Twilight Imperium: Erga seu Império na Galáxia

Quem irá prevalecer nesta disputa intergalática por poder? Qual raça irá clamar o trono imperial, seja através de guerras, diplomacia ou progressão tecnológica?

Twilight Imperium é um jogo de construção de império épico em que cada jogador representa uma das raças da galáxia que visam o Trono Imperial. Para conseguir este feito os participantes precisam expandir seu império conquistando mais planetas; obter mais recursos; ter mais influência diplomática; pesquisar novas tecnologias para auxiliá-los.

Twilight Imperium 03O objetivo do jogo é acumular 10 pontos de vitória primeiro. Como se faz isso?

É necessário cumprir as exigências das cartas de objetivo.

No começo do jogo, cada jogador recebe uma carta de objetivo primário que apenas ele pode ver,  ao completá-la a carta é revelada  e ganha-se um ponto de vitória. Após isto ser feito, este jogador recebe uma carta de objetivo secundário, que é mais difícil que o primário, contudo, vale 2 pontos de vitória se completá-lo. Note que a qualquer momento um jogador pode abdicar de seu objetivo primário, descartando-o e pegando uma carta de objetivo secundário.

Para se iniciar o jogo deve-se montar o tabuleiro, ou seja, deve-se construir a galáxia em que se passará o jogo. Todos os jogadores participam desta etapa -  de colocar o hexágono individual (referido como um sistema) no tabuleiro – respeitando as regras de acomodação. Pense como um quebra-cabeça em que se monta a galáxia do jogo. Feito isso, o jogo inicia.

Twilight Imperium 01O jogo possui um sistema de escolha de ações únicas que define a ordem dos jogadores a cada turno.

Como funciona?

8 cartões de estratégia numerados de 1 a 8, cada um deles possibilita o jogador a realizar uma ação específica sem custos e, ao mesmo tempo, permite que os outros jogadores realizem uma ação secundária com algum custo. A numeração destes cartões é que determina a ordem em que os jogadores agem no turno. Sendo que o cartão 1 joga primeiro e o cartão 8 joga por último. A escolha dos cartões é feita em sentido horário, começando pelo jogador que possuir o marcador de primeiro jogador. Sendo que as estratégias são: Warfare (assuntos de guerra), Political (política), Trade (comércio), Initiative (iniciativa), Imperial, Logistics (logística), Diplomacy (diplomacia) e Technology (tecnologia).

As ações de cada jogador são intercaladas, ou seja, cada participante realiza uma ação e passa a vez para o próximo, até que todos tenham abdicado de realizar ações naquele turno, assim,  passa-se para a fase de encerramento do turno. As ações possíveis de um jogador são agrupadas por categorias:

- Ação Estratégica: Durante o turno, cada jogador deve, em algum momento, realizar a ação da sua carta estratégica. Primeiro resolvendo a parte primária e em seguida a parte secundária que envolve os outros jogadores.

- Ação Tática: Na ação tática, cada jogador pode realizar uma dentre as seguintes ações ao ativar um sistema – mover naves para o sistema, tiros de PDS, combate espacial, aterrissagem planetária, combate de invasão, ou produzir unidades.

- Ação de Transferência: Um jogador pode ativar dois sistemas adjacentes que contém apenas unidades pertencentes a eles, além de poder remanejá-las entre ambos e produzir novas unidades.

- Passar: caso o jogador não queira mais usar marcadores de comando da sua reserva, ou não tenha mais marcadores para usar, ele passa a vez. Quando se passa a vez, aquele jogador não pode mais realizar ações naquele turno.

Após todos os jogadores passarem, inicia-se a fase de status: checa-se a legibilidade de objetivos, conserta-se naves danificadas, remove-se marcadores de comando do tabuleiro, habilitam-se cartas de planetas usadas, recebe-se uma carta de ação e 2 marcadores de comando, são redistribuídas as áreas de comando, e devolvidos cartões de estratégia.

Twilight Imperium 05O jogo possui um sistema de diplomacia em que as leis devem ser votadas pelos jogadores, ou seja, são os participantes que decidem  se as leis  vão ou não afetar o jogo, ou ainda, como irão afetar.

A votação funciona da seguinte maneira: a quantia de votos que cada jogador possui depende da influência dos planetas que comanda. É bem interessante essa parte pois faz com que a parte política do jogo tenha um grande impacto nele e o torna bem interativo e estimulante. Alianças, acordos e promessas são constantemente feitos e quebrados. Mas, o legal é que: se acordos são quebrados o resultado disso pode acarretar em quebras de outros acordos comerciais levando a prejuízos.

Cada raça presente no jogo difere da outra, pois cada uma possui habilidades, vantagens ou desvantagens únicas. Então, o estilo de jogo para cada raça torna-se muito diferente. O interessante é pensar e descobrir métodos diferentes de se jogar com determinada raça.

Outro sistema legal do jogo está nas tecnologias, em que todos os jogadores podem ter acesso à uma enorme quantia de tecnologias que melhoram unidades ou habilitam novos efeitos para o jogador. Tais tecnologias utilizam o sistema de  progressão de “árvore”, em que tecnologias mais fortes  e versões aprimoradas tem como requerimento outras tecnologias, ou seja, para que adquirir uma destas versões mais intensas é preciso obter antes uma, duas ou até três das outras tecnologias mais fracas.

Twilight Imperium 06O jogo é muito bom e rico em regras, detalhes e complexidade. Excelente para aqueles que gostam de jogos densos, de guerras, de estratégia, etc. Mas, um ponto que pode ser negativo, é que o jogo as vezes demora para ser preparado. Explicar as regras pela primeira vez leva algum tempo e, principalmente,e cada partida dura várias horas. Então, se não há bastante disponibilidade de tempo para jogar, ou se não há intenção de passar horas à fio em um mesmo jogo, não aconselho Twilight Imperium.

Fora isso, o jogo é altamente recomendado, e desejo uma ótima disputa pelo trono imperial, muitas batalhas e intrigas pela galáxia para todos!

Nerd Review - Nota

Entre para o nosso grupo no Telegram
Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On