Video Games Live

Video Games Live (VGL) é um evento / show onde músicas de inúmeros jogos de todas as épocas são tocadas por uma mescla entre orquestra, cantores, artistas solo e coro.

Através da integração de videos apresentados simultaneamente com as músicas, apresentações e efeitos de luz e performance, tem-se o intuito de criar uma experiência única.

Este evento foi criado e produzido pelo veterano da indústria e compositor de jogos mundialmente famoso, Tommy Tallarico.

Este ano foi o 9º ano consecutivo em que a turnê passou pelo Brasil e foi apresentado no Teatro Bradesco no Shopping Bourbon. Fora os Estados Unidos, o Brasil é o país com mais turnês do show.

A orquestra presente no evento foi composta pela Filarmônica Villa-Lobos juntamente com a presença de Eimear Noone, condutora da orquestra (maestra)  cuja vasta bagagem inclui dez anos de composição de músicas de Legend Of Zelda, atualmente na Blizzard, participou da criação de músicas de World of Warcraft, Starcraft 2 e Diablo 3. Ela é possivelmente uma das pessoas mais cotadas em composições de músicas no âmbito de jogos.

O espetáculo foi dividido em dois atos, tendo uma pausa breve entre eles.

Falarei sobre o que foi apresentado no show, sendo assim, começaremos pelo Ato Um.

Foi iniciado com vídeos retirados da internet e outros compostos por eles, de músicas e cenas de jogos, e montagens legais. Como por exemplo, encenação de Pac-Man em uma cidade, onde pessoas se vestiram de Pac-Man e dos fantasmas e simularam o jogo correndo pela cidade atrás do Pac-Man. Outro exemplo, foram alguns vídeos com cenas e montagens de Super Mario World, com música engraçada tirando sarro de coisas sobre o jogo, com cenas engraçadas e hilárias.

Após isso, houve um breve vídeo de Hideo Kagima falando sobre Metal Gear Solid e em seguida, foram tocadas músicas da série.

Na sequência, teve músicas de God of War e depois, de Legend of Zelda.

Tommy disse que o Brasil foi o segundo país que mais doou para o Kickstarter dos Álbuns Level 3 e Level 4. Sendo que durante o show, foi gravado aqui música de Monkey Island para a Edição de Colecionador de Álbum Level 3. São DVDs com coletâneas dos shows e músicas tocadas nas turnês.

Em seguida, outra música foi gravada para o Álbum Level 3 : Winds of Madness de Resident Evil 5.

Depois, teve-se Músicas de Earthworm Jim.

Com a apresentação de um breve vídeo sobre a música original do jogo Tetris, foi explicado que como era de origem russa a música, quiseram fazer uma homenagem : Uma versão ópera da música em russo. Contando com a participação da renomada cantora Jillian Aversa. E um fato curioso e interessante : tanto a cantora quanto o coro tiveram que aprender russo para fazer a apresentação.

Com essa apresentação de Ópera Tetris, encerrou-se o Primeiro Ato.

Após um breve intervalo de mais ou menos meia hora, o espetáculo foi retomado com o início do Ato Dois.

Começou com uma ópera de Final Fantasy 6. Vídeo passando nos telões enquanto a orquestra acompanhava e Jillian e o coro cantavam.

Após isso, seguiu-se com músicas de Uncharted 2.

Depois, foi dito que pelo kickstarter, uma das pessoas que contribuiu, teve o direito e honra de escolher um título para ser feito um vídeo e tocadas as músicas no evento. Assim, foi escolhido o jogo Cave Story, do Nintendo DS.

Passando para 007 Blood Stone.

Mass Effect foi o próximo do repertório, tendo músicas da série tocadas.

Para surpresa de muitos, League of Legends teve música tocada também, após o título de RPG acima.

Como esperado, Halo teve músicas tocadas também na sequência.

E meio que como uma “tradição”, foi tocada a música de Final Fantasy 7 – One Winged Angel (Versão Filme). Esta música esteve presente na maior parte das turnês no Brasil.

Emendando com os aclamados jogos Chrono Trigger e Chrono Cross – Scars Left By Time.

E encerrando com chave de ouro (e tudo pela ciência, claro), tivemos a música Still Alive do jogo Portal.

Concluindo então, este foi o repertório deste belíssimo show, onde vale frisar que não precisa ser necessariamente fã ou conhecedor de games para apreciar e curtir a orquestra tocando e as musicas em si.

Espero que tenha sido esclarecedor  este review e despertado o interesse em ir no próximo Video Games Live, que torço para que seja no ano que vem em sua décima turnê no Brasil !!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On