Personalidades de Westeros – Cap 2: Sor Duncan, O Alto

E continuamos aqui para explorar mais sobre as histórias dos personagens de Game of Thrones, falaremos, somente, de alguém citado na primeira e na quarta temporada, mas que nos livros esteja relacionado a muitos fatos e feitos. E hoje, é a vez de Sor Duncan, o Alto.

Nascido na Baixada das Pulgas, Dunk (como era chamado) iniciou sua trajetória em Westeros, sendo resgatado da Baixada das Pulgas por Sor Alan de Centabor para ser seu escudeiro.

Dunk era alto – mas tão alto que, muitas vezes era carinhosamente chamado de “Dunk pateta, cabeça dura como uma muralha de castelo” -, e sendo um escudeiro de um cavaleiro andante aprendeu a lutar, a montar e talvez o mais importante: a ser ele mesmo um cavaleiro. Westeros passava um período realmente prospero, porém de reconstrução após a primeira rebelião Blackfyre, quando nosso personagem começa sua vida na cavalaria.

Durante suas andanças a caminho de Vaufreixo para participar de um torneio que ali estava ocorrendo, Sor Alan falece devido a uma gripe, não restando opção a Dunk a não ser continuar sua jornada sozinho. Sem saber o que fazer ele toma a única decisão que parecia certa para ele: se tornar um Cavaleiro.

Sor Duncan 04

Em uma de suas viagens, caminhando até a estalagem mais próxima e assumindo o papel de cavaleiro, Dunk conhece Egg. Juntos eles formam uma amizade na qual o adota como seu escudeiro, e assim participam do torneio de Vaufreixo, agora sob nome de Sor Duncan, o Alto. Durante o torneio, que tinha vários cavaleiros de renome, também a família real Targaryen e o próprio príncipe de Pedra do Dragão, Baelor Targaryen em pessoa estava presente, o que poderia ser uma caminhada prospera para Duncan se tornou um martírio. Afinal, para defender uma jovem titeteira, ele socou e chutou Aerion Targaryen filho do Principe Maekar Targaryen e sobrinho da mão, o príncipe Baelor. Se não fosse a interferência de Egg ou melhor dizendo o príncipe Aegon Targaryen, irmão de Aerion, Duncan estaria morto.

Após isso Duncan foi preso e durante uma conversa com Baelor, o mesmo sugere que ele exija um julgamento por combate. Porem Aerion não só aceita como exige um julgamento de 7 no qual, como o nome já diz, sete cavaleiros duelam em nome dos Deus pela causa do réu e do acusador.

Sor Duncan 03

O julgamento ocorre, e uma batalha sangrenta acontece, mas Duncan faz Aerion retirar suas acusações. No entanto, o pior acontece A mão do Rei, príncipe Baelor Targaryen estava morto, morto por defender a causa de Duncan.Um duro golpe para Duncan, mas quis os Sete que fosse assim, afinal, ele continuou com suas andanças com Egg ao seu lado, e dessa forma começou, definitivamente, uma das melhores histórias sobre companheirismos e amizade já vista.

Do norte ao sul de Westeros Duncan ganhou renome por suas habilidades, mas principalmente por ser um cavaleiro que não usava isso como status e sim como realmente deveria ser, alguém que serve o povo e os protege.

Sor Duncan 02Quando Egg ascendeu ao trono de ferro como Aegon V Targaryen, Duncan foi nomeado para Guarda Real e, consequentemente, nomeado Senhor Comandante da Guarda Real, posteriormente.
Durante a Quarta Rebelião Blackfyre, Duncan matou em combate o pretendente Blackfyre Daemon III. Assim livrando o reino de mais uma tentativa dos Blackfyre tomarem o trono de ferro.

Mas infelizmente Duncan morreu de maneira trágica, durante a tentativa do rei Aegon V de chocar ovos de Dragão em Solarestival, um incêndio de proporções gigantescas tomou conta do lugar levando a vida do rei, seu filho mais velho e de um dos cavaleiros mais renomados de Westeros. Mas mesmo em sua morte Duncan ainda acrescenta mais um ultimo feito, o de salvar inúmeras vidas dessa tragédia.

Sor Duncan 01O seu emblema era um Olmo, sob o por do sol com uma estrela cadente por cima. E decididamente uma frase sempre deverá ser lembrada para definir Sor Duncan, o Alto.

“– Estão do meu lado? – disse Sor Duncan – mas por quê? O que sou para eles?

- Um cavaleiro que lembra dos seus votos – respondeu Pate de Aço.”

Se quiser saber mais sobre Duncan, leia “O Cavaleiro do Sete Reinos” que conta os 3 primeiros contos dessa linda história

Nerd: Bruno Di Grande

De São Bernardo para o mundo, um nerd, geek, doido por livros e jogos, pai de 2 filhos falando sobre o que gosta,e nas horas vagas dormindo um pouco e administrando a Irmandade Geek e a Game of Thrones Brasil L&S

Share This Post On