Principais fatores de classificação no algoritmo do Facebook

Fala Khalasar! Beleza?

Vamos continuar falando sobre as mudanças no algoritmo do Facebook? Ao considerar os tipos de conteúdo que o Facebook favorece no feed de notícias, é importante distinguir entre interações “ativas” e “passivas”.

As interações ativas (compartilhar, comentar e reagir) tem muito mais peso do que as interações “passivas” (clicar, visualizar ou visualizar/pairar).

Interações-Ativas-e-Passivas

 

Já que interações ativas são tão importantes, vou falar um pouco mais sobre elas.

 

1. Comentando

O sinal de maior prioridade no novo algoritmo do Facebook são os comentários. Adam Mosseri, chefe da News Feed, escreveu em um comunicado de imprensa de janeiro dizendo:

As postagens de página que geram conversas entre as pessoas serão exibidas mais no Feed de notícias. Por exemplo, os vídeos ao vivo muitas vezes levam à discussão entre os espectadores no Facebook. Na verdade, os vídeos ao vivo têm, em média, seis vezes mais interações do que os vídeos normais.

É por isso que você já deve ter ouvindo por aí que lives dão muito mais resultados do que vídeos normais ou qualquer outra atividade. O segredo não está na live em si, mas na interação que ela causa (mais comentários).

Só que atenção: usar a velha tática do clickbait, que nas redes sociais foi adaptada para as “engagement bait” (isca de engajamento) para induzir as pessoas a deixarem comentários fará que você tenha um rebaixamento de suas postagens no Feed de notícias. Ou seja, os administradores de páginas devem continuar se concentrando em postar histórias relevantes e significativas e não tentar forçar o usuário com táticas escusas.

iscas-de-engamento-no-facebook

2. Compartilhando

Em segundo lugar nas prioridades dos sinais estão os compartilhamentos.

No primeiro post que eu fiz sobre isso chamado “Os segredos por trás do novo algoritmo do Facebook (e o que você tem que fazer para ter sucesso)” existe uma imagem falando dos “sinais”, onde é listado dois tipos de compartilhamento: Pessoa compartilhando um link pelo Messenger e Envolvimento com a Publisher / Marca compartilhada por um amigo: o Facebook está colocando (finalmente) um grande peso em posts que são compartilhados publicamente e também em particular.

Algo que eu vivia falando para todos os editores do Novo Nerd e amigos que se utilizam do Facebook para divulgar seus trabalhos agora tem um peso enorme: não é mais suficiente apenas que alguém compartilhe sua postagem! É importante que ela ESCREVA algo sobre o que está sendo postado, assim o Facebook favorece posts compartilhados que provocam conversas entre amigos.

3. Reagindo

E pra finalizar, o terceiro sinal em ordem de importância: reações.

Não são tão fortes quanto comentários ou compartilhamentos, mas continuam sendo uma forma de “engajamento ativo” que ajudam as postagens das marcas a alcançar mais pessoas no feed de notícias.

(Infelizmente) não podemos esperar comentários e compartilhamentos de todos em todas as postagens, por isso as reações são uma ótima maneira do Facebook avaliar a qualidade do conteúdo. Segundo tio Mark Zuckerberg a qualidade é uma peça crucial no futuro. Ele disse o seguinte em um post no Facebook:

A pesquisa mostra que quando usamos as mídias sociais para nos conectar com pessoas com as quais nos importamos, isso pode ser bom para o nosso bem-estar. Podemos nos sentir mais conectados e menos solitários, e isso se correlaciona com medidas de longo prazo de felicidade e saúde. Por outro lado, ler artigos ou assistir vídeos passivamente – mesmo que sejam divertidos ou informativos – pode não ser tão bomresumo-da-mudanças-do-algortimo-do-facebook

No próximo post / vídeo falarei sobre o que as marcas podem fazer para ter sucesso no Facebook! Você quer saber quais são Os 5 Fundamentos do Engajamento para Facebook? Então baixa o e-book que eu criei falando sobre isso e descubra a base do que apliquei para impulsionar as páginas do Novo Nerd e da Game Of Thrones Brazil!

Isto fica feliz em ser útil!

 

 

PS: este conteúdo é uma mescla entre tradução e análise do conteúdo original de Brian Peters do bufferapp junto com minhas experiências pessoais.

Nerd: Carlos AVE César

EXAGERADO! Jogado aos seu pés, eu sou MESMO EXAGERADO! Filho único, egoísta, mimado e mal-humorado. Produtor de Eventos, Engenheiro de QA e butequeiro! Buscando CONHECIMENTO, com cachorro-quente e guaraná. Também sou a personificação da Vingança! Twitter: @ONovoNerd Facebook: http://www.facebook.com/carloscesarcarvalho

Share This Post On