Viagem no tempo e a morte do The Flash

Será possível viajar no tempo?
Antes de explorar esta teoria, eu gostaria de explicar algumas coisas…

Nosso espaço é descrito em três dimensões, e para Einstein, o tempo é nossa quarta dimensão. No espaço, podemos ir para cima ou para baixo, para frente ou para trás ou para os lados, já o tempo convencionalmente se move apenas para frente em uma constante, onde uma hora será sempre uma hora, correto? Então… não é bem assim…

A grande maioria pensa que o tempo é uma constante sem a possibilidade de alongá-lo ou encurtá-lo, mas o físico Albert Einstein nos mostrou que essa constante é uma ilusão e que o tempo é sim relativo e ele pode variar para diferentes observadores dependendo da velocidade que eles estão se movimentando. Sei que pode parecer estranho o tempo estar de alguma forma relacionado a velocidade, mas vou tentar explicar melhor.

Não podemos negar que constantemente estamos viajando no tempo, pois durante a última hora você se moveu 1 hora para frente, mas a grande questão é: Será que podemos nos movimentar mais rápido ou mais devagar do que 1 hora por hora? Se nós viajarmos 1000 horas em apenas uma hora, estaríamos indo para o futuro? E se andarmos 0,001 hora por hora? Por mais que 0,001 hora por hora ainda é ir para frente lentamente, estaríamos andando bem mais devagar do que o resto, ou seja, estaríamos voltando no tempo… ou o resto do mundo é que estaria viajando para o futuro?

Pensar no tempo desta maneira é um loucura, eu sei, mas está longe de ser a parte mais louca da história. Um dos principais paradoxos relacionados a viagem do tempo é chamado de O Paradoxo do Avô, que diz mais ou menos o seguinte: Imagine um viajante do tempo que volta para a época em que seu avô ainda não havia conhecido sua avó e lá o viajante mata o seu avô. Com o avô morto, o viajante do tempo nunca teria nascido como deveria, e se ele não nasceu, ele seria incapaz de voltar no tempo para matar o seu avô, porque ele nunca nasceu… Louco, não? Este paradoxo está em muuuitas histórias como na trilogia De Volta para o Futuro, onde o Marty Mcfly quase faz seu pai não se casar com sua mãe. Este paradoxo está presente também no livro “A mulher do viajante do tempo” e esse é o livro que eu recomendo nesse post.

mulher-do-viajante

Para explicar melhor todas estas questões físicas relacionadas ao tempo e ao espaço, Albert Einstein desenvolveu uma teoria chamada de Teoria da Relatividade, que diz que tempo e o espaço são aspectos de uma mesma coisa chamado de “espaço-tempo”  onde há uma velocidade limite de 300.000,00 kilometros por segundo (aproximadamente) para qualquer coisa que viaja por ele. Em condições normais, a luz sempre está viajando neste limite, ou seja, a velocidade limite para se viajar pelo espaço-tempo é a velocidade da luz. Até ai ok…

A teoria da relatividade também diz que coisas surpreendentes acontecem quando você viaja pelo espaço-tempo especialmente quando sua velocidade está perto da velocidade da luz. Neste caso, o tempo andaria mais devagar do que as pessoas que ficaram para trás, mas você só notaria este efeito quando voltasse, onde encontraria as pessoas mais envelhecidas do que você. Digamos que você tinha 15 anos quando deixou a terra em uma nave espacial viajando em 99.5% da velocidade da luz e depois de cinco anos você volta para a terra. Quando você (que agora tem 20 anos) volta para a Terra, você encontraria todos os seus amigos 50 anos mais velhos de quando você saiu para a viagem… todos aposentados e curtindo os netos! O que foi 5 anos para você, foi 50 para seus amigos. Então, se sua viagem começou em 2008, você teria tido uma viagem de 5 anos para o ano de 2058, ou seja, você viajou no tempo em uma proporção maior do que 1 hora por hora… Segundo Einstein, isso será seria sim possível, mas você tem ideia da quantidade de energia que seria gasta para levar uma pessoa a uma velocidade próxima a velocidade da luz??? Então… basicamente eu poderia dizer que é algo como o BIG BANG (que gerou o universo) estourando a poucos metros de você, o que te desintegraria no mesmo instante… Só ai já deu para sacar a dificuldade disso, maaaass… ainda sim seria possível. E sabe qual equação pode ser usada para calcular essa energia? É somente a mais famosa equação do mundo!  E = mc^2\, que em em termos simples significa: E (energia em Joules) = M ( massa em quilogramas) · C (velocidade da luz, que é igual a 299792458 metros/segundo)²

Uma outra curiosidade também relacionada com Teoria da Relatividade e viagem no tempo é a morte de um famoso herói dos quadrinhos… o The Flash. Para salvar o universo ele começa a correr em volta de um canhão que está prestes a destruir tudo, mas para isso ele precisa ir além da velocidade da luz, e quando ele consegue,  ele começar a voltar no tempo e seu corpo se perde no espaço-tempo. Deem uma olhada no quadrinho abaixo…

space_time_flash

O mais bacana ainda é que no meio de diversas histórias da DC Comics, como no Super Man, aparece um grito do “The Flash” e parte do corpo dele aparece e desaparece por apenas um instante, para ilustrar que despois do seu “desapecimento”, ele fica viajando para todos os lugares do universo e para todos os tempos, passado, presente e futuro… Sensacional quem escreveu isso : )

Eu acredito que viagem no tempo para o futuro seja sim possível, mas não com os conhecimentos que temos hoje. Já viajar para o passado acho que vai ser faraonicamente mais difícil, e se algum dia isso for realmente factível, será que um viajante do tempo já não teria voltado para cá para dizer que isso sim seria possível?

Comentem!

Na lû egovaned vîn.

 

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On