“À Procura de Alguém” é um bom livro, mas uma leitura regular

Com dias cheios e pouco tempo restante para o lazer, a vida adulta pode se transformar em um verdadeiro caos. Junto da situação econômica, cultural, política e social do país, distrações e entretenimento são necessários por vezes.

Na literatura, as fantasias e romances podem ser dois dos gêneros a cumprir com eficiência este papel, seus elementos sobrenaturais e imaginários, a experiência humana transformada em ficção atraem com a promessa de escape da realidade e compreensão dos dilemas cotidianos, a quantidade de publicações no mercado indica nichos com potencial de vendas e um público cativo.

 À Procura de Alguém de Jennifer Probst, obra publicada pela editora Companhia das Letras pelo selo Paralela, é um desses romances que proporcionam a distração necessária em meio ao caos da rotina. Ele é um livro que tem como premissa o relacionamento romântico entre duas pessoas com perspectivas e crenças bastante diferentes quanto ao amor, e como cada um deles vai lidar com esse aspecto de suas vidas e a forma como influenciará em um possível relacionamento entre eles.

Kate é proprietária de uma agência de relacionamentos junto de duas das melhores amigas. Apesar de contar com a ajuda de um dom herdado de família, ela utiliza de alguns métodos científicos para combinar seus clientes na busca de seus pares. Slade é um advogado de sucesso em Manhattan, especializado em causas de divórcio.

Divorciado depois de sofrer uma traição, e anos presenciando os danos causados com o fim da instituição do matrimônio e relações amorosas fracassadas da irmã, ele não acredita na existência do amor. Dona de um dom que lhe permite reconhecer pares ideais, e testemunha de vários relacionamentos que deram certo, Kate não só acredita no amor, como espera pelo momento em que irá encontrá-lo.

Junto a premissa diferenciada, o livro usa o romântico e o humor, elementos comuns em jovens adultos do gênero, o que resulta em ótimas cenas de alívio cômico em meio ao drama. No entanto, mesmo isso não impede que a obra se torne mais uma no mar de publicações semelhantes no mercado. É uma leitura agradável, que entretêm e suscita reflexões sobre as novas relações, mas sem destaque.

Intercalando a narrativa entre os personagens, a trama é construída de forma simplista e com qualidade. A ideia e os elementos que trazem vida a ela são claros, concisos e coesos, é possível entender o que a autora desejava transmitir com a obra. No entanto, sem grandes reviravoltas, e um clímax previsível, ao fim da leitura fica um vazio que o leitor não pode preencher e provoca um sentimento de decepção, diante da sinopse.

É ideal para os que procuram leveza depois de um dia longo, e esvaziar a mente dos barulhos e tormentos diários. Mas para os que priorizam leituras mais complexas e de destaque, em especial pelo pouco tempo que possuem, pode ficar o gosto amargo da enganação.

À Procura de Alguém é um bom livro, apresenta uma ótima escrita e criatividade, mesmo sem se destacar, mas o valor de sua leitura depende principalmente dos gostos, características e motivos individuais daqueles que o leem.

À PROCURA DE ALGUÉM
AUTOR Jennifer Probst
TRADUÇÃO Camila Pohlmann
EDITORA/SELO Companhia das Letras/Paralela
ANO 2016
PREÇO entre 27 e 32 reais, aproximadamente.

Nerd: Ana Giese

A louca com compulsão obsessiva em comprar livros e estudante de jornalismo! Que ama Harry Potter, se apaixona constantemente por personagens fictícios e passa 14 horas assistindo Netflix. Pelo menos sabe precisar de uma visitinha ou duas ao psicólogo!!

Share This Post On