Video Games Live | A música nos jogos

Tommy Tallarico é o co-criador, produtor executivo e anfitrião do show. Sua vasta bagagem inclui ser membro do conselho da Game Developers Conference, governador da National Academy of Recording Arts and Sciences, além de ser dono de um estúdio, ter lançado cds e outros programas e shows.

Video Games Live – VGL é um show em que músicas de diversos jogos são tocadas por um contingente composto de uma orquestra, cantores, artistas individuais e um coro musical.

Trata-se de uma mistura de vídeos mostrados em telões ao mesmo tempos em que as músicas são tocadas, juntamente com explicações, performadas por artistas e jogo de luzes, tudo para criar uma experiência memorável. Este ano comemorou-se o 10º ano consecutivo em que a turnê passou pelo Brasil e sua apresentação foi, como no ano passado, no Teatro Bradesco que se encontra dentro do Shopping Bourbon. Juntamente com os Estados Unidos, o Brasil é o país com mais turnês do show e o único a ter apresentações por 10 edições consecutivas.

A orquestra presente no evento foi composta pela Filarmônica Villa-Lobos (como tradicionalmente é convidada desde a primeira edição do evento no Brasil), juntamente com a presença de Eimear Noone (também presente ano passado), a condutora da orquestra (maestra), cuja grande experiência inclui composição de músicas de Legend Of Zelda, e para a Blizzard com músicas de World of Warcraft, Starcraft 2, Diablo 3 e até do jogo em produção Overwatch, além de compor e conduzir para filmes e outros meios que não sejam jogos.

Contando também com a presença de Laura Intravia, que participa como convidada da Video Games Live desde 2009, formada pela Ithaca College e se graduou em 2009 em dois bacharelados: Music Composition e Voice Performance. Tocou músicas com flauta e vestida como link, além de vocal em mais músicas, incluindo até tocar piano juntamente com vocal.

O espetáculo é composto por dois atos como nos anos anteriores, tendo uma pausa breve entre eles. Neste ano, tiveram diversas novidades como, por exemplo, a participação do músico Moises Lima. Houve também algumas apresentações recorrentes de Final Fantasy e Portal, por exemplo.

VGL 01O começo do show contou com a apresentação de alguns Cosplays e votação da plateia para dizer qual preferiram. Após isso, Tommy entrou no palco e conversou um pouco com a plateia. Infelizmente, é necessário a compreensão do idioma inglês para entender e acompanhar tudo o que diziam e se passava no telão.

O show foi aberto em grande estilo com músicas de Castlevania. No telão passou uma coletânea de cenas dos inúmeros jogos da franquia no decorrer das músicas.

Em seguida, a plateia vibrou com músicas e vídeos da franquia de Megaman e quando  mal se acalmou e foi a vez de Metal Gear Solid 3.

Após isso, uma convidada foi apresentada: Laura Entravia, cuja participação no show data desde 2009. Cantou música de Kingdom Hearts enquanto no telão passava todos os personagens que apareciam no jogo, em suas versões originais. O vídeo terminou com a animação original do Mickey Mouse.

VGL SonicCom uma breve conversa, Tommy apresenta a próxima franquia a ser tocada: Sonic. Novamente, vídeo com uma retrospectiva dos diversos jogos lançados ao longo dos anos.

Neste ponto, é a vez de Donkey Kong Country de receber um tributo também. Foram tocadas músicas dos 3 jogos clássicos do Super Nintendo, mais os jogos subsequentes.

Não poderia faltar o já aclamado Elder Scrolls – Skyrim com suas belas músicas e grande base de fãs.

Outra apresentação conjunta e recorrente, mas mesmo assim sempre aclamadas, foram as músicas dos jogos Chrono Trigger e Chrono Cross com sua já esperada Scars Left by Time.

Novamente presente no show, como ocorreu ano passado, teve-se o prazer de ouvir a Ópera Tetris, com direito à vocal da Laura em russo juntamente com coro também em russo com a famosa melodia dos jogos Tetris. Todos tiveram que estudar e aprender russo para realizar esta apresentação.

Com isso foi feito uma breve pausa para as pessoas tomarem um ar e o pessoal dar uma descansada. Encerrou-se o ato 1. Na volta do intervalo, iniciou-se o ato 2 com um tributo à franquia Street Fighter, mas com um detalhe: homenagem ao Brasil com vídeos e imagens focadas no personagem brasileiro dos jogos – Blanka. Foi uma surpresa agradável.

Como todos imaginavam e esperavam, com a participação da laura Entravia, teve-se músicas de Legend of Zelda e ela tocando-as com sua flauta. Houve melodias de alguns títulos da franquia.

Jogos da Blizzard foram os escolhidos para a apresentação que se sucedeu. Primeiramente com Heartstone, houve vídeo com cenas de batalhas, arte e cartas do jogo. Completaram com World of Warcraft – Warlords of Draenor. Foi apresentada uma compilação de fãs tocando ou cantando covers da música Malach enquanto a mesma era tocada no palco.

Na sequência, veio uma agradável surpresa: melodias de Grim Fandango. A escolha foi bem recebida e aplaudida.

A franquia de Command and Conquer: Red Alert foi o foco da próxima apresentação. Mostrando cenas e tocando músicas desde o primeiro jogo até o ultimo desta série de RTS (Real Time Strategy).

Outra surpresa agradável: com a participação da Laura em uma apresentação de Ikko, ela tocou piano e ao mesmo tempo cantou, com cenas do jogo ao fundo nos telões.

VGL Phoenix Wright CosplayTommy conversou com a plateia e disse que a próxima apresentação seria de um jogo que foi votado pelos fãs entre a edição do ano passado e a deste ano. Mas disse logo que não era Top Gear. Porém, ao fim da conversa prometeu que traria Top Gear ano que vem. De acordo com ele, o segundo jogo mais votado foi Phoenix Wright, então este fora o escolhido para ser tocado naquele momento. Muita gente vibrou e se animou. VGL End

E para encerrar, duas apresentações recorrentes e sempre aclamadas e que viraram parte íntegra do show: arranjo de Final Fantasy VII – One Winged Angel. Mas que desta vez houve uma novidade: um convidado se juntou para tocar a música também, Moises Lima no violoncelo. Este brasileiro é integrante do grupo Família Lima e já tiveram álbuns lançados e participações com outros artistas conhecidos. Seu desempenho não deixou a desejar. Foi uma bela apresentação da música como um todo e uma honra terem um músico brasileiro convidado participando juntamente com a filarmônica. E para finalizar, como tem sido a assinatura de encerramento do evento nos últimos anos, teve-se a música Still Alive de Portal.

 

VGL Meet greetAo término do show, foi feito o Meet & Greet, onde Tommy Tallarico, Eimear Noone e Laura Intravia davam autógrafos e conversavam com o público. Assim ocorreu a edição do Video Games Live deste ano, e espero que tenham gostado desta compilação e se interessado em estarem presentes ano que vem!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On