Todo dia é tempo para Ano Novo!

Olá NNs!

Fiquei pensando por alguns dias se escreveria alguma mensagem de Natal ou de Ano Novo aqui para o site. Tinha dúvidas pois eu não gostaria de escrever algo que não acrescente nada a vida de uma pessoa que seja.

E como todo os anos, dos últimos 10 anos pelo menos, observei uma “porrada” de pessoas avaliando seu ano: foi maravilhoso, foi uma porcaria, foi “mais ou meeeeenos, mais ou meeeeenos”.

Bem, eu imagino que neste ano você: foi magoado por alguém, magoou alguém, conquistou algo ou alguém, perdeu algo ou alguém, teve um momento de felicidade tão extrema que gostaria que não acabasse nunca, se sentiu tão triste que teve certeza que isso não iria passar nunca, culpou os outros pelos seus fracassos, não reconheceu todos que te ajudaram nos seus sucessos e infinitos momentos que são tão típicos para todos mas tão peculiares ao mesmo tempo.

Eu não sei se você é rico ou pobre, NERD ou não, bonito ou feio, sortudo ou azarado. Mas sei que você, assim como toda a população do mundo, não controla o que acontece em sua vida. Tudo o que você pode controlar é como você irá reagir ao que acontece na sua vida.

Já dizia Lulu Santos: “Tudo que se vê não é / Igual ao que a gente / Viu há um segundo / Tudo muda o tempo todo / No mundo“.

Nós nunca sabemos quando tudo vai mudar. Geralmente as melhores (e as piores também) coisas nos pegam de surpresa, quando a gente nem imaginava que algo poderia acontecer. E tudo irá depender de como você irá reagir a elas. Aproveitará o momento ao máximo, irá se entregar a dor?

Ontem assisti ao filme “The Impossible” (O Impossível). Conta a história de uma das muitas famílias que enfrentaram o Tsunami na Tailândia em 2004. Contra todas as possibilidades eles sobreviveram e se encontraram. Pra mim, no dia que eles se viram novamente não foi somente seu ano novo, mas toda a sua vida nova. Ao assistir ao filme, 2 coisas realmente ficaram na minha cabeça: NADA, absolutamente NADA acontece por acaso e que não devemos desistir nunca. Creio que a parte de “nada ser por acaso” está totalmente ligada ao não desistir, pois por mais que aquela família contasse com todas as coincidências do mundo para se encontrarem da maneira como o foi, se apenas UM deles tivesse desistido pela sua busca, nem mesmo todos os acasos do mundo os colocariam juntos novamente. Meio que “o universo conspira a seu favor”, mas só se você der uma forcinha meu caro.

o-impossivel-naomi-watts-tom-holland-monster-pop

O que quero dizer com tudo isso? Que você não precisa esperar o dia 31 de Dezembro pra deixar para trás seus erros, dúvidas e quaisquer coisas que te segurem. Você pode e deve fazer isso todos os dias!

Acredito eu, que a virada de ano é apenas uma forma de nos “forçar” a renovar. Pois todo mundo precisa disso, de um gás novo, renovado. Então se você não consegue fazer um “ano novo” em qualquer data, que tal usar a data oficial para tentar começar?

Termino meus pensamentos, com um dos textos mais bonitos de Carlos Drummond de Andrade e com o vídeo que produzimos há 1 mês sobre mudanças. Espero que seu 2014 seja fenomenal, principalmente se você conseguir fazer de cada dia desse novo ano, um ano novo. FELIZ ANO NOVO!

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On