Agenda E3 – Se programe, nerd!

Se você tem mais ou menos a minha idade, está ali na casa dos vinte e poucos (já indo para os vinte e muitos), e é interessado por jogos, boa chance de você conhecer, se interessar, ou sonhar com a E3!

Quase tão velha quanto nós, essa feira de entretenimento digital teve sua origem lá em 95 em Los Angeles e já passou por altos e baixos (alguns diriam inclusive que estamos passando por um dos baixos) e nos brindou com momentos épicos, trágicos, cômicos e emocionantes.

Boas chances de você ter surtado com o Anúncio do Remake de Final Fantasy VII em 2015, Ter ficado com vergonha alheia do anúncio super empolgado do nada empolgante Peggle 2, mordendo as unhas com os novos consoles chegando em 2013 e dado altas risadas com as conferências totalmente non-sense da Devolver.

O lado bom de ser Gamer, é que vivemos isso tudo juntos!

E como se preparar para esse ano?

Bom, vamos à agenda!

A primeira grande mudança é que NÃO TEM SONY!

Sim, é a primeira E3 sem a presença da líder de vendas da atual geração de consoles. A empresa avisou que não iria no ano passado na semana de confirmação de Microsoft e Nintendo. Isso fez muita gente especular sobre o real valor para a empresa o custo de fazer uma apresentação e ( talvez o mais caro) de ter um stand no evento. Isso significa que  E3 está perdendo forças? Isso significa que a Sony está falindo? Bom, não sabemos.

Podemos apenas especular, mas com certeza as outras empresas acharam importante estarem presentes no evento!

Ah, a EA… Bom, ela não está NA E3. Mas ela faz um evento do outro lado da rua, num prédio dela, com uma agenda dela e etc.

Sabe o Bender fazendo o seu próprio cassino com jogos e… bem… é isso… Mas eles não estão na agenda da E3 e por isso eu vou ignorar eles momentaneamente a partir de agora.

XBOX – 09/06 às 17h

A conferência da Microsoft por padrão ocorre no primeiro dia, e acontecia antes da Sony, o que gerou muitas coisas memoráveis de uma forma ou de outra. Tradicionalmente muito boa, liderada por Phil Spencer a conferência da Microsoft vem crescendo de qualidade ano a ano. Após uma péssima conferência de anúncio do seu console em 2013, a empresa tem tido boas apresentações e animado bastante com suas propostas.

Em 2018, a empresa veio com os dois pés no peito anunciando a compra e criação de vários estúdios para seus jogos exclusivos (a maior crítica da comunidade era a falta de grandes nomes nos exclusivos da empresa) e de uns tempos pra cá a Microsoft mostra bastante interesse em cativar os jogadores, com serviços incríveis como o Xbox GamePass e a qualidade sempre alta do Xbox Live Gold!

Em 2018 a conferência mostrou CINQUENTA jogos, muitos pela primeira vez vistos pelo público na conferência, e terminou com o trailer do jogo que para muitos é o mais aguardado da geração! (Cyberpunk 2077 está no meu coração e eu quero muito ver mais desse jogo em 2019! Por favor CDPR!)

O que esperar: Eu apostaria em alguma revelação de Hardware, e alguma coisa dos novos estúdios que estão sob o guarda chuva da gigante de Seattle. Novidades para os serviços, mas sempre deixaria uma área para as surpresas. Phil Spencer é um dos melhores apresentadores dessa E3 e eu sempre me empolgo em saber o que ele tem a dizer!

Bethesda – 09/06 às 21:30

Sendo bem sincero, estou curioso por essa apresentação, mas admito que é uma curiosidade mórbida.

A Bethesda mora no coração de muitos gamers por conta de jogos que se tornaram novos clássicos como Fallout 3 e The Elder Scrolls: V – Skyrim. Mas a apresentação de 2018 levantou algumas sobrancelhas sobre a real necessidade desse evento…

Focada em Fallout 76, podemos dizer que essa apresentação foi a coisa mais bem sucedida sobre o jogo, e, bom, ela não foi exatamente muito boa…

No ano passado a empresa lançou o Fallout 76 (com 53 de avaliação média no Open Critic com uma recomendação de apenas 3%) e recentemente houve o lançamento de seu FPS frenético, Rage 2 (que está mais bem colocado, com 71 no Open Critic e 42% de recomendações). Lembrando também que a Bethesda tem o MMO de The Elder Scrolls (que após muitas atualizações e expansões, está muito do interessante) e o card game da franquia TES, que está enfrentando uma concorrência pesada com Hearthstone e Magic Arenaestando tão fortes nesse mercado!

O que esperar: Pra ser sincero, novidades acerca desses títulos online, eu esperaria algum fix quanto ao Fallout 76, mas não sei se vão tocar nessa ferida…

Mas, para empolgar a galera, eles precisam de algo grande, como Starfield (o título que foi apenas levemente apresentado ano passado como uma promessa “Para a próxima geração”) e The Elder Scrolls 6 que não sabemos nada…

Devolver – 09/06 às 23:00

A Devolver é sem dúvidas a empresa que podemos esperar a melhor apresentação.

Mas, não os leve a sério! Eles não se levam.

Já houve algumas sequências de mortes no palco, bugigangas bem estranhas sendo apresentadas, tecnologias completamente irreais anunciadas e, ano passado, a conferência terminou com o nascimento de uma ciborgue.

Então… bom… espere… insanidades!

PC Gaming Show – 10/06 às 14:00

Forte com os consoles há anos, a E3 começou a receber a atenção da comunidade PC Gamer, uma pena que as conferências não tenham sido exatamente à altura…

Geralmente se perdem em um formato sem definição e não é exatamente fácil ter uma apresentação para PCs com tantos fabricantes de peças e tudo o mais.

O que esperar: Não muito dinamismo, mas se você for entusiasta de peças e novas tecnologias, como ver o que as placas com Ray Tracing podem oferecer para os novos jogos nessa nova geração que está se iniciando.

Ubisoft – 10/06 às 17:00

Me anima um pouco mais ver as conferências de estúdios, admito, por serem mais focados o ritmo tende a ser infinitamente melhor. A Ubi vem de uma conferência muito interessante no ano passado quando trouxe conteúdo para seus jogos contínuos como The Division, For Honor e Rainbow Six Siege. Devemos ver mais disso esse ano, e claro, voltar nossos olhos para o The Division 2, talvez alguma atualização da série Far Cry e Assassin’s Creed.

O que esperar: Apesar de ser minha franquia favorita, Assassin’s Creed está numa montanha russa. Odyssey foi um ótimo jogo, mas um péssimo AC, e aparentemente veremos alguma nova inserção da franquia num outro cenário, dessa vez o Viking (Oi, influência do sucesso de God of War, talvez?) Admito que estou com algum medo, mas curioso para o que veremos. Ao menos, é o que dizem os rumores! Também devemos ver novidades acerca dos jogos contínuos, a Ubi investiu bastante para que seus jogos pegassem como eSports e espero que eles deem continuidade ao plano! Admito que tenho um fio de esperança de que veremos algo relacionado a um Prince of Persia, essa franquia que há muito não vê a luz do dia e era tão divertida! E é claro que algo de Watch Dogs pode pipocar, surgiram rumores de um jogo em Londres! Será?!

AMD – 10/06 às 19:00

Nossa querida AMD vai apresentar um showcase que se define por novos produtos e inovações que vão moldar todo o futuro do hobbie de jogar! É bem fácil acreditar sabendo que a AMD é uma das líderes do mercado de Hardware para PCs e é a fabricante das placas de vídeo presentes nos dois consoles da geração atual (e podemos esperar presença forte na próxima geração também!)

O que esperar: Novos Hardwares, muitas! E como eles disseram “Novidades que vão moldar a indústria” vamos ficar de olho!!!

Square Enix – 10/06 às 22:00

A empresa japonesa ano passado veio com uma apresentação bem da modesta.

Meia hora, apenas trailers, simples, concisa.

É claro que muita gente chiou com a ausência de Final Fantasy VII, bom. Esse ano tivemos uma apresentação bem interessante do título num vídeo da Sony há pouco tempo, então podemos esperar novidades nessa apresentação? Quem sabe uma data!?

O que esperar: Para ser bem sincero… Não sei! A Square pode vir com os dois pés no peito mostrando muita coisa do que todos querem ver, ou fingir que não tem nada a ver com ela e seguir os moldes do ano passado. De todas as formas, só assistindo para saber, mas, estou torcendo para ver os cabelos espetados de Cloud na tela hein!

Nintendo – 11/06 às 13:00

A Nintendo faz um esquema de conferências virtuais há alguns anos e tem se mostrado bem eficaz (muitos apontam que o baixo custo dessa fórmula tenha chamado a atenção da Sony e feito ela mudar de planos para a E3 2019). Nessas apresentações o excelente é o ritmo, que em geral vai bem, e a Big N tem ótimos títulos a apresentar.

O que esperar: Muito se especula por um possível Nintendo Switch Pro, ou Nintendo Switch Mini. Independente de mais potente ou menor, alguma novidade sobre o console híbrido da Nintendo seria muito bem vinda! É claro que queremos saber o que vai acontecer com franquias como Zelda, Mario, Metroid e tantas outras que são exclusivas da Gigante Japonesa! E como deve chegar no final do ano, Pokémon Sword e Pokémon Shield também devem aparecer com bastante destaque e com novidades muito esperadas!

Com a saída de Reggie Fils-Aimé ficamos agora com Bowser (!?) na liderança da Nintendo of America e essa vai ser sua primeira E3! Eu, pelo menos, estou empolgado!

E essa é a agenda de shows da E3, tudo no horário de Brasília pra te facilitar a vida! Durante o evento é tradição que tenhamos muitas novidades no mundo dos jogos e vamos ficar antenados juntos! Após a E3 podemos nos encontrar por aqui para conversar um pouco sobre as novidades apresentadas! Eita que tem cheiro de coisa boa no ar! Eu estou empolgado, e vocês?!

Nerd: Matheus Farina

Após 24 verões, percebeu que as roupas não se lavam sozinhas. Começou a cozinhar aos 17 e desde então não parou mais. Acredita que é possível que exista no futuro a carreira de Noob Profissional de videogame, então, segue sendo medíocre e se divertindo muito. Single Player, RPGista e Card Gamer. Acha muito egocêntrico falar de si mesmo...

Share This Post On