Twitch: Choque do Trovão.

Pokemon não é um jogo. Não é um desenho, muito menos um filme. Pokemon é uma entidade poderosa que subjugou o planeta há mais de uma década baseado em um conceito mais que simples: rinhas de galo. Claro, na visão japonesa. Você pode não ter jogado/assistido/ lido mas com certeza já viu alguma menção e sabe do que se trata. Pikachu é o próximo na calçada da fama.

Sem me delongar demais, muitos já devem ter visto o fenômeno bizarro e incrível que aconteceu no Twitch mas para quem não sabe: o Twitch é uma plataforma de streaming. Eis que alguém lá teve a mais brilhante e estúpida ideia que poderia ser concebida no plano astral gamer: e se eu colocasse Pokemon Red (aquele primeiro, em branco e preto mesmo, do game boy) para várias pessoas jogarem ao mesmo tempo? Milhares de pessoas controlam o jogo pelo chat, e cada “teclada” equivale a um comando: up, down, left, a, b etc. Twitch Plays Pokemon.

Tinha tudo pra dar errado, e acho que por isso deu mais que certo. Nos picos, a jogatina atingiu quase 100 MIL PESSOAS jogando simultaneamente e, pra quem foi conferir, parecia um jogo antigo sobre esquizofrenia e epilepsia, já que o personagem não parava de girar em seu próprio eixo por muitos minutos.

E eles conseguiram terminar o jogo, após mais de 177 horas. Ainda não dá pra entender como isso aconteceu, mas espero logo mais tentar. Não só isso, também já terminaram o Cristal (da era Game Boy Advance). E vão partir pro Emerald.

O fenômeno tem várias conotações sociológicas e filosóficas pela sua própria impossibilidade. Diz muito, aliás, sobre a democracia ocidental.  Também inverteu o conceito de Massively Multiplayer Online e só reforça o potencial da internet.

Acima de tudo, só consigo pensar em uma coisa: imagine cem mil pessoas gritando para o seu cachorro sentar ou para o seu vereador favorito não fazer merda. Ao mesmo tempo. Ao vivo.

Pra quem não sabia, tem muito artigo bacana detalhando o processo. Só achei que vocês precisavam saber 🙂

 

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On