Personalidades de Westeros Cap 3 – Aegon V, O Improvável

Oh, minhas doces crianças do verão, o que vocês podem saber sobre um dos maiores reis que a plebe de Westeros já viu? O bisavô de Daenerys Targaryen, Aegon V Targaryen ou somente Egg.

- Pera, Bruno, cê disse Bisavô?

- Sim!

- Cê tomou leite de papoula demais?

- Não! Relaxe e aproveite jovem gafanhoto, você vai entender!

Apesar de na série Aegon V Targaryen ser feito avô de Daenerys, ele na verdade é Bisavô dela. A série por motivos de adaptação resolveu tirar a linhagem de Jaehaerys Targaryen.

AegonV

Mais conhecido como Egg, Aegon era o quarto filho do príncipe Maekar Targaryen, nascido durante o reinado de Daeron II, O Bom. Sempre como uma criança de personalidade extremamente forte, temos o primeiro contato com ele no livro “O Cavaleiro do Sete Reinos” onde ele forma uma amizade estranha (porém forte) com Duncan, conhecido popularmente como ‘Sor Duncan, o Alto”.

Sor Duncan 04

Sendo seu escudeiro, Egg passou por diversas aventuras junto ao seu amigo. Ele foi um membro da realeza a dormir a céu aberto, a comer entre os plebeus, ver de perto suas dificuldades, a importância deles e de seus trabalhos para o reino.

Aegon era de uma personalidade forte como dito acima, porém de um bom coração e, diferente de muitos membros de casas nobres, casou por amor com Betha Blackwood. Andou de Dorne a Muralha e isso fez dele um homem bom e um rei sábio.

Mas porque um homem com tamanha consideração recebeu a alcunha de “O Improvável”? Quando Egg nasceu, nada mais era que o duodécimo na linhagem do trono. Mesmo quando seu pai assumiu o trono, ele ainda era o quarto filho. Ele ascendeu ao trono em 233 D.C, sendo o quarto filho de um quarto filho, assim se tornando o rei Aegon V Targaryen, O Improvável.

No entanto, apesar de um grande homem, Egg teve 3 graves problemas em seus reinados:

O Primeiro: devido ao seu tempo como escudeiro com Sor Duncan, ele governou para os pobres, aumentando impostos dos nobres e punindo severamente quem explorava seus vassalos. Obviamente isso não foi visto com bons olhos por muitas casas nobres de Westeros, o que gerou muitas dores de cabeças;

O Segundo: assim como ele, todos os filhos casaram por amor e isso também causou uma grande dor de cabeça, pois todos os filhos tinham casamentos arranjados com casas nobres. Este fato gerou conflitos muito desconfortáveis ao reino, inclusive um que terminou com o duelo de Sor Duncan contra Sor Lyonel Baratheon;

AegonV_2

O Terceiro: talvez o mais triste. Era obcecado pela volta dos dragões e em uma das tentativas de chocar ovos em Solarestival, um incêndio tomou conta do lugar matando o rei, seu filho mais velho (o príncipe Duncan) e seu melhor amigo e braço direito, Sor Duncan, o Alto. Um final triste para um rei que nos cativa desde sua infância.

E aqui deixo vocês com algumas curiosidades sobre Aegon V:

  • Os nomes dos filhos de Aegon V eram: Duncan, Jaehaerys e Dareon. E suas filhas Shaera e Rhaelle.
  • Como nasceu durante o reinado de Dareon II, seu pai Maekar era casado com uma dornesa Dyanna Dayne.
  • Aegon foi escolhido rei por eliminação, já que Aerion era extremamente instável (ele achava que era um dragão e tomou fogo vivo pra se transformar) e Aemon era meistre.
  • Meistre Aemon, da Muralha, é irmão mais velho de Aegon V, inclusive seu motivo de ir para a Muralha é justamente para não ser usado numa possível tentativa de derrubar o irmão. A frase “mate o menino e deixe o homem sair” é dita por ele para Egg.
  • Para apaziguar a casa Baratheon pelo casamento que não aconteceu, Aegon V ofereceu sua filha Rhaelle Targaryen para se casar com Ormund Baratheon (os avós de Robert, Stannis e Renly). Inclusive nos livros é com base nesse casamento que Robert clama o trono de ferro por ter sangue Targaryen.
  • Apesar de Olenna Tyrell dizer que não queria se casar com um Targaryen (quando ainda usava o sobrenome Redwyne), quem não queria se casar pelo jeito era Dareon que estava prometido a ela. Inclusive se deixa implícito no “Mundo de Gelo e Fogo” que ele era homossexual.
  • Os outros filhos de Aegon V, Shaera e Jaehaerys II se casaram (contra a vontade do pai) e deles vieram a linhagem de Rhaella e Aerys II.
  • Jaehareys assumiu o trono porque Duncan Targaryen renunciou do mesmo para ficar com Jenny de pedras velhas, inclusive a canção dos dois é uma das favoritas de Sansa Stark.

 

Bom, hoje, minha querida e doce criança de verão, terminamos com esse rei, mas quem sabe não possamos falar de outro né?!

Nerd: Bruno Di Grande

De São Bernardo para o mundo, um nerd, geek, doido por livros e jogos, pai de 2 filhos falando sobre o que gosta,e nas horas vagas dormindo um pouco e administrando a Irmandade Geek e a Game of Thrones Brasil L&S

Share This Post On