Originais, o quarto e melhor volume da saga Lux

 

Depois de publicar os três primeiros volumes entre 2015 e 2017, em novembro a editora Valentina lançou Originais, quarto livro da série Opala1Lux, escrita pela autora norte-americana Jennifer L. Armentrout. Série best-seller internacional que recebeu três indicações ao Goodreads Choice Awards, duas na categoria de Melhor Fantasia e Ficção Científica Young Adult por Ônix (2012) e Opala (Opal, 2013), e uma em Melhor Estréia de autor (a) no Goodreads, também por Ônix (2012).

Originais que, sem dúvidas, é o melhor e mais impactante livro de Lux. Ele traz um importante novo capítulo para a história e leva a curiosidade do leitor ao limite, tornando quase impossível parar de folheá-lo. Nada menos do que se pode esperar de Armentrout, que constantemente prova seu talento e dedicação à escrita.

Daemon fará o que for preciso para ter a Katy de volta.

Após a bem-sucedida, porém desastrosa, incursão a Mount Weather, ele está tendo que encarar o impensável. Katy foi capturada. Sua única meta agora é encontra-lá. Destruir qualquer um que se ponha em seu caminho? Com todo prazer. Incendiar o planeta inteiro para salvá-la? Moleza. Expor sua própria raça ao mundo? Sem problema.

Tudo o que a Katy pode fazer é sobreviver.

Cercada por inimigos, a única maneira que ela tem de sair dessa é se adaptando. Afinal, nem todas as facetas do Daedalus são totalmente malucas, embora os objetivos do grupo sejam assustadores e as verdades propagadas ainda mais perturbadoras. Quem é de fato o inimigo? O Daedalus? A humanidade? Ou os Luxen?

Juntos, eles podem encarar o que vem pela frente. No entanto, a pior de todas as ameaças esteve escondida o tempo inteiro. Quando as verdades vierem à tona e as mentiras forem enfim desmascaradas, de que lado o Daemon e a Katy decidirão ficar? E será que eles conseguirão, pelo menos, continuar juntos?

Ao terminar a leitura, assimilar os acontecimentos deste livro foi ainda mais difícil do que os de Opala, quando Katy foi capturada pelo Daedalus e Daemon obrigado a abandoná-la com a organização e alguns Arum. Porque desta vez o nível de aventuras, reviravoltas e descobertas se torna tão frenético que nada, nem mesmo as últimas palavras do primeiro capítulo, proferidas por Daemon: “Vou salvá-la nem que para isso precise incendiar o planeta inteiro.”, que já mostravam que a história permaneceria com um tom mais intenso e imprevisível, podem te preparar para o arco final.

As novidades em Originais foram tão significativas que me fizerem refletir todo o quebra-cabeça criado pela autora desde Obsidiana, tentando preencher antigas lacunas e procurando por respostas e pistas que indicassem os desdobramentos que podem vir a acontecer em seguida.

Originals1

 

A primeira dessas novidades foi a separação das histórias de Daemon e Katy. Elas permanecem interligadas, mas com Katy aprisionada pelo Daedalus, não caminham mais juntas. Uma mudança que possibilita uma dinâmica diferente na narrativa da trama, mostrando a perspectiva de ambos os protagonistas e nuances em suas personas que antes não haviam sido profundamente desenvolvidas.

Agora vemos o, tão falado, poderoso luxen que é Daemon, que não se deixa ser impedido de fazer aquilo que precisa, e uma híbrida que mesmo sob tortura não vai facilitar em nada para a organização que a mantém prisioneira. Um desdobramento que me deixou bastante feliz, e acredito que a todos os leitores da série, já que o volume recebeu no Skoob – rede social colaborativa brasileira para leitores – nota 4.5, a maior entre os quatro livros de Lux, porque o lado alienígena de Daemon sempre foi algo bastante citado, mas nunca diretamente apresentado, e eu tinha muita vontade de vê-lo assumindo essa faceta.

A segunda é a oportunidade de conhecer o Daedalus por dentro e um pouco mais do que ele planeja, através das partes narradas por Katy, o que amplia a pluralidade de pontos de vista no universo construído por Armentrout. Uma pluralidade que antes não existia e impedia uma visão mais ampliada do todo. E a terceira, que são grandes revelações sobre os luxen e indagações que podem mudar a percepção de Katy, Daemon e todos os que acompanharam a história deles, sobre a raça alienígena.

2018-05-06 12_47_07.899

Em suma, Originais é uma nova etapa dos protagonistas que vai entregar muito do que você estava esperando, e que vai responder perguntas como: Quem é o Daedalus? O que ele quer? Os luxen são uma ameaça? A colônia sabe o que está acontecendo? Por que Blake continua ajudando a organização se o Chris é um luxen e ele um híbrido? O que afinal está acontecendo?

Ele é o livro que vai trazer exatamente os mesmos elementos narrativos de sempre, que te fizeram chegar até aqui e acompanhar cada um dos passos destes personagens cativantes, mas com desdobramentos que vão tirar completamente o seu fôlego (como tiraram o meu) e sua tranquilidade. Pelo menos, até que tenha Opostos – quinto volume – em suas mãos.

 

ORIGINAIS

AUTOR: Jennifer L. Armentrout;

TRADUÇÃO: Bruna Hartstein;

EDITORA: Valentina;

ANO: 2017;

PREÇO: 30 reais, em média.

Nerd: Ana Giese

A louca com compulsão obsessiva em comprar livros e estudante de jornalismo! Que ama Harry Potter, se apaixona constantemente por personagens fictícios e passa 14 horas assistindo Netflix. Pelo menos sabe precisar de uma visitinha ou duas ao psicólogo!!

Share This Post On