Ship, Fanfic… Ic, ic, ic!

Não, eu não estou com soluço (tum dum tss)! Hoje eu vim chutar o pau da minha barraca de nerdices e vir falar com vocês sobre meu bad romance: os ships, fanfics e afins.

Pra quem ainda não está familiarizado com os termos, a tia explica sem complicações! Ó, sabe quando você vê um filme, um seriado, lê um livro e fica torcendo pra que um casal fique junto? Ou não de uma forma romântica, mas gosta do que tais personagens juntos te fazem sentir? Então, você os shippa.

(O “now kiss” resume tudo, cabô o texto)

Ship (de relationSHIP) é o nome dado a isso: a arte de aquecer seu coraçãozinho pelos relacionamentos dos seus personagens (ou celebridades) favoritos de determinado fandom. Cada “casal” é um ship, você que shippa é um shipper.

Repita três vezes: o ship shippado pelo shipper que shippa.

Normalmente os “casais” possuem um apelido, uma abreviação. Harry e Hermione, por exemplo, é conhecido como Harmony. Finchel para Finn e Rachel. Johnlock para Sherlock e John. Ryden para Ryan e Brendon… e por aí vai. Ufa, um pouco complexo, né? Mas os fãs se entendem!

E sabe aquele casalzin que é o seu favorito, pelo qual você torce e vibra e se frustra e chora acima de todos? É o seu OTP – One True Paring. Essa é novidade pra mim, vi no tumblr e fiquei perdida e tô ficando velha.

E lá pelo tumblr vi também o ship canon, que eu descobri ser aquele casal convencional que na história original tem alguma chance de dar certo, que há indícios ao desenrolar da trama de que o casal possa vir a ficar juntos, que tá rolando um romance por ali. Um exemplo claro, Rony e Hermione, ou melhor, Romione.

E, pra nossa tristeza, rancor e páginas e páginas de fanfics tem o cult ship, os casais não convencionais, que não possuem nenhuma inclinação romântica na trama original ou esperanças de que isso possa vir a acontecer. Como Draco e Hermione (Dramione), por exemplo.

Denominações de lado, há inúúúmeras combinações de casais, muitas das quais tenho certeza que você nem parou pra considerar. Tem uns ships bem malucos, tem uns que eu nunca tinha pensado e acabei me apaixonando e tem outros que me dão medo. Mas não vou citar, não gosto de julgar ships que são importantes para outras pessoas, que possuem seus motivos para gostar do casal. Cada um na sua e todo mundo feliz! <3

Tem ships de bandas, de seriados, filmes, celebridades, livros, gibis, HQs, novelas… Tudo que possa formar um casal… voilá! Você encontra. E tem também os crossovers, que misturam personagens de universos diferentes. Como shippar alguém do seriado True Blood com alguém da banda One Direction. Sim, eu já vi uma fanfic assim. Não, eu não li.

E pra demonstrar todo esse amor pelos nossos casais tão admirados, criar novas histórias, possibilidades, dar asas a imaginação e de certa forma fazer acontecer nossos desejos mais obscuros de casais… Temos as fanfics, fanarts, fanvids… E por aí vai! ! Temos que extravasar todos esses feelings né, gentem.

Nas fanfics, os autores escrevem histórias utilizando os personagens ou celebridades que quiserem, criando sua própria história, no universo ao qual os personagens pertencem ou não. Por exemplo, há fanfics de Jogos Vorazes onde eles não vivem em Panem. Vivem por aí, em nosso mundo, vivendo novas possibilidades. É o espaço para explorar novos ambientes e situações, e também ao que se refere a relacionamentos, escrever a história de novos casais que não vemos como canon. Tem tanta história boa por aí, tantos autores e autoras maravilhosos! As possibilidades são infinitas e a criatividade também! A vida já é curta para todos os livros que quero ler, se contar as fanfics então… Estou perdida! (os sites que uso para ler fanfics são: Floreios e Borrões, Social Spirit, Nyah! Fanfiction e Fanfiction.Net)

As fanarts (focando só quando representam um ship) são os desenhos feitos com esses casais, outra forma de “dar vida” a eles e representar os canon. Assim como os autores maravilhosos, os artistas se superam em desenhos incríveis! 😀 É lindo ver como a dedicação das pessoas a uma história as faz produzir coisas tão legais! (podem ser encontradas em diversos lugares, como no Deviantart, FanPop…)

Os fanvids seguem a mesma linha e possuem o mesmo objetivo. São vídeos feitos pelos fãs representando seus ships. Alguns seguem até uma história, como nesse, que Draco pede para Hermione largar o marido e fugir com ele. Foram usadas cenas dos filmes Harry Potter e de outros filmes dos atores para dar o efeito desejado e seguir o tal roteiro. (só no Youtube você já encontra uma porrada)

E gente, claro, o Tumblr. O Tumblr nos entende, nos ama, nos acolhe e nos faz feliz. E tem de tudo um pouco. Sempre. Não há lugar como nossa Timeline.

Bom, espero que eu não tenha viajado demais e que tenha conseguido explicar essa montoeira de coisas! 😀

E venho humildemente compartilhar meu TOP 10 de ships com vocês. É uma missão difícil, acreditem, sou uma doidinha que tá sempre vendo romance principalmente onde não tem, colecionando vários e vários ships. Bom, lá vai!

 

 

10. Oosaki Nana / George Koizumi

Temos aqui um exemplo de crossover, de dois mangás da Yazawa Ai. Oosaki Nana, do mangá Nana e George, do mangá Paradise Kiss. Ambos possuem gênios extremamente difíceis, e seria uma combinação muito engraçada de se ver! Aposto que a Nana daria um jeito nesse mimado. Adoro a Caroline e chorei por dias com o final do Paradise Kiss.. Mas… A mina não tem estômago prum cara desses, coitada.

 

09. Ted Mosby / Robin Scherbatsky 

Pá pá pá pá pááááá… How I Met Your Mother não poderia ficar de fora dessa lista, com tantos ships possíveis! Não é a toa que o nome do meio do Ted é Evelyn. Amo/sou Ted. E esse ship é, no mínimo, complicado. Anos e anos de série, anos e anos de dúvidas, anos e anos de frustrações… Quando chegou no final, eu simplesmente cheguei a ter ódio da Robin por nunca deixar o Ted ir embora de vez. Ela sempre deixava aquele imenso WHAT IF… no ar, sempre dava algum tipo de esperança, por mínima que fosse… Sempre deixando o Ted preso a ela de alguma forma. E, bom romântico incorrigível e Evelyn que ele é, ele sempre estava ali pra ela. Mesmo tendo raiva dela, nunca deixei de torcer pelos dois. É uma coisa igual Rachel / Ross, do Friends.

 

08. Iadala | Zirou

Tá. Eu falei só 10 mas não aguentei, espremi dois aqui. Começando pelo Iadala, da série A Maldição do Tigre. Ren chama Kelsey carinhosamente de Iadala, enquanto seu irmão Kishan a chama de Bilauta. Então assim se formaram os apelidos para os ships do livro. Confesso que cheguei a desistir do Ren em certos pontos e shippar o Kishan, mas não resisti e voltei pro team iadala. Hahaha!

Karou e Ziri são da série Feita de Fumaça e Osso, uma das minhas preferidas e a melhor surpresa do ano passado. Fiquei fascinada pela mitologia do livro, que mistura e muito bem ancanjos e quimeras, e nosso mundo real. É uma série de tirar o fôlego, e Karou é a protagonista. O boy magia dela é outro, o Akiva. Mas não lembro o que aconteceu no segundo livro que não gosto mais dele. Ah, lembrei! É, eu prefiro o Ziri, ou até mesmo o Thiago. Me joguem pedras. Aquele lobo tira meu fôlego, fazer o quê! Hahaha! Enfim, o Ziri é um fofinho e sempre foi xonadinho nela. E acho que ele merece. E ela também. Merece ser feliz demais. Fiquem juntos plizzzz. ;_;

 

07. Pipex

Piper Chapman e Vause. Alex Vause. As duas são o maior bad romance dos seriados ultimamente, com sua história sendo contada no Orange Is The New Black. A série foi inspirada num livro que a própria Piper escreveu, contando sobre a vida dela na cadeia, e a Vause verdadeira falou que quando foram presas, não tiveram um envolvimento romântico. Mas tá, não quero saber. O importante é que na série tem, e é o casal mais lindo ever, o mais complicado ever. Já se passaram duas temporadas e é nessa terceira que o bicho vai pegar! Tivemos pouquíssimos momentos Pipex na segunda temporada, já que a atriz que interpreta a Vause teve alguns problemas na agenda dela. Mas a terceira tá aí e vamos ter Vause all over the place. Quem está animado pra ver essas duas brigando e se odiando e se declarando pra depois brigar de novo?! 😀

 

06. Zeki

Zero e Yuuki, do Vampire Knight. O “casal” que eles formaram no começo é meu ideal de casal perfeito até hoje. O Zero é aquele cara que precisa muito de um abraço. Você assiste/lê e só consegue pensar GENTE ALGUÉM DÁ UM ABRAÇO NELE OLHA A CARA DELE. Igual o Jesse do Breaking Bad. Dá vontade de colocar eles num potinho pra que não sofram mais nesse mundo cruel. Mas o final foi bizarro e odeio a Yuuki por ser tão tóxica pro Zero durante quase todo o mangá. Esse é um dos tipos de finais que você deve abstrair e confiar nas fanfics pra fazer o trabalho direito. Hahaha!

 

05. Erookie

Mais vampiros! Dessa vez com Sookie e Eric, de True Blood. A tensão entre esses dois sempre foi nítida. E o Bill é um zé mané. [SPOILER] Quando ele perde a memória e eles finalmente ficam juntos… Que temporada foi aquela! Sensacional! [/SPOILER] Eu sou fã do jeitão da Sookie, mas quando ela manda o Bill e o Eric pastar e não escolhe nenhum, não pude concordar com ela. Fia, olha esse cara! Eu ainda tenho esperanças, quem sabe, que nessa temporada os dois fiquem juntos. Sonhar nunca é demais, né?!

 

04. Fremione | Hermiorge

Mais dois ships diferentes juntos, mas são os Gêmeos Weasley, então não conta, haha! Esse foi um gosto adquirido muito recentemente, e já foi logo pro TOP 5. Cia em algumas fics mas nunca tinha lido, até que um dia a curiosidade falou mais alto. Li primeiro as de Fred com Hermione. [SPOILER] Felizmente ainda não encontrei nenhuma trágica, notei que no mundo das fanfics as pessoas simplesmente se recusam a aceitar a morte do Fred. [/SPOILER] E eu amo isso. Demais. Logo em seguida li algumas Hermiorge, da Hermione com o Jorge, e claro, [SPOILER] todas extremamente tristes. Tinha até uma que a Hermione estava grávida do Fred, mas aconteceu o acontecido e aí o Jorge que a ajudava. Imaginem a tragédia rolando solta. São as Hermiorges. [/SPOILER]

 

03. Maxerica

for one moment he had hope...well more hope than usual. because she let him spin her around and around until they were both dizzy with laughter

HAHAHAHA nome horrível, eu sei. Eu ri muito quando fui procurar pra ver como o fandom chamava. E tá aí. Maxon e America, da triologia A Seleção formam Maxerica, meu terceiro casal predileto. Falei recentemente o porquê aqui no blog: adoro a cumplicidade entre eles, completando-os e os tornando pessoas melhores quando estão um com o outro.

 

02. Peetniss

Everlark by Strannaya-anna: http://strannaya-anna.deviantart.com/art/Peeniss-2-Wallpaper-414395321

Ou Peeniss, para os íntimos. Outro com nomes horríveis. Peeta e Katniss fazem parte do triângulo amoroso com o chato do Gale, em Jogos Vorazes. Eu preciso mesmo explicar esse casal? É o Peeta, gente! E se não for com a Katniss, shippo ele comigo. Pode?!

https://33.media.tumblr.com/226ac2c4d966a3b9ef9e0cf7ec1c1556/tumblr_mxck45u6wq1rtmflno1_500.gif

 

01. Dramione | OTP

Apesar de amar Romione e torcer para eles em todos os livros, Draco e Hermione são meu guilty pleasure. Conheci o ship em fanfics na Floreios e Borrões quando eu tinha uns 12, 13 anos. E foi amor à primeira vista. É um casal explosivo em todas as fanfics que já li. São problemáticos, proibidos, improváveis e rivais. Quero mais o quê?! <3 Há mais de dez anos no topo da minha lista.

 

Ainda tem vários… Johnlock, Morgana + Arthur, Dexter e eu, ops, Bigby e eu, não pera quis dizer Zhen Ji + Cao Pi, Samchel… Compartilhei apenas alguns dos meus aqui, mas adoro conhecer ships novos! Tem algum que vocês gostem? Qual o OTP de vocês?! Conhecem alguma fanfic maravilhosa? Me recomendem! 😉

Depois de tudo isso, vale refletir… Como foi que eu arranjei um namorado…?!

 

Nerd: Evelyn Trippo

I just have a lot of feelings, e urgência em expressá-los. Tradutora (formação e profissão), aspirante a escritora e estudante de projetos em games. Pára-raio de nerds, exploradora de prateleiras em sebos e uma orgulhosa crazy pet lady.

Share This Post On