Z Nation | Sem Medo de Ser Trash

Há quem diga que o assunto ‘apocalipse zumbi’ já está bem batido. Temos diversos livros tratando sobre o tema e, como não poderia faltar, muitos games também. Mas se você acha que não há mais espaço para pirar neste campo fictício, está enganado.

Durante a agonia espera pela volta dos episódios de The Walking Dead, recebi uma indicação de série que abordava o mesmo tema: Z Nation. O nome não me era estranho, e depois me lembrei que não era a primeira pessoa que a indicava.

Mas também recebi um aviso: não comece a assistir pensando que será como The Walking Dead. Ao contrário da série de TWD, Z Nation é mais voltado para o humor negro, trash e cult. É uma série original do canal Sy-fy e produzido pelos caras que fizeram Sharknado, então dá para ter uma noção da pegada de cada episódio.

Antes de começar a série, li algumas críticas pela internet e quase desisti. Nunca vi tanta crítica quanto à coisas básicas como atuação, trama e efeitos especiais. Mas então pensei que talvez esta fosse a intenção; pegar um tema já batido e dar uma visão totalmente diferente ao tele-espectador, que já está cansado de ver roteiros e mais roteiros sobre o mesmo tema.znation_headshot

De fato, depois de assistir ao primeiro episódio, é possível perceber que as falas são forçadas e a atuação não é boa. Os efeitos especiais também são bem toscos, mas podemos dar um desconto, porque o orçamento é baixo. Porém a trama tem um potencial enorme e as personagens tem personalidades bem definidas.

 

 

Quem resiste aos primeiros episódios, não se arrepende.

screen shot

Fazendo jus a cultura trash, Z Nation tende aos absurdos com zumbis que ficam loucos com um baseado, animais infectados, tempestades com direito a mortos-vivos caindo do céu e bebês virando zumbis.

Não há momentos estáticos em Z Nation; sempre tem algo acontecendo que te mantém na beirada do sofá e, quando você menos espera, o humor negro entra em ação e você está dando risada de uma cena ridícula.

 

Na trama, Murphy – depois de receber uma vacina teste contra o vírus que assolou a humanidade, por algum motivo torna-se imune e daí para frente passar a ser a esperança de cura. Um grupo de aventureiros sobreviventes é encarregado de levá-lo até a Califórnia, onde poderão estudá-lo e finalmente produzir uma cura para erradicar o vírus. O grupo recebe a ajuda do Cidadão Z, um militar e nerd membro da NSA (National Security Agency) que mantém contato através de todas as frequências de rádio e até mesmo pela internet (como ele mesmo gosta de lembrar) e também ajuda-os através de alguns perrengues típicos de tempos pós-apocalípticos ou nem tão típicos assim, como um zumbinami .

Apesar de todos os pesares (segundo as críticas), é uma série que aconselho se você quer dar boas risadas e ver algo sobre zumbis de um ponto de vista mais cômico e esdrúxulo. Mas antes de mais nada, dispa-se dos preconceitos, pois nem tudo que é trash é horrível.

Z Nation é a prova disso. 😉

 

That’s all folks! o/

Nerd: Beatriz Napoli

Devoradora de livros, publicitária apaixonada, tem dois pés esquerdos e furtividade 0 para assaltar a geladeira de madrugada. Se apaixona por personagens fictícios com muita facilidade, mas não tem dinheiro para pagar o psiquiatra que obviamente precisa.

Share This Post On