Tiu Tolkien e seu legado imortal!

Aiya, nerdaiada! Hoje vou falar um pouco de John Ronald Reuel Tolkien, ou apenas JRR Tolkien, que escreveu Silmarillion, Contos inacabados, Os filhos de Hurin, A série “The history of Middle Earth” que por sua vez é dividido em doooze livros, mas o maior presente que eles nos deu foi o Hobbit e o Senhor dos Anéeeis! Estes são apenas os livros dele escritos em cima do universo de Ëa, mas ele escreveu muuuuito mais! Ele escreveu sobre estruturas de contos de fadas, poemas, histórias infantis, outras fantasias e assim vai…

tolkien_pipe

Tiu Tolkien nasceu na Africa do sul em 1892. Sim, ele é sul Africano! País que, de acordo com o conhecimento mais recente, é o berço da Humanidade, e por dar a luz ao Tolkien, é também o berço de “seus” Elfos, Anões, Valar, Orcs, Dragões, Istari, Ents, Ainur, Hobbits, Trolls e mais uma porrada de raças, sendo que grande parte delas ele se inspirou em mitologias europeias. Depois da morte de seu pai, sua mãe volta para a Inglaterra e leva Tolkien e seus irmãos juntos. Lá ele estuda principalmente línguas germânicas, anglo-saxãs e literatura clássica. Ele serve na primeira guerra mundial como fuzileiro, não pára de escrever nem debaixo de bala, conhece o amor de sua vida, Edith, se casa e depois de pegar uma doença ele é dispensado do serviço Militar.

Tolkien continua com estudos em línguas e entra na faculdade de Leeds e pouco tempo depois, se torna professor de língua inglesa e literatura na universidade de Oxford. Em suas horas vagas, Tolkien se juntava à um grupo de escritores chamado “The Inklings” em um bar próximo (que você até pode visitar hoje em dia) e entre seus membros, está nada mais nada menos do que C.S. Lewis, que escreveu todo o universo de Nárnia e tem até um livro da amizade dos dois. Só imagina esses dois caras juntos discutindo fantasia! Meo deeeos! E é neste bar que ele escreve as primeiras linhas do que hoje veio a ser tornar o Hobbit, que conta a história de Bilbo Baggins e seu pé peludo em uma aventura épica até a montanha solitária juntamente com Gandalf e os anões Fili, Kili, Oin, Gloin, Dwalin, Balin, Bifur, Bofur, Bombur, Dori, Nori, Ori, E Thorin Escudo de Carvalho. É anão pra caramba… E apesar de ser apenas um livro, o Hobbit foi dividido em três filmes.

Durante os anos que seguem, Tolkien começa a escrever o que veio ser sua obra prima e sua eternização… o Senhor dos Anéis, que foi inspirado em antigos mitos nórdicos como ‘Beowulf’. Como um bom linguista, Tolkien criou QUATORZE línguas artificiais, sendo que duas delas, o Quenya e o Sindarin você pode aprender e sair falando como um verdadeiro elfo :3 O Sindarin é a língua que mais aparece nos filmes, principalmente entre Arwen e o Aragorn. Uma das poucas partes que se fala em Quenya no filme é quando Saruman entoa um encantamento para que a montanha Caradhras caia e bloqueie o caminho da sociedade do anel, o que obriga eles a irem por debaixo das montanhas da névoa, pelas minas de Mória! Ai vocês já sabem o que acontece…

Em 1954 o livro ‘A sociedade do Anel’ é publicado e ‘As Duas Torres’ e ‘O Retorno do Rei’ no ano seguinte, acabando assim a obra que o imortalizou, mas que é apenas uma ínfima parte de todo o universo criado por ele. Os livros entraram na lista global dos mais vendidos e os fãs de Tolkien já começaram naquele tempo mesmo a criar clubes para estudar este universo, estudar fantasia e aprender a lingua dos elfos, estudar literatura, e assim vai… Em 1959 Tolkien para de lecionar e trabalha em cima de alguns livros de poesia. Sua mulher morre em 1971 e ele morre em 1973 com 81 anos. E agora uma perguntinha… 1 – 9 – 7 – 3. Alguém consegue ver alguma semelhança com algum trabalho de dele?

A resposta está neste vídeo abaixo, que é a introdução do A Sociedade do anel, e além de procurar o que há de coincidência com o ano de sua morte, note a Galadriel e o Elrond falando em Sindarin e imagine que a língua TODA foi criada e não apenas estas falas do filme. Tente também imaginar que cada pequena parte desta introdução está muito bem detalhada em outros de seus livros fora o Senhor dos Anéis.

E aí?!?! Encontraram a semelhança com o ano de sua morte?!?!

Depois que Tolkien morreu, seu filho caçula Christopher  editou e publicou um monte de livros de seu pai que não estavam completos, sendo que a última obra em cima em cima deste universo foi ‘Filhos de Húrin’, que na minha opinião é um dos melhores contos de Beleriand. Esta história conta a história de Niënor Niniel e Túrin Turambar e se passa eras (muuuito tempo meesmo) antes do Frodo e o Anel. Este livro já foi publicado em português e eu o recomendo absurdamente!

Tolkien deixou muito mais que livros, ele nos deixou uma magia e um universo rico em detalhes, que é assunto em centenas de livros e que pode não ter volta assim que você começa a estudar. Alguns até brincam dizendo que o que Tolkien criou é nosso passado por tamanho detalhamento em tudo! Brincam também, que aquele momento que nos arrepiamos assistindo um filme, vivendo um romance ou fechamos os olhos escutando nossa música preferida… aí está a magia de Ëa 🙂

Na lû egovaned vîn.

Nerd: Novo Nerd

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On