Procure tesouros, obtenha ajuda mágica ou mesmo ajudantes valiosos para isso, depare-se com desafios complicados. Você tem o que é necessário para trazer as riquezas para o seu reino?
O jogo Treasures and Traps é um card game de aventura, onde cada jogador é um aventureiro que busca riquezas para o seu reino. Sendo que cada um escolhe um tipo de aventureiro para jogar (cartas de classes) e cada um tem habilidades únicas.
Utiliza-se um deck único para todos, em que os participantes compram cartas do mesmo lugar, não havendo assim, baralhos individuais. Há diversos tipos de cartas:
– Itens: Há dois tipos de itens – os itens em geral, com inúmeras funções (desde poções, magias e objetos) e tesouros.
– Tesouros: há cartas de tesouros Copper (Bronze), Silver (Prata) e Gold (Ouro), e o objetivo do jogo é conseguir ter em seu reino pelo menos um tesouro de cada raridade.
– Lugares: cartas que ficam no seu reino para te ajudar de diversas formas. Sejam bônus, proteções, etc.
– Ajudantes: cartas de companions são indivíduos que auxiliam na sua aventura. Todos dão algum bônus para te ajudar na jornada e ficam ao seu lado em seu reino.
– Eventos: cartas que ficam na mesa afetando todos os jogadores. Alguns são bons, mas em geral os eventos impõe obstáculos para todos.
– Armadilhas: cartas usadas para atrapalhar os outros jogadores, afinal… ser um aventureiro e explorar lugares vêm com o risco iminente de cair em armadilhas!
– Portas: assim como as armadilhas, todo lugar que se explora portas fechadas aparecem para bloquear seu caminho.
– Criaturas: cartas de criaturas são parte dos desafios do jogo – elas geralmente roubam ou destroem itens e outras cartas dos jogadores. E se são derrotadas depois, consegue-se pegar o que elas haviam roubado.
– Surpresa: Estas cartas são as únicas que podem ser usadas fora da sua vez como reação à alguma outra carta sendo usada por outro jogador.
No turno de cada jogador, tem-se direito à duas ações. que podem ser – colocar uma carta em jogo ou remover uma carta de jogo. Todas as cartas tem duas características: um valor de entrada (Enter) e um valor de saída (Exit). Sempre que tenta-se colocar uma carta em jogo, precisa-se rolar um dado (de 6 faces) e obter um valor maior ou igual ao definido na carta. Se for menor, falha-se e a carta é descartada sem ter efeito nenhum e se obteve sucesso, a carta entra em jogo e resolve-se seu efeito.
A segunda opção de ação é tentar remover uma carta de jogo, todas as cartas que ficam em jogo podem ser removidas com um sucesso em um teste de Saída (Exit). Caso a rolagem do dado seja igual ou superior ao valor de saída da carta visada, ela é removida do jogo e vai para a pilha de descarte. Uma regra interessante é sobre experiência: sempre que se falha em remover uma carta do jogo, você pode colocar um marcador de experiência na carta para tentativas consecutivas para remover aquela carta. Insistir na mesma ação de remoção torna tentativas seguidas mais fáceis de obterem sucesso, pois cada vez em sequência que se tenta, ganha-se um bônus de +1 na rolagem do dado (por exemplo: um tesouro tem um valor de 6 de Saída, então gasta-se uma ação para tentar remover ele do jogo, mas tirou-se 4 no dado. A tentativa falhou mas optou-se por tentar novamente, então agora é preciso tirar 5 no dado para ter sucesso). Com exceção das cartas de classe de cada jogador. todas as outras podem ser removidas de jogo!
O jogo flui bem e pode resultar em situações bem engraçadas com os eventos e outras cartas. Comporta de 2 à 6 jogadores e dura em média 30-40 minutos cada partida.
Então junte seus amigos, e boa aventura para todos!
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