Perigosa Amizade – O Começo é um livro que fala sobre destino e as inseguranças da adolescência

Fala galerê, tudo bem com vocês? Hoje eu vou falar sobre o livro Perigosa Amizade, O Começo, da Autora Gisela Bacelar. O livro foi lançado pela Editora Outro Planeta, e começou como um singelo e-book online. A história do gênero infanto-juvenil chegou às minhas mãos em sua forma física, com uma diagramação caprichada e uma capa maravilhosa. Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

Para fãs de Gossip Girl, o volume zero da elogiada série independente, Perigosa Amizade, que conquistou mais de 40 mil seguidores no Instagram. Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: “Ei, você quer ser minha amiga?”. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim. Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho… Mas Matheus não é “todo garoto”. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como – e quando – seus caminhos irão se cruzar? Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.

Perigosa Amizade , O Começo, conta a história de dez adolescentes (Melissa, Roberta, Denis, Matheus, Gabriel, Monique, Maria Eduarda, Lucas, Jonas e Sara)completamente diferentes entre si, mas que passam por dilemas presentes na vida de todo mundo que já viveu essa fase conturbada chamada adolescência, incluindo paixões, inseguranças, sexualidade, problemas familiares, etc. A quantidade quase assustadora de personagens – cada um com sua própria personalidade e história – foi uma jogada inteligente da autora Gisela Bacelar, pois acaba oferecendo mais características que possam gerar uma familiaridade no leitor. E é esse o ponto forte deste livro. insert_to_post_perigosa_amizadeNão vou negar, Perigosa Amizade, O Começo não é uma história de explodir cabeças e que te deixa tonto no final; ele tem uma trama simples com subplots que servem para concretizar a personalidade de cada um dos adolescentes e suas relações, porém neste caso, a simplicidade não afeta negativamente a obra. No fim, eu senti que a autora estabeleceu uma base para cada personagem (como fazemos ao construir personagens nas fichas de RPG, sabe?), assim fazendo com que os leitores entendessem como tal personagem age em tal situação. De leitura fácil (você pode terminar o livro em apenas um dia), Perigosa Amizade, O Começo cumpre seu papel em fazer o leitor entender cada uma das pessoas que constroem a história com uma trama simples e suuuper fofa. Ah! E ainda deixa pequenas pontas soltas que formam um belo gancho para uma sequência. Não posso dizer muito mais sem dar spoilers! Apenas dou uma dica para quem pretende ler este livro: preste bastante atenção no desenvolvimento dos personagens e como cada um deles lida com as pessoas a sua volta. Nota-do-crítico-5

Nerd: Beatriz Napoli

Devoradora de livros, publicitária apaixonada, tem dois pés esquerdos e furtividade 0 para assaltar a geladeira de madrugada. Se apaixona por personagens fictícios com muita facilidade, mas não tem dinheiro para pagar o psiquiatra que obviamente precisa.

Share This Post On