Vida de Suporte | League of Legends

Sejam bem vindos ao League of Nerds… não, pera! hahaha

Eu sou o Casimiro, e para dar boas vindas a você, leitor e NERD, resolvi falar sobre um dos meus maiores passatempos nesses últimos dias. League of Legends. E nada melhor do que começar falando sobre uma discussão cabulosa pela qual todo jogador acima do lv 20 de invocador já teve em algum momento.

Será um problema apenas nos servidores brasileiros acreditar que ser o suporte, é o cara que vai morrer na line para que o seu Carregador (ADC) consiga sobreviver? Ou ele é o cara que precisa colocar sentinelas (wardar) no mapa inteiro e sozinho? Me deparei com essa questão em um grupo de discussão referente a League of Legends.

Esses e outros questionamentos me inspiraram a escrever um pouco sobre esse assunto, em forma de opinião pessoal, e não como a verdade absoluta a ser seguida cegamente. Qual é o real papel do personagem suporte? Parece um pouco óbvio mais vamos lá. Não é assim tão fácil quanto se acredita.

1004691_420117938098842_632259303_n

Eu consigo pensar em duas formas de se dar suporte em uma line dos Campos da Justiça. A primeira é baseada em personagens de função primária “suporte” que são mais frágeis. Cito dois personagens específicos. Sona, A Mestra das Cordas e Nami, a Conjuradora das Marés. Ambas são classificadas como personagens de Suporte Line,  e possuem habilidades um tanto quanto parecidas em quesito de equilíbrio. Alternando entre buffs (encantamentos como velocidade de movimento, velocidade de ataque, bônus de armadura e etc), cura, paralisação, redução de velocidade e ataques de baixo dano. Ainda sim, existem grandes diferenças entre elas, como por exemplo o fato da Nami ser um personagem muito mais agressivo do que a Sona, mesmo ambas serem feitas primordialmente para prestar suporte aos aliados, começando pela linha do carregador do time.

A segunda é baseada em personagens que possuem outras funções primárias, como Blitz, Lux, Volibear e até mesmo Warwick. Isso é variável de acordo com a jogabilidade em questão, e a forma com a qual os invocadores se adaptam as necessidades do time a qual pertence. Eu mesmo inclui o WW na lista, pois já precisei transformá-lo de Jungle (Caçador) a suporte no meio do jogo, investindo em itens de Vida e Armadura, para conseguir aguentar as porradas que meu ADC levaria. Dai chegamos a grande questão. Li o seguinte comentário: “Todo personagem precisa ter uma sentinela em seus itens”. E eu vos digo de forma simples. Depende do momento do jogo. Se uma Ashe ao sair da base, gastar 75 de gold para comprar uma sentinela, ela deixaria de comprar uma Faca de Doran. O que a tornaria um personagem não apenas frágil como também sem dado. O famoso personagem fracassado. Porém, o suporte também precisa fazer seus itens de forma concreta. League of Legends é um jogo de estratégia, na qual você modela seu personagem não baseado em modelos pré-dispostos, e sim, de acordo com a necessidade da jogabilidade.

lux

Infelizmente ainda teremos algumas boas falhas de jogador acontecendo, como uma Sona querer acumular Gold (farmar) matando as tropas da linha do Carry ou até mesmo, saindo sem uma sentinela da base em começo de jogo, gritando aos quatro cantos do mundo o quanto o Ezreal a qual presta suporte é ruim, por não conseguir fazer nada, já que o mapa não é seguro para um começo de jogo competente. E infelizmente isso não acontece apenas nos servidores BR (BR HU3 V1D4 L0K4) afinal de contas, nós invocadores, somos humanos, e humanos falham, não importa de qual país estejamos jogando.

Em breve: Vida de Caçador.

Nerd: Casimiro

Freelancer de Anti-Herói. Apaixonado por Mangás e HQ's e Rato de Livros. Vive a vida de seus personagens mais do que a própria. Aspirante a redator, Publicitário, Mídia e entendedor do Universo Marvel. Sonha em ter um lobo gigante.

Share This Post On