Construção – remova um ou mais de seus cavaleiros do tabuleiro e substitua cada um por uma vila ou fortaleza. ganhando uma ficha de recurso correspondente ao tipo de terreno onde foi colocado. Nova cidade – Substitua uma de suas vilas por uma cidade e ganhe dez pontos de vitória. Expedição – Remova dois cavaleiros da sua reserva, colocando um deles de volta na caixa (fora do jogo) e o outro em qualquer lugar vazio nas bordas do tabuleiro.  Título de Nobre – Descarte pelo menos quinze pontos de recursos, e então melhore o seu titulo: de Barão para Visconde, depois para Conde, Marques e por último em Duque.

No momento em que algum jogador tenha recebido o título de Duque, termine a rodada e contabilize os pontos de vitória, sendo que cada jogador marca pontos por cada recurso que tenha posse, seus respectivos títulos e o número de cidades que construíram. Aquele que somar mais pontos de vitória, será o vencedor e o novo rei!

Barony 02Eu gostei bastante do jogo pois não depende somente de você ou a estratégia que tenha bolado inicialmente. Depende diretamente das ações dos outros jogadores, portanto, estará em constante mudança. Saber se posicionar bem no tabuleiro no começo do jogo às vezes é crucial para prosperar, mas às vezes a melhor estratégia é saber ficar quieto e não atrair a atenção dos outros para cima de você. Ele é bem dinâmico sobre as possíveis ações e a execução delas pelos jogadores, mas ao mesmo tempo é preciso pensar bem no que for fazer e como fazê-lo, para não entrar em atrito desnecessário com os outros, ou também saber quando é válido ser oportuno e saqueá-los.

Recomendo desfrutarem desta disputa pelo trono e que aproveitem bastante! Ótimo título do gênero de estratégia com temática medieval e categoria de construção de territórios, mecânicas de controle e influência de áreas e tabuleiro modular. Que o melhor suba ao trono!

Nerd Review - Nota

 

 

 

 

 

 

 

 

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On