Top 25 música de amor – parte 4 (do 10 ao 6)

Finalmente voltamos pra nossa penúltima jornada rumo às melhores canções de amor de todos os tempos! Vamos ao número 10!

 

10- Ain’t no mountain high enough (Marvin Gaye e Tammi Terrell)

Compositores: Nickolas Ashford e Valerie Simpson
Álbum: United
Ano de Lançamento: 1967

 

Lançado em 1967 essa obra-prima composta por Nickolas Ashford e Valerie Simpson foi eternizada pelo fantástico duo entre Tammi Terrell e o grande Marvin Gaye! Uma das maiores gravações da história da Mowtown – gravadora voltada aos artistas negros, que mudou para sempre o mercado fonográfico dos Estados Unidos – essa bela canção se sustenta pela bela combinação de vozes no dueto e por sua letra derramada:

There ain’t no mountain high enough
Aint no valley low enough
Aint no river wide enough
To keep me from getting to you, babe

Apesar do amor claríssimo, tem um trecho da canção que nos faz questionar se o amor é recíproco:

Remember the day
I set you free
I told you could always count on me darling
From that day on, I made a vow
I’ll be there when you want me
Someway, somehow

Talvez seja uma declaração de amor ainda mais poderosa se considerarmos que não é correspondida. De fato uma bela canção.

A música teve uma famosa regravação da Diana Ross, que vale ser mencionada, mas que não chega a ser tão boa quanto a original.

 

9- Here, There And Everywhere (The Beatles)

 

Compositores: John Lennon e Paul McCartney
Álbum: Revolver
Ano de Lançamento: 1966

E a maior banda de todos os tempos aparece de novo na lista (e não será a última vez), Here, There And Everywhere é uma composição de Paul McCartney do brilhante álbum Revolver e é uma das mais belas canções de amor já gravadas.

A letra é de uma delicadeza profunda, procurando o amor nos mínimos detalhes, proporcionando-nos belezas poéticas como: “Changing my life with a wave of her hand“, que mostra a importância suprema da amada para esse homem.

O instrumental é suave e a melodia é conduzida de maneira lenta, tudo como se fosse um suspiro apaixonado, criando uma das mais belas declarações de amor já feitas. Isso é McCartney no seu auge senhoras e senhores, só nos resta as palmas!

 

8- My Girl (The Temptations)

 

Compositores: Smokey Robinson e Ronald White
Álbum: single
Ano de Lançamento: 1964

The Temptations foi a primeira boy band da história, olhem pra eles, usavam a mesma roupa, cantavam e dançavam juntinhos, uma perfeita boy band, a não ser por um pequeno detalhe, tinham real qualidade musical.

My Girl foi número 1 na Billboard, um sucesso absurdo em 1964 e regravada centenas de vezes por um sem número de artistas (destaque pra linda versão de Otis Redding), mas a versão definitiva sempre será a original, com a sua introdução poderosa e facilmente reconhecível, seguida da voz lindíssima de David Ruffin.

A música foi composta por Smokey Robinson e Ronald White, dois membros de outro grupo, Os Miracles. A música deveria ter sido gravada por eles, mas Smokey se encantou com a voz de Ruffin e achou que seria um sucesso muito maior caso fosse gravada pelos Temptations, e ele estava certíssimo. É bom destacar que My Girl é mais uma música da Mowtown, mostrando a grande importância da gravadora para a música popular do século XX.

A letra é uma bela declaração de amor, bem simples, mas eficaz, destacando-se principalmente os famosos versos iniciais:

“I’ve got sunshine on a cloudy day
When it’s cold outside
I’ve got the month of May
I guess you’ll say
What can make me feel this way
My girl

 

7- Bizarre Love Triangle (New Order)

clipe da versão original de 1986

 

versão de 1994

 

Compositores: Gillian Gilbert, Peter Hook, Stephen Morris e Bernard Sumner.
Álbum: Brotherhood
Ano de Lançamento: 1986

Uma das músicas símbolo do New Order, Bizarre Love Triangle é uma belíssima canção de amor com uma abordagem um tanto diferente das demais desta lista.

Aqui temos um amor não convencional, o “eu-lírico” está apaixonado por uma mulher casada (ou talvez ele seja casado, é difícil de definir) e deixa claro que ela também sente alguma coisa, mas nenhum dos dois parece ter a coragem de quebrar esse triângulo amoroso. A letra é um tanto quanto desesperadora, o que percebemos no refrão:

Every time I see you falling
I get down on my knees and pray
I’m waiting for that final moment
You’ll say the words that I can’t say

Toda vez que vejo você caindo
Eu fico de joelhos e rezo
Eu estou esperando pelo momento final
Em que você dirá as palavras que eu não consigo dizer
Ou seja, ele não tem a coragem de assumir esse amor, mas sente que está machucando a pessoa amada e espera covardemente que ela quebre este ciclo.

A música possui várias versões, coloquei aqui duas, a original com o clipe que ficou bem famoso e a versão de 1994, que é a minha favorita. O que vocês acham? Qual a melhor?

 

6- God only knows (The Beach Boys)

 

Compositores: Brian Wilson e Tony Asher
Álbum: Pet Sounds
Ano de Lançamento: 1966

Finalmente chegamos ao final da penultima parte desta lista. God Only Knows é uma das mais belas canções de amor de todos os tempos, caramba, Paul McCartney uma vez declarou que era A mais bela de todas as canções! Gravada para a obra-prima dos Beach Boys, o álbum Pet Sounds, comumente considerado o segundo melhor já gravado em todos os tempos, é uma clássica canção de amor, com um clima etéreo proporcionado por um delicado instrumental, recheado de pequenos sons típicos da sonoridade dos Beach Boys e do seu compositor mais genial, Brian Wilson (e das grandes bandas da década de 60). O famoso trabalho vocal da banda se destaca aqui também, deixando a canção ainda mais memorável.

A letra é uma declaração de amor padrão, mas muito mais profunda, com o apaixonado dando segurança à amada, enquanto mostra a plenitude de seu amor.

If you should ever leave me
Though life would still go on believe me
The world could show nothing to me
So what good would living do me

God only knows what I’d be without you

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On