Sharp Objects: nova minissérie adaptada da autora de Garota Exemplar!

Na última segunda-feira, dia 25/06, fomos convidados pela HBO Brasil para conferir os primeiros dois episódios da nova aposta da emissora, a minissérie Sharp Objects (Objetos Cortantes), adaptação do livro homônimo da mesma autora de Garota Exemplar, Gillian Flynn, muito aclamada por sua literatura repleta de mistérios e suspense psicológico.

Além de Flynn, a minissérie conta com outro grande nome: Jean-Marc Vallée, o premiado diretor por trás de Big Little Lies. Mas não acabou, não. Quer mais gente de sucesso, @? Pois que tal ter Amy Adams (de A Chegada) como Camille, a protagonista? E ninguém menos, ninguém mais do que a fofíssima Sophia Lillis (a Bev de IT – A Coisa) para viver os tempos de infância de Camille.

Tá, já sabemos que o time é bom, mas e a história? No primeiro episódio, Vanish, somos apresentados à esmorecida jornalista Camille, que recebe uma tarefa de seu chefe: visitar a pequena cidade de Wind Gap, em Missouri, para escrever sobre o assassinato de uma adolescente e o sumiço de outra, já que possivelmente os casos estão ligados e um serial killer (Evelyn e os serial killers <3) pode estar à solta. Parece uma ótima oportunidade para a carreira de uma jornalista, certo? Bom, isso se a tal cidadezinha não fosse a mesma na qual Camille cresceu, e para a qual parece ter uma grande relutância em voltar. Mas, sem muita escolha e por livre e espontânea pressão, ela aceita o trabalho de jornalista-detetive.

E é aí que os mistérios começam. Por que a ideia de voltar para sua antiga cidade, rever os moradores e, principalmente, sua família, afetam tanto Camille? O que há por trás de todos os flashbacks vívidos que ela tem sobre seu passado com lembranças confusas e um tanto quanto perturbadoras? O que ela esconde atrás dos péssimos mecanismos de enfrentamento e do alcoolismo, e o mais importante, por que ela precisa dessas coisas para se defender de suas memórias?

Esses, além das mortes e desaparecimentos de jovens garotas, são apenas alguns dos mistérios que Wind Gap parece esconder por trás de sua pacata fachada de cidadezinha do interior. Quando conhecemos um pouco mais a família de Camille – principalmente sua mãe visivelmente afetada -, podemos começar a entender (ou pelo menos pensar que estamos entendendo) a apreensão da jornalista ao ter que enfrentar novamente a vida que deixou para trás, e até sentimos o incômodo dela ao ter que lidar com tudo isso de novo. Mas, quanto mais a série avança, mais perguntas do que respostas surgem, como todo bom thriller que deixa a gente AAAAAAAAAAAAAAAAA pra descobrir o que diabos ‘tá acontecendo.

Equipe boa. História promissora. Já o desenvolvimento… Bem, já ouvi várias pessoas indicando o livro, falando sobre como é difícil parar de lê-lo, e não senti que a série tem o mesmo efeito sobre o espectador. Apesar de um pouco lento, o primeiro episódio funciona e deixa aquele comichão por mais, mas o segundo episódio, Dirt, é bem mais devagar, sinto dizer que é até bem arrastado.

Vanish dá o tom da série, com cenas fortes e segredos que despertam a curiosidade, mas Dirt peca em sua monotonia. Em certo ponto, estava cansada de acompanhar Camille, queria saber mais sobre outros personagens, suas histórias e seus próprios enigmas. Espero que isso seja algo que será trabalhado ao longo da série, nos capítulos seguintes, pois Sharp Objects tem muito potencial para ser uma série tão boa quanto Safe e The Sinner, da Netflix.

Saí da cabine um pouco entediada, mas não ao ponto de desistir da série. Há muito talento envolvido para que seja desperdiçado, e realmente espero que o ritmo do restante da série não siga o do segundo episódio. Olha o meu voto de confiança pra você, HBO, não me decepciona não, vai!

Sharp Objetcts estreia dia 8 de julho, domingo, na HBO.

Nerd: Evelyn Trippo

I just have a lot of feelings, e urgência em expressá-los. Aspirante à escritora e estudante deslumbrada de Letras - Tradução. Pára-raio de nerds, exploradora de prateleiras em sebos e uma orgulhosa crazy pet lady.

Share This Post On