Rainha de Katwe | Crítica

Fala pessoal tudo bom? Fomos assistir a Rainha De Katwe, um longa biográfico esportivo que retrata a vida de Phiona Mutesi e sua trajetória para se tornar uma xadrezista profissional. Um filme por Mira Nair, consagrada por seus documentários e ganhadora do leão de ouro com Casamento Debaixo de Chuva, 2001. O filme conta com a incrível produção da Walt Disney Pictures e ESPN Films, e o que já dá pra adiantar é que ficou sensacional.

rainha-de-katwe-001

Phiona Mutesi (Madina Nalwanga), uma garota que vive em uma pequena vila chamada Katwe junto de sua mãe Naku Harriet (Lupita Nyong’o – Doze Anos de Escravidão) e seus irmãos que para sobreviver têm que trabalhar para ajudar nas despesas da casa, e de cara se pode notar a luta pela sobrevivência e dificuldades que muitas vezes nem sequer passa por nossas cabeças em pleno século 21.

O que torna esse filme único é sua grande produção, que mostra a África totalmente focada no continente, sem qualquer personagem branco ou uma visão colonizadora. Mostra uma bela história de superação, ainda que as favelas e as dificuldades da vida façam parte da trama. E como é um filme produzido pela Disney a filmagem é repleta de cores quentes, uma visão mais otimista dos bairros pobres de Uganda, seguindo aquela velha receita de superação comum nos filmes de esporte.

qokApesar de ser um filme colorido e com uma vibe positiva ainda aborda situações que muitas vezes nem imaginamos ou sequer sonhamos, situações de descobrimento e conflitos de realidade levados de forma até extrema, apenas como exemplo, em certo momento as crianças simplesmente dormem no chão pelo fato de que não sabem o que é uma cama e não sabem como usá-la, ou o fato de que não podem nem jogar futebol por não poderem correr o risco de se machucarem e não terem como pagar por assistência médica.

Rainha De Katwe é um trabalho totalmente diferente do que esperamos quando ouvimos Disney, mas mantem o nível do que se espera dela, apesar de ser um filme que segue aquela receita de uma comovente superação através do esporte mesmo que seja o xadrez. Além do fato que mostra como a empresa começa a investir na África, não apenas por se mostrar como um mercado em ascensão. Lembrando que a empresa irá lançar Pantera Negra que está previsto para 2018 e também tem seu elenco formado em sua maioria por negros, o que demonstra representatividade e identificação, coisas que há anos atrás seria quase que inconcebível.

qok2

Bom povo, pra concluir, Rainha De Katwe é um ótimo filme, que com certeza irá fazer você refletir, dar boas risadas e quem sabe até se emocionar (não estou falando aqui que me emocionei). Realmente um filme para assistir com toda a família, e que depois de assistir tenho certeza que você encarara a vida de uma maneira bem mais positiva e com gratidão.

O filme estréia dia 24 de novembro.

P.s.: Fique na sala durante os créditos porque ainda rola um clipe bem bacana.

Nota-do-crítico-4

Não esqueça de se inscrever na nossa Mail List colocando seu e-mail abaixo!

Nerd: Renan Mello

Share This Post On