Um mundo no seu bolso – FFXV Pocket Edition

Eu não fazia ideia de que isso iria acontecer até uma semana atrás. Eu estava navegando pela Play Store esperando encontrar algo para ocupar o tempo entre uma partida de Duel Links e outra quando vi a oportunidade de fazer o pré registro em Final Fantasy XV Pocket Edition. Admito que de primeira eu pensei que era apenas mais alguma das muitas formas de caça níquel do mercado mobile, mais um entre tantos MOBA’s, ou towers defenses ou match-threes… Pois é, que delícia de engano!

FFXV_POCKET_04

Eu gosto pra caramba de Final Fantasy, joguei um pouco de todos até jogar dezenas de horas de Final Fantasy XV no Xbox One. Me surpreendi com o tamanho do mundo e com a renovação da franquia que tanto precisava de um respiro e uma mudança. Final Fantasy XV apresenta tudo isso, mas só estava disponível para consoles. Pena, não?

Pois é, agora ele está saindo para computadores, pode ser jogado em até 4k se você tiver o computador ABSURDO que precisa para rodar. Mas se você não tem um pc violento, nem um console da última geração, como faz? Pois é, FFXV Pocket Edition está aí preenchendo essa lacuna! =)

Mas não é só um tapa buraco?
Eu fico muito feliz em dizer que NÃO! =D O jogo é divertido, tem sim mudanças significativas de tamanho do mundo, jogabilidade, e com certeza algumas side quests serão limadas nessa versão, mas o jogo continua sendo um Final Fantasy incrível, você ainda vai acompanhar Noctis, Igni, Prompto e Gladio em uma road trip animal enfrentando monstros e soldados em busca de respostas e, bom, não vou estragar todo o roteiro. =)

O jogo tem o cuidado de colocar pontos de referência próximos de onde eles estariam no jogo original, e até mesmo a atividade secundária de buscar ingredientes para que Ignis os cozinhe em pratos que são apresentados de forma fotorrealista (guardadas as devidas proporções, é claro) está presente!

FFXV_POCKET_01

Expectativa vs. Realidade?

O combate foi redesenhado, com a limitação de botões ele ficou bem mais automático, o que pode irritar alguns pela falta de controle, mas me pareceu uma saída muito honesta para não colocar um grande círculo na tela e uma dezena de botões, complicando o que foi descomplicado. Com alguns cliques e deslizar de dedos você tem um combate completo, saiba a hora de fugir, esquivar e tenha o timing para defletir os golpes e acertar os contra ataques e todas as lutas ficarão bem mais tranquilas!

FFXV_POCKET

O jogo é só maravilhas? Claro que não. Até por ser relativamente pesado (também deveras…) ele apresenta queda de performance, trava com alguma frequência e eu estou enfrentando um pequeno problema de crash no load do jogo atualmente. Então, sim, tem seus problemas, mas a maior parte dos celulares populares vai conseguir rodar sem maiores dificuldades, lembrando que ele lançou há menos de uma semana, então, updates estão vindo!

O jogo não é gratuito e pode frustrar uma parte das pessoas que preferem gastar dinheiro em micro transações ou não gastar dinheiro nenhum. Bom, o jogo oferece uma alternativa a isso. Como o game completo é absurdamente pesado (para celulares, um jogo de 8GB é inconcebível) a Square dividiu o jogo em capítulos. O primeiro capítulo, que rende quase uma hora de jogo honesto e bem divertido é gratuito e pode te dar uma ideia de como o jogo se desenrola. Caso você não goste, não precisa comprar mais nada.

Cada capítulo pode ser comprado a parte ou você pode comprar o jogo inteiro por aproximadamente 70 reais. (estou me baseando em valores da loja americana, então não posso passar os valores exatos agora)

FFXV_POCKET_03

Minha sincera opinião! É sensacional, para um jogo de celular, single player, é muito mais do que eu poderia esperar, além de tudo, é a experiência de jogar FFXV reduzida para caber no meu bolso e de forma bem satisfatória. Vou sim comprar o pacote completo e faço um comparativo do resultado final quando eu fechar as duas versões.

O jogo ainda apresenta falhas, e eu não vou passar pano para elas. A quantidade de crashes foi bem irritante, o jogo consome um espaço considerável do seu celular e drena a bateria. Mas no geral, a experiência foi MUITO positiva…

Recomendo a todos que baixem ao menos o primeiro capítulo para definir se gostam ou não, ou até mesmo para você que queria jogar o mas não possui um videogame atual ou uma máquina tão potente…

No fim, a decisão é toda sua. Mas esse jogo representa bem a sua contraparte de videogames. Sendo um Final Fantasy para fãs e para novos jogadores.

Nerd: Matheus Farina

Após 24 verões, descobriu que não há pote de ouro no fim do arco íris... Como sua mãe sempre disse que ele escrevia bem, decidiu que queria fazer isso para viver, mas como a empresa de luz não aceita cartas como pagamento, está um pouco difícil.

Share This Post On