Por que o brasileiro deveria ler?

O Brasil ainda não é leitor. Mesmo com uma rica e consolidada bagagem literária que temos, o país não consegue assemelhar a sua imagem ao livro, leitura e biblioteca. Na terra de escritores como Guimarães Rosa, Machado de Assis e Manuel Bandeira reconhecidos internacionalmente por suas obras de qualidade ímpar, boa parte da população não reconhece a importância desses escritores para o país. Essa ausência de recognição, se dá pelo fato de que o brasileiro não lê.

Na última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil“, realizada pelo Instituto Pró-Livro, 64% dos entrevistados afirmam que ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar a sua situação econômica. Porém, quando são perguntados se conhecem alguém que venceu na vida por ler bastante, 47% dos entrevistados declaram não conhecer pessoas que melhoraram a situação financeira pelo hábito da leitura. Ou seja, o ato de ler no imaginário brasileiro é de suma importância, mas essa prática não é costumeira.

leitura_brasil_featured

Além disso, mesmo com uma cadeia livreira bastante produtiva, que anualmente exporta milhares de exemplares, o livro não chega nas mãos da população. Vários fatores são responsáveis por essa realidade. Tais eles como a falta de livrarias, bibliotecas, ausência de políticas públicas de fomento à leitura, o baixo investimento na área e o alto custo do objeto livro. Vale ressaltar que esse encarecimento se dá pela baixa procura e pelo número reduzido de leitores, que resulta na elevação do preço do livro.

Segundo especialistas, leitores e até mesmo uma parcela de não leitores, acreditam que a leitura é uma atividade que faz o indivíduo adquirir senso crítico, ajuda na criatividade, auxilia na aquisição de um bom vocabulário e  amplia a capacidade de leitura e escrita. E o mais importante que essa prática proporciona é o prazer em folhear páginas, sentir o inconfundível cheiro de livro novo, a possibilidade de viajar sem a necessidade de sair do lugar, e sem correr riscos com o trânsito caótico das cidades brasileiras. Portanto, é notório que o prazer em ler está relativamente interligado aos cinco sentidos humanos.

Nerd: Lais

Queria ser uma digiescolhida, mas sou apenas uma historiadora apaixonada por Star War, livros e tudo que há de bom.

Share This Post On