Sobreviva ao terror na floresta de Camp Grizzly

O jogo Camp Grizzly, boardgame criado e lançado pela Ameritrash Games este ano, aborda um tema recorrente em filmes: Terror em um local isolado e um serial killer caçando as pessoas.

 

Local: Um acampamento no meio do mato chamado Camp Grizzly. [Curiosidade: Existe de fato um acampamento com este nome, nos Estados Unidos]

 

Época: 1979.

 

Situação: Os monitores do acampamento já colocaram as crianças para dormir, pois é tarde da noite. Se reúnem em volta da fogueira no centro do acampamento para conversar e ouvir violão tocado por um dos monitores. Após um tempo em que um deles foi verificar o gerador do acampamento, acham estranho a demora. Repentinamente, aparece Otis, que deveria ser uma lenda para assustar os menores.

 

Camp Grizzly 06Problema: Otis veste uma máscara de urso e carrega a cabeça cortada e ensanguentada do monitor que havia sumido. Quando todos olham para ele, a cabeça é jogada no meio da fogueira e ele desaparece em meio o mato e escuridão.
Assim começa o terror e caçada no acampamento. Os monitores têm apenas um objetivo: sobreviverem e saírem daquele local.

 

O jogo é semi-cooperativo e consiste em procurar por objetos e itens que possibilitem sair por barco, Camp Grizzly 05ou van, pelo celeiro ou a torre de comunicação. Estes são os possíveis finais. Ao mesmo tempo em que tentam achar qualquer coisa que possa ser usada como arma ou defesa contra o assassino. O acampamento é composto de diversas cabines e outras construções interligadas por trilhas definidas, e há também algumas trilhas pela mata, mas as pessoas correm o risco de se perderem no processo e serem atacadas.
Quanto mais pessoas são encontradas mortas ou morrem no percurso do jogo, mais perigoso o Otis se torna, ficando mais rápido, mortal e eficiente.

 

Camp Grizzly 07O assassino não é controlado por nenhum dos jogadores e sim, pelos eventos que são revelados constantemente. Um ponto interessante em tais eventos, é que tenta dar a sensação dos filmes do gênero, onde as pessoas fazem besteiras e se desesperam. E como são monitores jovens, existem cartas de “fooling around” que são eventos de pegação, onde 2 monitores acabam ficando sozinhos em um local e apesar de ter um assassino à espreita, testam a sorte se pegando. Esses atos e outros atos impensados tem chance de atrair Otis pelo barulho feito e descuido.

 

Além do assassino, outras pessoas da equipe do acampamento e de fora podem aparecer e atrapalhar ainda mais os jogadores, e também as próprias crianças que não estavam dormindo aparecerem e terem que protegê-las.

 

Exatamente como em filmes do gênero, o assassino é quase sempre imprevisível e pode aparecer em qualquer local do acampamento, surpreendendo a todos e dificultando bastante a vida dos monitores. E ataques bem sucedidos parecem não surtir efeito e não o matam. Ele sempre retorna tentando matar os monitores e qualquer um em seu caminho. Devido à isso, a tensão toma conta durante toda a partida, tornando mais imersiva e intensa a experiência do jogo.

 

Para aqueles que gostam de jogos cooperativos e de sobrevivência com uma boa dificuldade, é uma ótima pedida.

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On