Valerian e a Cidade dos Mil Planetas

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas estréia no Brasil no dia 10 de agosto e o pessoal está investindo pesado na divulgação do filme, Luc Besson e Dane DeHaan ficaram dois dias por aqui promovendo o filme.

Valerian_Texto05

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas foi baseado nas HQs de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières que tiveram seu inicio em 1967. O filme é de Luc Besson (roteiro – direção – produção), conhecido pelos filmes Lucy e O Quinto ElementoComo não conheço as HQs (fiquei com vontade de ler depois do filme – ponto positivo), e por isso não tenho como fazer uma crítica comparativa ou com base em algo, e não sei se nesse caso isso é bom ou ruim, porque pela primeira vez fiquei sem saber o que falar sobre um filme, cheia de dúvidas sobre o quanto ele foi bom ou ruim, onde acertou e errou. Podia até começar a falar que esperava mais do filme, mas esperava mais com base em que?!

Valerian_Texto01Valerian e a Cidade dos Mil Planetas como um todo é bom, porém os protagonistas Valerian (Dane DeHaan) e Laureline (Clara Delevingne) que deveriam ser as esValerian_Texto03trelas, não possuem química nenhuma, achei as expressões deles bem neutras e atuações questionáveis mas não vou entrar nesse mérito porque não conheço bem outros trabalhos deles e também não sou expert no assunto. Rihanna faz uma participação no filme como Bubble, e a química entre Valerian e Bubble é indiscutível, funcionou muito melhor do que com Laureline, é um dos momentos mais legais do filme, todas as perfomances dela são boas.

Já que entramos em algo bom, que funcionou, vou citar os pontos positivos do filmeValerian e a Cidade dos Mil Planetas tem um visual excelente, as cores, as características de cada ser que habita em Alpha ou fora dele é impressionante, a união de vários mundos. O planeta Mül é de uma beleza infinita, gostaria muito de passar uma semaninha por lá. O mercado onde a ação realmente começa é super interessante, os seres que lá vivem e vão conhecer também, o “mulequinho” com sua arminha de brinquedo rende uma cena bem engraçada e fofa.

Valerian_Texto04

É claro não podia faltar meu comentário mais cute, tem uns bichichos não lembro o nome deles =/ super fofos e que com certeza eu levaria um para casa comigo, tanto pela beleza e fofura como pelo que ele é capaz de fazer. Ele é um ser muito importante para os Müls, e posso dizer que o personagem mais valioso do filme, todos querem ele.

Valerian_Texto02

Li por ai que a HQ inspirou filmes como Star Wars, se é verdade ou não, não sei, mas eu vi algumas semelhanças sim e ainda me arrisco a dizer que vi várias “referencias” de Star Trek – Humanos e outros seres vivendo juntos, viagem temporal, naves, outros planetas, mas quem se inspirou em quem não sei, mas que tem referências tem. Por outro lado, com certeza Luc Besson deu uma passada em Pandora (Avatar, 2009) para produzir o filme, pois vemos algumas semelhanças entres os Na’vi e o povo do planeta Mül (Foram os protagonistas do filme ever), mas estes são muito mais evoluídos e possuem uma beleza única.

Valerian_Texto06

Em determinados momentos do filme, cheguei a me pegar na sala de casa assistindo Sessão da Tarde, comendo pipoca e assistindo Pequenos Espiões para adultos. Sim, o filme parece não ter sido produzido nem para crianças nem para adultos, tentou fazer algum tipo de meio termo que não rolou, eu olhava pra Valerian e Laureline e via dois adolescentes e não sei se era pra ser essa a ideia, eu tenho a impressão de que Valerian seria um homem sedutor e honrado/bravo/corajoso enquanto Laureline uma mulher séria e sexy sem ser vulgar, não que não tentaram fazer isso no filme, mas eu não consegui enxergar um homem e uma mulher.

Enfim, a estória é ótima, muito bem construída, mas para mim o problema foi a escolha dos protagonistas, não só pela falta de química. E dizem por ai que Luc Besson já tem o roteiro de uma sequencia pronto e estaria trabalhando num terceiro, por prazer, porque é realmente algo que ele gosta e acredita, não sei se vai vingar, mas poderia ter dado muito certo. E ai vai duas perguntinhas que não querem calar: Vale a pena assistir Valerian e a Cidade dos Mil Planetas? Sim, dá uma boa sessão da tarde. Vale a pena assistir o filme no cinema? Só se você quiser muito mesmo e tem que ir de coração aberto. 

Nerd: Andresa Viana

Share This Post On