Aranha-Verso, Representatividade e Hip Hop

Vamos lá, se você veio a esse texto esperando encontrar uma análise detalhada da história de Homem-Aranho no Aranha-Verso, com comparação aos quadrinhos, detalhes sobre as origens dos personagens e afins.

Sinto lhe informar, mas, não, não vou fazer isso

Miles_Trem

Esse texto é única e exclusivamente um elogio ao melhor filme de heróis que eu já tive o prazer de assistir. Sem spoilers, mas eu espero despertar em você a vontade de assistir esse filme como ele merece ser assistido, no cinema.

A saber, eu não manjo nada de quadrinhos. Li muito pouco há muitos anos. Gostava do Batman pois assistia algum filme dele quando era criança, e Homem Aranha acabou aparecendo na minha vida não sei bem como. Mas eu gosto desde pequeno através de jogos e filmes…

Então, quando eu fiquei sabendo da existência de múltiplos universos dos herois isso explodiu a minha mente, haviam versões diferentes dos herois? Há um Batman que não é o Bruce Wayne? Um Homem Aranha que não é o Peter Parker?? Ultrajante!

Há! Que engano meu…

Surprise

Miles Morales é um personagem tão incrível, tão humano, tão falho e tão verdadeiro que é difícil não se sentir cativado por ele quando o filme termina. A jornada que esse personagem enfrenta para se tornar O Homem Aranha é a sua jornada de auto descobrimento, vez que o personagem inicia o filme tentando justamente responder uma pergunta sobre suas expectativas.

NO EXPECTATIONS

Miles é um jovem negro, filho de pai policial e mãe médica, ele se identifica muito mais com seu tio, e busca deixar sua marca em todos os lugares que pode, colocando adesivos em diversos locais pela cidade. Seu tio, que ajuda Miles em sua paixão não compreendida pelo Graffiti, também tem muita importância em quem o garoto quer se tornar, além de ser essencial na transformação de Miles em Homem Aranha, mas, explicar isso já seria dar Spoiler de um filme que tem poucos, mas muito importantes, pontos de virada.

A cultura Hip Hop está presente em TODO o filme. Nas roupas de Miles, no seu estilo de andar, nas músicas que ele ouve e na arte que ele ama. O Hip Hop, estilo musical que se tornou toda uma cultura e identidade para muitas pessoas, é a identidade de Aranha-Verso e ajuda muito na tarefa de representar diversas pessoas no filme.

Além de um baita filme, Aranha-Verso traz uma das melhores trilhas sonoras dos últimos tempos. Sair do cinema querendo ouvir tudo em Loop não é difícil, são ótimas músicas com diversos estilos diferentes e todos provenientes do Rap! Se você estiver com curiosidade, dá uma olhadinha na Playlist Oficial do filme no Spotify

Miles_Dive

Miles não é só “O Homem Aranha Negro” em sua jornada, ele amadurece como pessoa e como heroi. Peter Parker deixa um legado muito grande para Miles, mas, esse novo Aranha foi apresentado pela primeira vez a uma grande parte do público leigo, mas veio para ficar. Agora, Miles Morales não é mais o “Homem Aranha Negro” ele ganhou o posto de “Homem Aranha”, se precisar de algum adjetivo para acompanhar, que seja o Espetacular Homem Aranha.

Nerd: Matheus Farina

Após 24 verões, percebeu que as roupas não se lavam sozinhas. Começou a cozinhar aos 17 e desde então não parou mais. Acredita que é possível que exista no futuro a carreira de Noob Profissional de videogame, então, segue sendo medíocre e se divertindo muito. Single Player, RPGista e Card Gamer. Acha muito egocêntrico falar de si mesmo...

Share This Post On