Os Games do universo expandido de Star Wars

Há muito tempo atrás, em uma galáxia não muito distante daqui…

Maio é o mês de Star Wars! Tivemos 4 de Maio (você usou sua fantasia de Yoda?), teremos agora o lançamento de Solo, e por isso a gente não pode deixar esse mês passar batido!

Star Wars é uma saga de peso, durante anos foi a maior saga dos cinemas (você viu o pôster que eles passaram o bastão para a Marvel?), e mesmo que não seja mais, quem é fã sabe o que o Universo Expandido de Star Wars trouxe para complementar toda a mitologia.

Para quem não sabe, o universo expandido é tudo aquilo que não está nos filmes, mas faz parte do universo. Com a ida da Lucasfilms para a Disney, o universo expandido de Star Wars deu uma bagunçada (tudo antes da Disney é considerado Legends, e não necessariamente faz parte dele).

Tem toneladas de materiais sobre esse universo Expandido / Legends, e ele cativa os fãs até hoje. Mara Jade, Kyle Katarn, Thrawn, Ahsoka Tano, HK-47, Chopper, são alguns nomes – alguns serão Legends para sempre, outros estão sendo introduzidos no universo expandido, trazendo novamente carisma para essa Saga.

Falar de Star Wars é um mar de informações. Falar do Universo Expandido então é muito mais, por isso eu resolvi falar de um recorte do universo Expandido de Star Wars: jogos de videogame. E outra, não quero falar de adaptações dos filmes, mas de novas histórias dentro desse universo – embora Lego Star Wars mereça sim uma menção, e a Corrida dos Pods tenha me tirado algumas noites de sono no Nintendo 64.

X Wing e seus derivados / expansões

XWing

Pilotar uma X Wing é para poucos! Imagine enfrentar um Star Destroier no mano a mano?

Quem tem mais de 30 anos pode ter esbarrado nessa franquia, que foi lançada para PC com alguns jogos e expansões. A série coloca você em combates espaciais nas icônicas naves, e fazer parte do Red Squadron no ataque a estrela da morte, ou do Gold Squadron bombardeando instalações do império, são alguns exemplos de suas missões rebeldes. O jogo começou como um simulador de voo espacial, e a cada expansão foi introduzindo histórias novas para dentro do universo expandido. Interessante ressaltar que esse jogo teve uma fama tão grande para a época que gerou uma venda em periféricos – existiam manches para você pilotar suas naves e até mesmo skins de teclado para os shotcuts – coisas que para a época causaram um impacto!

 

Dark Forces e Jedi Knight: Dark Forces

Dark_Forces

Pois é, sendo Stormtroopers, será que eles estão acertando o alvo?

Mais um jogo antiguinho – pessoalmente o jogo que me comprou para o universo expandido. Revolucionário para a época onde FPS ainda estavam começando, Dark Forces conta a história de Kyle Katarn, ex stormtrooper e mercenário à serviço da Aliança Rebelde em suas aventuras contra o império. O jogo trouxe uma narrativa imersiva, uma história com um pé na realidade e personagens carismáticos – Jans Ors vive salvando a pele de Kyle, é uma sidekick perfeita no jogo! Diversos personagens icônicos aparecem no jogo: Vader, Jabba, Bobba e Mon Mothma são alguns. O personagem ficou tão importante que saiu do jogo original, virou Jedi na continuação, seguiu com sua história nos livros e até hoje torço para que faça uma aparição em algum filme.

 

Force Unleashed

Force_unleashed

Atire a primeira pedra quem nunca quis lutar com dois sabres de luz!!!

Jogo polêmico, Force Unleashed foi desenvolvido para uma nova geração que não conhecia o universo expandido de Star Wars. Amado por uns, odiado por outros, traz a história do aprendiz Sith Starkiller, que é treinado pelo próprio Vader. O primeiro jogo foi um sucesso de vendas e fizeram ainda um segundo, que foi responsável pela inclusão de novos fãs no universo expandido. EU pessoalmente acho que o jogo para Wii funciona – jogar com o controle sensível de movimento com uma mão sendo um sabre de luz e outra com controle da força é bem interessante, mas entendo as críticas de gamers que dizem que o jogo tem potencial para ser um pouco mais.

 

Knights of the Old Republic / Old Republic

 

Star-Wars-Knights-Of-The-Old-Republic

Não! Não é o Vader! Alias, ele fica até bonzinho perto do Darth Malgus.

Talvez a referência para muitos, o jogo que tem legiões de fãs, é um RPG com um gráfico bem decente e uma história fenomenal que vai sendo moldada de acordo com suas escolhas. Situado em um período bem anterior aos filmes – 4.000 anos antes do episodio I (o filme que não deveria existir), o jogo conta a história da guerra do lorde Sith Dark Malak contra a República Galática, onde você é um soldado que acorda sem lembranças e vai trilhando sua história para ajudar a Republica ou até dar o Golpe em Malak e tomar o poder para você. Teve uma continuação (KOTOR2) e o Old Republic no mesmo universo, além de uma versão mobile que me deixou com saudades do jogo.

 

Menções Especiais para Star Wars: Battlefront, Lego Star Wars, Super Star Wars (SNES): Esses três jogos talvez tenham feito até mais sucesso, mas como eles não têm histórias adicionais no universo expandido, deixo somente minha menção especial, porque cada um com seu objetivo deixou memórias ótimas para os fãs.

Mais uma Menção Especial para o novo jogo: Pois é! Eu como fã de videogame continuo esperando o lançamento de um jogo que vai aumentar o universo expandido. Antes da aquisição da LucasArts pela Disney um jogo estava em desenvolvimento pela EA e foi cancelado. Agora com a franquia na casa nova, rumores de um novo jogo pelo mesmo estúdio sempre saem – que gera altíssimas expectativas por eles terem jogos de ótima qualidade. Eu pessoalmente torço para que saia um jogo, e tenho certeza que quando sair será ótimo , já que a franquia tem potencial e histórico de nos trazer ótimas experiências. E você, já jogou qual Universo Expandido?

 

Nerd: Ricardo Kuma

Ricardo Kuma é um cara que sempre gostou de coisas nerds. Sempre gostou de jogar videogame e jogos de tabuleiro. Gosta tanto disso que já trabalhou (ou trabalha?) com jogos e brinquedos em um passado não muito distante. Acha que entende alguma coisa disso, mas na verdade só fala muito sobre as coisas e não deixa os outros falarem... Também adora HQs e livros - embora tenha que proteger ele dos três donos da casa que mandam nele e obrigam ele a passear duas vezes por dia. Ele também acha estranhíssimo escrever sobre ele mesmo.

Share This Post On