Thor: a Iminência do Ragnarok

Tive o prazer de assistir nesta terça-feira ao novo longa-metragem da franquia do Thor: Ragnarok, da Marvel. O filme é dirigido por Taika Waititi e com roteiro de Eric PearsonCraig KyleChristopher Yost. Em seu elenco, temos Chris Hemsworth (Thor), Tom Hiddleston (Loki), Cate Blanchett (Hela), Idris Elba (Heimdall),  Jeff Goldblum (Grandmaster), Tessa Thompson (Valkyrie), Karl Urban (Skurge), Mark Ruffalo (Bruce Banner / Hulk), Anthony Hopkins (Odin), Benedict Cumberbatch (Doctor Strange), entre outros.

Thor Ragnarok 10A premissa do filme é a iminência do Ragnarok: uma profecia que prevê o fim de Asgard, a destruição completa da civilização do Thor. Bom, ouvimos falar sobre o Ragnarok nos mitos e lendas da civilização nórdica mesmo antes dos filmes, pois toda a civilização de Asgard é baseada nesta mitologia. E na versão cinematográfica, Asgard é mostrada como uma cidade estado onde residem os asgardianos. Entre eles, temos os conhecidos Deuses do Panteão Nórdico, como Thor, Loki, Odin e outros Deuses maiores.

Recapitulando brevemente os filmes anteriores do Thor, tivemos uma grande surpresa quando Odin foi colocado em um estado de repouso e Loki tramou toda uma operação para tomar o lugar do pai e assumir o trono se passando por Odin, forjando a própria morte no processo (isso no final do segundo filme do Thor).

Thor Ragnarok 07Voltando ao filme, falarei do começo apenas para situar a história e explicar o que gostei e o que não gostei no filme. Começamos com Thor ficando cara a cara com Surtur – a entidade que segundo a profecia do Ragnarok, poderia trazer a aniquilação de Asgard, mas Thor consegue se livrar das guarras deste ser e retornar a Asgard. No entanto, para sua surpresa, ao se apresentar a Odin com os espólios de seu confronto com Surtur, acaba desconfiando de seu comportamento e por fim desmascara Loki fingindo ser Odin.

Thor Ragnarok 05Quando finalmente encontram Odin, ambos ficam sabendo sobre Hela, a Deusa da Morte e que está retornando a Asgard de seu exílio para vingança e tomar o trono, o que provocará o Ragnarok. Mas chegam tarde, e quando a enfrentam, Thor e Loki são jogados para outro planeta ao invés de Asgard. O planeta se chama Sakaar e é esta parte do filme que me decepcionou bastante (explicarei em breve).

Para concluir sobre a história do filme, sem contar mais, a história sobre o Ragnarok em si, Hela e Surtur foram interessantes no filme, algumas interações, trilha sonora e efeitos sonoros e especiais. Visualmente, o filme foi muito bem trabalhado e agrada aos olhos. Mas em questão de contexto, história e universo cinematográfico vs universo dos quadrinhos, me decepcionou bastante.

Thor Ragnarok 06A parte do filme em que Thor e Loki vão parar aleatoriamente no planeta Sakaar. no universo dos quadrinhos, é o planeta onde Hulk vai parar quando é enganado e enviado aos confins do espaço pelos Illuminati (grupo composto  por Namor, Tony Stark, Reed Richards, Raio Negro, Doutor Estranho, Professor Charles Xavier e Pantera Negra). Faz parte da saga Planeta Hulk e Hulk contra o Mundo. Lá, ele se torna um escravo forçado a lutar nas arenas como gladiador, junto com incontáveis outros prisioneiros. No processo de sobreviver, acaba conhecendo outros gladiadores e fazendo amizade com eles. Ao lutarem para se libertar, Hulk acaba conhecendo alguém e se apaixonando, e até se casa e tem um filho à caminho! Mas a nave que o enviaram ao espaço ativa a auto-destruição e mata muita gente no planeta, incluindo sua esposa grávida. Com isso ele fica com mais raiva do que nunca se viu e resolve voltar à terra para fazer justiça, iniciando a saga de Hulk contra o mundo.

Thor Ragnarok 04Porém, neste filme, colocam Thor e Loki aleatoriamente no planate Sakaar e ainda por cima, sem explicação lógica, colocam Hulk lá também, dando a desculpa de que, sem nenhum motivo, o Quinjet em que o verdão estava foi tragado por um vórtex ou buraco negro e foi parar neste planeta…. Eles utilizam a premissa de ser um planeta que escraviza aqueles que aparecem lá e os usam como gladiadores. Assim, usam a história do Planeta Hulk, mas sem seguir tal trama. Até aparecem alguns dos outros personagens (gladiadores) presentes na saga dos quadrinhos, mas sem terem quase importância ou relevância. E assim, Hulk e estes gladiadores ajudam Thor a impedir o Ragnarok.

Em relação a contexto e história, isto é totalmente aleatório e sem motivos reais para acontecer, simplesmente parecendo que usaram como desculpa para utilizar elementos dessa saga do Hulk para tapar buracos no filme e terem argumento para não precisar incluir mais nada do verdão nos filmes. Pois muitas pessoas estavam se perguntando se seria feito ou não um longa sobre o Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo, mas com este filme, vemos que nada será feito e que seus elementos foram muito mal utilizados.

Thor Ragnarok 08Também senti que, apesar do conteúdo teoricamente mais sério e cataclísmico deste filme, mantiveram o clima irônico e de trapalhadas e tiradas que costumam usar nos filmes da Marvel. E para manter a tradição, há uma cena em que o Stan Lee aparece. Enfim, apesar de ter excelentes efeitos visuais e interações interessantes e divertidas ou engraçadas, decepciona e peca no quesito de história e continuidade. Porém , caso não se conheça nada sobre tais sagas dos quadrinhos, o filme torna-se menos decepcionante, pois terá somente o fato do Hulk ter aparecido aleatoriamente no mesmo planeta que o Thor.

Dica importante: fiquem até o final dos créditos, pois há 2 cenas extras depois. A segunda cena deixa uma dúvida no ar, mas não revelarei sobre o que é, para não estragar a surpresa!

Nota-do-crítico-3

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On