Ônix, segundo volume da série Lux, é uma boa continuação?

Katy foi salva de um acidente por Daemon, descobriu seu segredo e ganhou um… rastro de luz alienígena que quase fez com que fosse morta, em Obsidiana, primeiro volume da saga Lux (série de livros escrita pela autora norte-americana Jennifer L. Armentrout e publicada pela editora Valentina). Agora, depois de escapar da batalha contra os Arum de forma inexplicável, e por um triz, além de ficar ciente dos perigos de se fazer parte do mundo dos Black, ela está conectada a seu vizinho de forma irreversível. E precisa lidar com a chegada do DOD (Departamento de Defesa) à cidade, assim como com a descoberta de algo que pode mudar tudo o que ela e aqueles a sua volta conhecem, para sempre.

Vi alguém que não deveria estar vivo. E tenho que contar ao Daemon, mesmo sabendo que ele não vai parar de investigar até descobrir toda a verdade.

Com os mesmos elementos narrativos, o segundo volume de Lux, Ônix, retoma a história de onde ela foi deixada em seu antecessor. Suspense, romance, humor e ficção guiam a trajetória da trama. Jennifer L. Armentrout mantém o espaço para destacar o carisma e a personalidade de sua protagonista, mas o aprofundamento da narrativa sobrenatural torna seu livro ainda mais imersivo.

Onix1

 

Ônix mostra que veio para muito mais do que trazer de volta dois famosos personagens dentro do gênero de ficção juvenil e faturar nas vendas (objetivo de qualquer franquia cinematográfica e literária da indústria). A obra coloca em evidência a premissa sobrenatural na qual a história se baseia e que não esteve amplamente presente no livro de estréia. Responde questionamentos que ficaram em aberto e traz as consequências geradas pelas escolhas, até agora, tomadas.

Katy e Daemon são levados a descobrir quais as verdadeiras intenções do DOD com os luxen. Se as histórias que lhes foram contadas acerca de acontecimentos passados são, de fato, versões sinceras da realidade. E o tipo de pessoas que são e/ou estão dispostos a se tornar para proteger aqueles que amam.

Sem sobrepujar características que agradaram amplamente o público de interesse da série – a paixão de Katy pelos livros, o relacionamento espinhoso e romântico dela com seu vizinho, o desenvolvimento da personalidade de ambos e o traço cômico do livro, que contribuíram para que o público de interesse apreciasse e se identificasse de forma geral -, a autora conseguiu acrescentar reviravoltas que dão consistência e maturidade para a ficção apresentada.

O livro consegue entregar tanto os elementos que agradam aos fãs, o romance, as brigas que caracterizam o relacionamento do casal e as frases de alívio cômico que compõem alguns diálogos e cenas, quanto à complexidade necessária para prender o interesse ao longo de uma continuação e no suspense presente na narrativa. Isso, sem manter os personagens estagnados, ultrapassados, e utilizar de muitas sequências de ações ou apresentar uma alta quantidade de informação no formato de grandes revelações, tornando a leitura cansativa e tirando a força do efeito que tem o elemento surpresa.

TFCT2945

Mas mesmo com o grande salto na construção da linha sobrenatural da história, a narrativa sob um único ponto de vista, o da protagonista Katy, ainda é um obstáculo. Ela impede um maior desenvolvimento dos personagens secundários da obra e faz com que a visão sobre o todo seja um tanto limitada. A tradução, em algumas edições, também representa um pequeno empecilho: existem bordões e gírias empregados aos diálogos que causam estranhamento ao se pensar na faixa-etária dos personagens e dos leitores. Expressões que interrompem a boa fluidez da leitura, criada pelos curtos capítulos, a escrita simples da autora e a boa diagramação da obra, porque têm um impacto maior do que o pretendido dentro do contexto em que estão inseridos.

A saga Lux, continua muito bem escrita e de ótima qualidade gráfica. Os personagens ainda são cativantes e a história se tornou ainda mais instigante, até surpreendente, apesar de alguns desfechos de aspecto previsível, que não puderam ser evitados. Para quem leu o primeiro volume, esta continuação é um presente ainda mais agradável, as descobertas feitas pela bookaholic e o alienígena mais famoso dos últimos tempos, vão te fazer ficar grudada no livro até a última linha.

 

ÔNIX

AUTOR: Jennifer L. Armentrout;

TRADUÇÃO: Bruna Hartstein;

EDITORA: Valentina;

ANO: 2016;

PREÇO: 30 reais, em média.

 

Nerd: Ana Giese

A louca com compulsão obsessiva em comprar livros e estudante de jornalismo! Que ama Harry Potter, se apaixona constantemente por personagens fictícios e passa 14 horas assistindo Netflix. Pelo menos sabe precisar de uma visitinha ou duas ao psicólogo!!

Share This Post On