Pixel Dungeon | Nerd Review

E aí, cambada! Guilherme aqui.

Depois de jogar Candy Crush até a exaustão (parei no nível 107), comecei a procurar outros jogos de Android para me distrair no caminho trabalho-casa. Vale notar que até hoje o jogo que mais me cativou no Android foi o Game Dev Story, da Kairosoft (embora os muitos clones que a Kairosoft fez dele não animam). Uma rápida pesquisa no Google me levou a algumas listas de ‘melhores jogos’ e comecei a baixar e testar alguns títulos. A maioria deles não durou mais do que alguns dias, mas então cheguei num jogo despretensioso que já me fez investir nada menos do que 117 partidas: Pixel Dungeon.

pixeldungeon_07Pixel Dungeon é um jogo de ação/RPG de fantasia medieval onde você seleciona a classe do seu herói (Guerreiro, Mago ou Ladrão) e avança por uma série de níveis abaixo da cidade em busca do Amuleto de Yendor (até que você morra de fome). O mais marcante sobre o jogo é o grau de dificuldade. Dificuldade? Sim, e como! Antes mesmo de chegar no primeiro chefe do jogo você irá morrer dezenas de vezes. Quando a fome não te matar, os monstros, as armadilhas de fogo, veneno ou gás tóxico irão. Além disso, as mortes são permanentes. Morreu? Escolha a classe e comece de novo, no nível 1. Embora essa mecânica no princípio possa parecer estranha, você logo vai reparar que cada vez que se perde no jogo, a sensação de ficar indignado e tentar “só mais uma vez” é irresistível. Qualé! Você consegue vencer um joguinho simples, certo?!

Com a experiência e a experimentação, você começará a ir um pouco mais longe e às vezes vai encontrar um item raro. Num jogo de mortes constantes e alto nível de perigo, cada vez que você encontra um equipamento raro ou mata um chefe, a sensação é muito gratificante. O contraste entre passar por dificuldades o jogo todo e os breves momentos de êxtase ao triunfar dão um sabor especial à vitória. Watabou, o criador do jogo, foi também inteligente em adicionar badges para os diversos tipos de mortes, de maneira que até mesmo as mortes dão uma pequena recompensa.

 

pixeldungeon_04Um outro ponto interessante do jogo é que existem diversas mecânicas não explicadas no jogo, num verdadeiro convite à tentativa e erro. Existe uma sinergia entre os itens que não é mencionada em lugar algum do jogo, mas que o jogador descobre enquanto avança. Exemplo: você acaba de matar um caranguejo e encontra nos destroços um item chamado Mystery Meat. A Mystery Meat resolve parcialmente o problema da fome, mas pode ter um efeito negativo como veneno ou paralisia. Experimente arremessar uma Mystery Meat em uma armadilha de fogo e ela irá ativar a armadilha (eliminando o problema de pisar nela) e irá cozinhar a carne, transformando-a em uma Chargrilled Meat (que diminui a fome e não tem efeito negativo nenhum). Você pode ainda plantar uma semente de Firebloom e depois jogar a Mystery Meat nela para cozinhar. A Mystery Meat pode até mesmo ser cozida no seu inventário se você pegar fogo! Detalhe importante: todos os seus pergaminhos no inventário também são destruídos quando você pega fogo. Perdi a conta das vezes que abri caminho por barricadas de madeira nas dungeons encostando nelas enquanto meu personagem pegava fogo e corria desvairadamente. Funciona! Além disso, cada vez que você inicia o jogo, os itens mudam, portanto você nunca saberá o que é a poção verde até tomá-la naquela partida. O mesmo se aplica para os pergaminhos. Esse aspecto, somado ao fato de que os níveis em si são gerados aleatoriamente a cada partida, garante que cada partida seja única.

 

Animado com o jogo, comecei a ler sobre ele e descobri que o Pixel Dungeon não é único no quesito de dificuldade. Aliás, muito pelo contrário. Ele é o sucessor de uma longeva linha de jogos que começou com o Rogue, em 1980. Rogue foi um jogo tão original em sua época que diversos jogos que vieram depois dele se inspiraram no modelo, criando um gênero de jogos chamado roguelike, que inclui Brogue, Hack, NetHack e até mesmo a série Diablo. As principais características desse gênero são a geração aleatória de mapas,  a dificuldade (tente jogar Diablo no modo hardcore) e o senso de aventura e progressão. Descobri que, por sorte, acabei encontrando um moderno exemplar desse gênero de jogos.

Deixo aqui o meu desafio: quero ver quem consegue ir mais longe do que eu, nível 16! Pics or it never happened? Pega a screenshot aê.

pixeldungeon_screenshot

Nerd: Guilherme Goulart

Paladino Lolful Good de Ordem Batista, Game Designer, Traça de Livros, AD Carry, GURPS Enthusiast, Colecionador de Jogos de Tabuleiro, Headbanger, Fanboy da Marvel e Pai de um Novo Nerd.

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