TVD Forever | Review do Series Finale

“Essa vida será boa e bonita. Mas não sem um coração partido. Com a morte, vem a paz. Mas, a dor é o custo de se viver. De maneira que o amor é o como sabemos que estamos vivos.”

Olá gente, tudo bem? Espero que sim. Tá certo que tá difícil de superar esse fim de The Vampire Diaries, mas o que fica são as lembranças de momentos especiais com a série. O texto pode conter spoilers de todas as temporadas.

tvdfinale01

Acompanhar uma série de TV é como estar em um relacionamento. Existem altos e baixos, momentos ruins e bons. Algumas vezes queremos terminar esse compromisso e deixamos a série de lado, mas também há os momentos em que reatamos e seguimos em frente. É um longo caminho até o final feliz. E nos últimos oito anos foi assim com The Vampire Diaries.

Em setembro de 2009 ia ao ar no canal The CW o primeiro episódio de The Vampire Diaries, a série chegou no mercado rotulado como uma versão pra TV imitando um hit do cinema na época, Crepúsculo. Depois de assistida pelo público, a série perdeu esse rótulo e explodiu como um grande sucesso. Nesse período somos introduzidos a Mystic Falls, cidade do interior do estado da Virginia aterrorizada por diversos seres sobrenaturais. Fomos levados a conhecer a vida de Elena Gilbert (Nina Dobrev), que algum tempo depois de passar pelo trauma de perder os pais num terrível acidente de carro, conhece o intrigante Stefan Salvatore (Paul Wesley) e o seu irmão “bad boy” Damon Salvatore (Ian Somehalder) que há muito tempo já disputaram o amor de uma mulher, Katherine Pierce que se parecia exatamente igual a Elena (quem não se lembra do quão divertido era ouvir e falar Doppelgänger?).

Também conhecemos personagens incríveis como Caroline Forbes (Candice King), Matt Donovan (Zach Roering), Bonnie Bennet (Kat Graham), Alaric Saltzman (Matthew Davis), Jeremy Gilbert (Steven R. McQueen) e Tyler Lockwood (Michael Trevino). Entre vampiros, bruxas, lobisomens, caçadores, híbridos e humanos – Matt que o diga – somos apresentados a diversas ameaças e problemas desse mundo sobrenatural. Presenciamos vários excelentes arcos e vilões – alguns não tão excelentes assim – a melhor bitch que você respeita Katherine Pierce, Klaus Mikaelson e sua família de vampiros originais, o primeiro imortal do mundo Silas e sua ex-namorada louca desesperada por vingança Qetsiyah, os caçadores, a sociedade secreta de Augustine, o ressentido vampiro Enzo, os viajantes, o clã dos Gemini, o maravilhoso e sarcástico bruxo sifão Malekai Parker, a mamãe Lily Salvatore e sua “família” de hereges, a caçadora Reyna Cruz, as sereias Sybil e Seline e Cade, o próprio demônio.

São muitas histórias e ameaças que fizeram com que os personagens crescessem e evoluíssem. Com o passar do tempo tivemos que (com lágrimas nos olhos e uma dorzinha no coração) dizer tchau para alguns personagens. Foram muitos os que passaram pelas histórias dos nossos amados vampiros, foi difícil ver a Liz Forbes (Marguerite MacIntyre) partir, a lenda Katherine Pierce morrer e chegamos até ter que dizer adeus para a protagonista Elena! Foram muitos altos e baixos. Mas chegamos por fim na última temporada dessa série que marcou a adolescência de tantas pessoas.

The Vampire Diaries nos entrega uma ótima oitava temporada, acostumados a descartar o elemento da morte por tanto ver personagens voltarem a vida, essa característica não incomoda e até traz uma surpresa quando um personagem importantíssimo morre de verdade no último episódio. A série já vinha de um arco excelente com os hereges, Lily Salvatore e a caçadora Reyna, mas fomos premiados com um vilão interessante e peculiar para essa última parte, Cade, o próprio demônio e suas ajudantes as sereias Sybil e Seline.

Nos últimos episódios ideias surpreendentes foram mostradas e fizeram com que o coração já comece o pesar de saudade, como no episódio que se passa na cabeça do Damon e que traz de volta personagens que amamos e sabemos que iremos ver pela última vez. Os três últimos episódios têm um ritmo acelerado e faz com que não paremos de especular como as coisas vão acabar. A grande ameaça de ter Mystic Falls destruída, o casamento de Stefan e Caroline e a volta de dois dos melhores vilões da série Kai e Katherine nos leva a querer mais.

É interessante ver pela última vez um Stefan sedento de sangue, sem escrúpulos e sem sentimentos. O contraste com a nova personalidade de Damon adquirida ao longo dos anos e proveniente de um grande esforço para se tornar um bom par para Elena é curioso e encantador de se ver. Podemos ver mesmo que por uns segundos uma Bonnie feliz e completa com o amor de Enzo, a personagem está brilhante e se mostra forte, tanto em sua personalidade quanto no seu papel para o desfecho. A família totalmente disfuncional de Caroline, Alaric e suas menininhas fofas entregam cenas extraordinariamente bonitas por sua simplicidade. Além disso, o drama enfrentado por Caroline e seu relacionamento com Stefan é cativante, nos emociona e entrega uma cena de interação final que arranca lágrimas dos olhos.

tvdfinale03

É inegável o desenvolvimento do relacionamento entre os irmãos Salvatore, e no momento em que Stefan toma a cura, somos confrontados com toda a brutal realidade da consequência dos atos dos vampiros. Ver Stefan lidando com tudo isso é muito emocionante, a culpa e sua busca por redenção, o faz traçar um caminho que é crucial para o desfecho da história. O retorno de Elena é orgânico e natural, a personagem não volta de maneira deslocada.

E eis que chega o final. Sem casamentos, gravidez ou felizes para sempre, não nessa vida. Agridoce, triste, lindo. Quando “Never Say Never” do The Fray começa a tocar é quase impossível não ter lágrimas nos olhos. Foi intenso, encantador, triste e sincero. The Vampire Diaries tem um final digno da série e de tudo o que ela representou para seus fãs. É impossível não ter sentido toda a nostalgia desses últimos episódios da série. Todos nós nos sentimos épicos e TVD vai morar para sempre em nossos corações.

tvdfinale02

P.S. Peço perdão por todas as emoções dessa review, mas não teria como ser de outro jeito. Não com TVD.

Não esqueça de se inscrever na nossa Mail List colocando seu e-mail abaixo!

Nerd: Gabryel Oliveira

Share This Post On